terça-feira, 16 de novembro de 2010

Cultura e bom senso!

O comportamento cultural é algo que me fascina e quando você começa a viajar é possível perceber e se perceber enquanto indivíduo cultural, é muito legal isso. Eu tenho mania de imitar o jeito carioca de falar mas quando eu vi um carioca imitando um paulista falando eu morri de rir, nós paulistas também falamos engraçado!!! hehehe

Uma vez em Bariloche eu vi um casal que parecia muito ser paulistas de longe e não é que quando eu comecei a conversar com eles, eles eram de Sampa mesmo, quase meus vizinhos!hehe Brasileiro no exterior, em geral é fácil de perceber, não sei dizer e explicar como isso acontece mas me parece que tem um jeito cultural que é só nosso.

Hoje vivemos um crescimento econômico como nunca se viu nesse país e que tem levado muitos brasileiros a viajarem para o exterior. A vantagem que eu mais vejo em viajar ao exterior é o fato de agregar valores culturais, aprender o que não estamos acostumados e nos adaptarmos às novas culturas visitadas.

Quando você anda pela Vila Olímpia, como eu fiz ontem, e vê que o condutor do carro dá a preferência ao pedestre é sinal de que essa pessoa já conheceu algum ou alguns dos países desenvolvidos. Quando eu vejo uma pessoa mal educada no trânsito eu já costumo associar que essa pessoa não foi nem sequer no Paraguai que é aqui do lado. O que eu quero dizer é que a experiência no exterior agrega valores culturais que poderão surtir bons comportamentos culturais ao nosso país.

Bom senso é a palavra de ordem necessária aos brasileiros que vão se aventurar em terras estrangeiras. É muito comum uma mãe com passagem para o exterior comprada no momento do check-in jun
to com o filho simplesmente "esquecer" de levar a autorização do pai. Quando eu vi isso acontecendo no meu ônibus na fronteira com a Argentina eu quase tive um colapso nervoso quando vi essa cena.

O problema não é ter que esperar 5 horas na fronteira até a mãe resolver a situação, mas escutar que essa mãe já tinha viajado com o marido 4 meses atrás e ela chocada porque ninguém pediu o documento.....Às vezes eu acho que é preferível admitir o erro ou a burrice que piorar a situação com tamanha ignorância.

É ÓBVIO que um menor de idade viajando junto com os pais (mãe e pai juntos) não precisa de nenhuma autorização, mas na ausência de um deles é OBRIGATÓRIO a autorização do pai ou da mãe ausente. Essa cena acontece todos os dias nos aeroportos e na fronteiras por terra no Brasil, um amigo meu da polícia federal me falou isso. Ainda bem que existe essa lei, já pensou se o pai pudesse sair do país com a criança sem autorização da mãe....

Ansiedade: brasileiro é um povo ansioso, não sabe esperar a sua vez, quer sempre dar um jeitinho para acelerar ou furar uma fila. Tenha paciência, principalmente no embarque internacional em que pode-se levar horas até chegar a vez de mostrar o passaporte na polícia federal.

Entenda que estamos num dos países com a pior infraestura do mundo e que não adianta burlar nada, se você quer viajar aguente a fila. Eu estou falando do principal aeroporto do Brasil e o mais movimentado da América do Sul, o já saturado aeroporto de Guarulhos. É o terceiro aeroporto campeão em atrasos do mundo! No Brasil as coisas são demoradas e podem atrasar mesmo, ligue seu ipod e fique tranquilo aguardando sua vez.

No avião: se você comprou uma passagem na classe econômica se contente em sentar exatamente na sua poltrona da sua classe. Tem gente que aproveita a poltrona vazia da classe executiva e acha que pode se acomodar alí e ainda corre o risco de passar vergonha no avião, ou como a gente costuma dizer "pagar micão". Eu não inventei essa história, isso acontece mesmo! Eu morri de rir quando soube!

A mala: É fácil identificar um brasileiro pela mala, ou melhor, pelas malas. É incrível como se leva tanta roupa para poucos dias, isso é bem brasileiro. Parece que sempre falta alguma coisa e dessa modo tenta-se prevenir levando a casa na mala. Olha a mala de um estrangeiro, normalmente é super prática! Eu quando fui para NY com minha mala de 9 Kg, a atendente me perguntou: "É só isso?" o espanto com a minha mala era porque normalmente os brasileiros levam a cota de 2 malas de 32Kg estourando, às vezes levando até excesso de bagagem, isso na ida...imaginem a volta! Levar uma mala compacta é um sinal que a pessoa está acostumada a viajar frequentemente.

Na alfândega: Outra gafe clássica de brasileiros é voltar de uma viagem dos Estados Unidos com mais de 10 malas e tentar passar na fila dos que não precisam declarar e achar que não será parado pela alfândega aqui no Brasil. Santa inocência! O tiro normalmente sai pela culatra, é fato! O barato vai sair caro!

Esses foram alguns "causos caboclos" bem típicos que ocorrem com muita freqüência. Não adianta ter condiçõe$ financeira$ para viajar se não tiver bom senso na hora de se comportar lá fora ;)

Eu faço votos para que os brasileiros viajem cada vez mais e que aprendam com as novas culturas, mas sem esquecer de ter bom senso!

3 comentários:

  1. Ótimo post! Como sempre... adoooooro.

    ResponderExcluir
  2. Ebaaa, obrigada pela visita Déiaaaaa!
    bisous

    ResponderExcluir
  3. Déia, eu li aquela reportagem do Le Figaro que você ficou revoltada, um ranking fajuto, me aguarde aqui, ja comecei a escrever sobre essa caboclisse européia. hehehe

    ResponderExcluir