terça-feira, 2 de março de 2010

As zonas sísmicas da Terra

As zonas sísmicas do planeta estão representadas no mapa ao lado, as cores mais vermelhas indicam áreas mais instáveis e as cores mais claras as áreas mais estáveis.
É interessante observar que boa parte do território brasileiro está na cor branca, ou seja, sem riscos de alta sismicidade. Ponto positivo para a Geografia brasileira! Já é um problema a menos para nós, mas não significa que não tenhamos outros tantos de outra natureza. No Brasil um prédio só cai se a construção for feita de areia de praia.....feita por caboclos matutos espertos como já aconteceu no Rio de Janeiro, foi a caboclisse master! hahaha

Enfim, no Brasil as áreas mais instáveis do ponto de vista geológico basicamente são os estados do Acre e Rio Grande do Norte mas nada que assute. Um dado interessante é que no dia 11 de janeiro de 2010 teve um terremoto em Natal de 4,2 na escala Richter, mas nada que assuste também apesar de ser um tremor significativo. Até 4,9 na escala Richter acontecem mais de 6.000 em um ano...normalíssimo.

Se passar de 5 na escala Richter, aí sim nos preocupemos porque os estragos podem ser significativos. Alguns países não tem uma geografia tão boa quanto a do Brasil, é o caso do Japão e Irã por exemplo.

No ano passado teve 5 terremotos no Japão de 7.1, 6.1, 6.6, 6.7 e 6.8 na escala Richter e houve apenas uma fatalidade, além dos vários pequenos tremores habituais do Japão. O país está super preparado para os terremotos e vive bem mesmo estando numa área super instável. Apesar que eu li uma declaração de um professor de alguma universidade importante dizendo que o Japão é um país condenado a morte pois está entre 3 placas tectônicas. Pode até ser, mas talvez na nossa escala de existência provavelmente não veremos esse trágico fim.
Na série histórica do Japão, hoje com 127 milhões habitantes, desde 1891 a 2009 houve 198.350 fatalidades em 42 terremotos significativos no país.

No caso do Irã, 68 milhões de habitantes, o país tem linhas de falhas sujeitas a abalo sísmico em 90% do território, um país super instável geologicamente falando. Mas a Terra por lá parece mais calma, o último registro de terremoto de 6.1 na escala Richter nessa área foi em março de 2006 com 70 mortes.
Porém na série histórica do Irã desde 1891 a 2006 já morreram 622.157 pessoas em 31 terremotos significativos.
Olhando esses números parece que a situação do Irã é pior que a do Japão.
Quanto ao Chile, país com 16,5 milhões de habitantes, na série histórica foram 24 terremotos desde 1730 com 60.725 mortes contando as 723 fatalidades desse último que aconteceu no sábado.
Mesmo comparando com os números do Chile, o Irã me parece mais preocupante. Eu li em algum lugar que queriam trocar a capital do Irã porque a zona de risco era muito alta em Teerã...mas eu perdi a reportagem!
Olha como a geografia dos países é importante, os impactos podem ser enormes para um país e os países precisam saber se adaptar à Terra. Ao menos aqui no Brasil estamos mais protegidos deste problema, como diz o ditado Deus é brasileiro e eu complemento dizendo que ele deve descansar em algum dos diversos paraísos brasileiros! hehehe

4 comentários:

  1. eu acho que voces devem especificar melhor as imagens que voces tem no site . obrigado pela atencao #-#

    ResponderExcluir
  2. Essas imagens são do serviço geológico americano, é um site bem interessante.
    http://www.usgs.gov/natural_hazards/
    Eu coloquei em baixa rosulução mesmo, mas no site você tem mais especificado com maiores detalhes, sem a menor dúvida. Mas obrigada pela comentário, vou melhorá-lo na próxima vez.
    Eu escrevo sozinha mesmo, não é uma equipe!
    Iara

    ResponderExcluir
  3. Olha acreditar que esse mundo nao vai acabar um dia e complicado....e notorio }tudo que esta acontecendo hoje...

    ResponderExcluir
  4. Hoje temos acesso a informação como nunca. Não havia câmeras filmadoras há 4,6 bilhões de anos na Terra para avaliarmos as mudanças. Mesmo assim, sabemos que foram muitas. O nosso corte temporal da espécie humana não é referência para afirmar que o mundo vai acabar. Estudar um pouco de geologia ajuda e ter mais clareza e noção dos fenômenos da Terra.

    ResponderExcluir