segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Sim, falta infraestrutura nos aeroportos brasileiros!

O presidente da Associação Internacional de Transportes Aéreos na siga IATA foi brilhante nas afirmações sobre as condições de infraestrutura aeroportuária no Brasil, vamos para as frases que eu particularmente achei geniais:

"O Brasil é a maior economia da América Latina e a que cresce mais rápido, mas sua infraestrutura é um desastre crescente"

"Dos 20 maiores aeroportos domésticos do Brasil, 13 não conseguem acomodar as demandas em seus terminais. E a situação em São Paulo é crítica."

O Brasil não tem infraestrutura adequada, será que nunca ninguém viu isso? Precisa o presidente da IATA falar isso para o mundo para que tenha uma reunião de emergência para evitar um novo caos aéreo em dezembro? Sim, definitivamente precisa!

Quando eu li uma declaração meses atrás de um dos presidentes de cia aérea dizendo que precisa de autorização para mais vôos para os Estados Unidos, eu quase tive um surto. Será que as pessoas não entendem nada de infraestrutura...não é só vender passagem aérea! Helloooo, será que os presidentes das cias aéreas nunca estudaram física, em especial a uma das propriedades gerais da matéria sobre a impenetrabilidade? Não tem como 2 aviões ou mais ocuparem um mesmo portão de embarque ou desembarque ao mesmo tempo. Será que é difícil de entender isso? Isso porque eu fiz uma adaptação para uma situação prática da lei para ser mais clara.

Se para as próximas férias de boa parte dos brasileiros e principalmente para os 1,8 milhões de passageiros que vão viajar pela primeira vez de avião a IATA já está emitindo um sinal de alerta, imaginem para os eventos como Copa do Mundo e Olimpíadas. Está uma loucura, todo mundo comprando passagem aérea, quase eu não consigo as minhas por um preço bom devido a tanta procura. Eu e muitos estamos com risco de não embarcar se tiver caos aéreo. Já estou preocupada! Se eu não conseguir embarcar, eu vou passar minhas férias no Guarujá, tá decidido! hehehe

Eu costumo ser otimista, mas infelizmente as coisas que eu leio sobre infraestrutura no Brasil me deixam pessimista. Eu consigo ver duas soluções, ou se trabalha dia e noite inclusive nos sábados, domingos e feriados, 24 horas sem parar para ampliar os aeroportos o mais rápido possível ou cancela os eventos mundiais no Brasil.

Eu não vejo nem uma situação acontecendo e a outra muito menos. Ou seja, o mundo vai descobrir mais cedo ou mais tarde o maior mico aéreo do mundo, o quinto maior país do mundo sem a menor infraestrutura aeroportuária, isso se nenhum acidente acontecer com tanto avião para pousar. Eu já fiquei várias vezes presa no ar com o avião dando voltas em círculos esperando autorização para pousar, e nem era férias e feriado prolongado, era uma "simples" sexta-feira. Tenta achar uma vaga no estacionamento de guarulhos agora nesse exato momento...pelos menos 40 minutos até achar uma vaga e um custo altíssimo! Uma infraestrutura vergonhosa! Até a África do Sul tem uma infraestrutura melhor que a do Brasil.

Outra crítica da IATA é a alta carga tributária cobrada no Brasil, se os tributos são altos porque não são revertidos em melhoria da infraestrutura? Algo não cheira bem....

Às vezes eu tenho certeza que o Brasil ainda é um país caboclo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário