domingo, 14 de novembro de 2010

Migrações no mundo!

O relatório do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) de 2009 sobre as migrações no mundo está tão bom que vale a pena escrever um post sobre esse tema.

Há 1 bilhão de migrantes no mundo segundo a ONU (14% da população mundial), 740 milhões migram dentro de seus países (10,8% da pop mundial) e 214 milhões de migrantes internacionais (3,2% da pop mundial). As migrações internas, que ocorrem dentro dos limites de cada país, é maior que as emigrações, ou seja, saída para outros países.

A figura acima mostra os deslocamentos internos e a taxa de emigração em %. Muito interessante, vejam só:

No continente africano a maior taxa de emigração está em Gana, na américa a maior emigração ocorre no México, seguido por Panamá e Equador. O Brasil aparece com a menor taxa de emigração dos países latinos selecionados da tabela.

Na ásia temos as Filipinas com a maior taxa de emigrantes, seguida pela Malásia! Na europa temos em primeiro lugar Portugal, seguido por Bielorussia e Espanha com altas taxas de emigração.

Em todos os continentes se observa que a taxa de migração interna é maior que a emigração, a exceção está no continente europeu. Bielorussia e Portugal nesta lista são os países em que a emigração é maior que a migração interna, muito provavelmente a situação alí não esteja boa mesmo e as pessoas estão saindo do país.

Sobre a migração interna, o maior % na europa ocorre na Espanha. Na Malásia a migração interna é bem alta também. Na Venezuela e Chile a migração interna é alta e na áfrica temos Gana e África do Sul com altas taxas de migração interna.

Uma pergunta que podemos fazer é por que as pessoas migram? O relatório da ONU diz:

"As deslocações, tanto dentro dos limites de uma nação como entre diferentes nações, são predominantemente motivadas pela procura de melhores oportunidades".

"As taxa de emigração para os trabalhadores qualificados são mais elevadas em pequenas localidades do que em grandes, tal como são mais elevadas em países em países pequenos do quem grandes."

Quais os impactos da migração tanto interna quanto externa?

"As deslocações populacionais têm desempenhado um papel vital na transformação estrutural das economias ao longo da história."

Os migrantes aumentam a produtividade econômica de uma localidade ou de um país sem a menor sombra de dúvidas, o relatório deixa isso muito claro e chama atenção para não cairmos no senso comum da mídia de alguns países que vê o migrante como "aquele que rouba empregos". Esse pensamento é bem típico de alguns países.

Índia, China, Estados Unidos e Brasil, que são países grandes, estão praticamente no mesmo percentual de emigração, ou seja, nesses países as pessoas saem menos que na Espanha por exemplo. O relatório aponta para a maior emigração ocorrer em países pequenos do que em países grandes, isso é muito interessante!
Eu diria até mais, o deslocamento ocorre muito mais de uma área provinciana para uma área cosmopolita, o que eu concluo que os provincianos migram muito mais que os cosmopolitas em busca de melhores oportunidades...seja para outras cidades como para países. Quando eu vejo um migrante eu sempre tenho curiosidade em saber de qual cidade ou país saiu, isso faz muito sentido, normalmente são de cidades bem pequenas e sem muitas oportunidades! Dificilmente um provinciano que migra volta para seu lugar de origem, isso também está comprovado.
Por isso, o crescimento das áreas urbanas do mundo só aumenta! Viva as áreas urbanas mais promissoras que as pequeninas províncias! hehehe
Enfim, o relatório tem 229 página, esse post foi só uma pequenina análise deste interessantíssimo estudo sobre migrações no mundo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário