domingo, 7 de novembro de 2010

Diversidade linguística no mundo!

Hoje no mundo há 6.909 idiomas! Temos o seguinte ranking dos idiomas mais falados de acordo com os falantes nativos.

O chinês é obviamente o idioma mais falado mas há 12 dialetos chineses, sendo que o mandarim é falado por 825 milhões de chineses.

Apesar do ideograma estar em maior número em função principalmete da China e do Japão, na minha singela análise acho muito difícil o idioma com bases em ideograma se popularizar entre os falantes de origem latina. A origem milenar do ideograma é extremamente difícil para nós, leva pelo menos 3 anos para aprender o básico. É um outro mundo, descobri os encantos desse idioma e tenho como hobbie aprender um idioma de origem em ideograma.

Considerando os 10 idiomas mais falados do mundo, temos que 925 milhões de nativos tem como idioma a origem latina. Ainda assim, o idioma com origem em ideograma chinês acaba sendo maior no mundo.

O espanhol neste ranking aparece em segundo lugar e é falado em 44 países. Há rankings que coloca o espanhol em terceiro lugar, vai depender da fonte dos dados. O inglês é falado em 112 países e aparece aqui em terceiro lugar.
O meu idioma nativo, o português, aparece em sétimo lugar como o idioma mais falado! Na foto uma placa anunciando cursos de português na principal avenida da Cidade do México! Adorei essa placa, mostra que o mundo aos poucos vai se interesssar pelo nosso idioma! hehehe

Para homenagear o segundo idioma mais falado do mundo, coloquei aqui ao lado minhas 4 músicas favoritas em espanhol. Infelizmente aqui no Brasil a música espanhola não é muito difundida. Basicamente só conhecemos Shakira e Alejandro Sanz, mas a música espanhola é riquíssima e fica aqui as minhas top 4 canciones que conheci nas minhas férias pelos países latinos.

A primeira se chama Vuelve e foi a trilha sonora da minha viagem pelo deserto do atacama, ouvimos durante 7 dias. De tanto escutar minha amiga Fê conseguiu riscar o CD no final da viagem...hehehe Na foto, minha amiga Fe e eu no Atacama!
A segunda música eu conheci num taxi em Córdoba e gravei o refrão, a banda Catupecu Machu é incrível, tem muitas músicas boas! A terceira música do Reyli Barba eu conheci no México, na minha coletânea adquirida por 10 pesos no metro da Cidade do México! hehehe. A quarta música eu adoro o barulho do mar e a letra, assim como a primeira é do grupo Oreja de Van Gogh, eu amo as músicas desse grupo, pena que o grupo original mudou e agora não é tão legal assim, tinham que ser bascos....hehehe!!!

Viva a diversidade de idiomas no mundo e em especial o idioma espanhol que toca os corações nas suas canções! Aproveito o post para comemorar os 20.000 acessos ao meu blog vindo de diversas partes do mundo mas principalmente daqui do meu país e da pátria mãe Portugal.

Um comentário:

  1. istefanicnp@gmail.comsábado, 06 abril, 2013

    poxa legal isso me ajudou muito no meu trabalho

    ResponderExcluir