segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Os trânsitos mais desgastantes do mundo!

Essa é uma pesquisa feita pela IBM sobre quais os trânsitos mais desgastantes do mundo divulgada este ano.
O índice calculado pela IBM avalia o custo econômico e emocional das viagens entre casa e trabalho dentro de cada uma das 20 cidades da pesquisa.
Segundo a pesquisa, a pior cidade para descolamento de casa para o trabalho é Beijing e em segundo lugar aparece a Cidade do México.
Não conheço Beijing mas conheci a Cidade do México e estou totalmente de acordo. Como eu conheço bem a relação casa trabalho de São Paulo, quando eu cheguei na Cidade do México eu me assustei! Quando eu tenho que enfrentar um congestionamento em São Paulo agora eu fico até feliz quando me lembro da Cidade do México...hehehe. E olha que a malha de metrô da Cidade do México é enorme, amei conhecer essa gigantesca cidade. Posso dizer que conheço a segunda cidade que tem o trânsito mais desgastante do mundo e vivo na sexta pior...hehehe
Acho que o ranking faz sentido até São Paulo, pois as 6 primeiras são cidades de países emergentes, exceto Moscou. A partir de Milão a situação melhora drasticamente, pois predomina países com um padrão de desenvolvimento infinitamente melhor.
O único pecado que eu achei da pesquisa foi não considerar na análise Tókyo, será que quem fez a pesquisa não sabe que é simplesmente a maior cidade do mundo e será pelos próximos 25 anos! Pra mim é inaceitável qualquer pesquisa de grandes cidades que não considera Tókyo!Tókyo também é caótica e até onde eu sei, é uma cidade super estressante, aliás saiu recentemente que é onde se concentra o maior número de pessoas estressadas do mundo. São 33,6 milhões de japoneses nesta cidade dividindo um espaço minúsculo num país ilha. Talvez se tivesse entrado na pesquisa, Tókyo seria a primeira. Não me supreenderia ela ser exceção mais uma vez! Talvez a idéia da pesquisa era deixar claro que as cidades emergentes precisam de projetos e planejamento nos próximos anos...
Milão, Madri e Estocolmo nem precisavam estar na pesquisa, são dispensáveis...mas Tókyo é imperdoável!
Apesar disso, não deixa de ser um ranking interessante!

Nenhum comentário:

Postar um comentário