domingo, 7 de março de 2010

Alguns números da agricultura brasileira

Até o momento eu não tinha escrito nenhum post sobre o meio agrícola, sempre falo de metrópoles, favelas.... agora vou corrigir essa falha!
É notícia hoje nos principais jornais do país que o Brasil é o terceiro maior exportador agrícola do mundo! Adoro rankings e esse me chamou bastante a atenção.
Os 10 maiores exportadores agrícolas do mundo em 2008 são:
1 - Estados Unidos: 139, 97 bilhões de dólares
2 - União Européia: 127,63 bilhões de dólares
3 - Brasil: 61, 4 bilhões de dólares
4 - Canadá: 54,07 bilhões de dólares
5 - China: 42,29 bilhões de dólares
6 - Argentina: 32,86 bilhões de dólares
7 - Indonésia: 31,66 bilhões de dólares
8 - Tailândia:31,66 bilhões de dólares
9 - Malásia: 27,8 bilhões de dólares
10 -Austrália: 26,14 bilhões de dólares
São dados da OMC, Icone e MB Agro e que também classificam o Brasil como o maior (número 1) exportador de Álcool, Café, Suco de Laranja, Carne de frango, Carne Bovina, Açucar e Fumo. Somos o segundo lugar na exportação de Soja, Farelo de soja e Milho e o quarto exportador mundial de carne suína.
Ou seja, o Brasil saiu da sexta posição em 2001 e agora é o terceiro maior exportador agrícola embora o potencial seja muito maior e o que produzimos é pouco em relação ao tamanho do nosso território. Os dados apontam para a a expansão agrícola e segundo a consultora o Brasil é a única grande agricultura tropical do planeta.

Vale ressaltar que União Européia não é um país, o somatório dos pequenos países europeus membros dá a eles o segundo lugar no mundo. Dentro da UE os mais fortes exportadores agrícolas são na sequência: 1-Holanda, 2-França, 3-Alemanha, 4-Bélgica, 5-Itália, 6-Espanha e 7- Reino Unido.
Como sou curiosa eu quis saber quem são os principais países compradores do Brasil e achei o ranking mas apenas dados por países referentes a 2007, mas já dá pra ter uma idéia.

Os maiores compradores de produtos agrícolas do Brasil em 2007 foram:
1 - União Europeia
2- Estados Unidos
3 - China
4- Russia
5 - Argentina
6 - Japão
7 - Irã
8 - Venezuela
9 - Hong Kong
10-Arábia Saudita
11 - Coréia do Sul
12 - Emirados Árabes
13 - Egito
14 - África do Sul
15 - Paraguai
16- Canadá
17 - Tailândia
18- Chile
19 - México
20 - Indonésia
Mas um dado referente a 2009 publicado essa ano 2010, já aponta para a China como o maior comprador de produtos agrícolas brasileiros, passando a UE e os Estados Unidos.

Espero que tenham gostado dos dados mundiais agrícola!
Bom, o meio agrícola não é o meu forte porque eu amo grandes metrópoles mas esse final de semana por coincidência ou não eu conheci o maior PIB agrícola do estado de São Paulo, a região de Itapetininga que fica a 120 Km da cidade de São Paulo. Admiro demais o meio rural, acho lindíssimo (fotos acima)pra mim tudo é novo...mal sei identificar as produções no meio da estrada...sou horrível pra isso. Já foi uma novidade comer uva no pé, ver um pé de pimentão e pepino...hehe e de quebra também conheci uma fazenda que produz queijos. Meu estado é enorme, uma cidade tão perto de Sampa lindíssima e muito rica!!!!! Há muitas coisas interessantes nas cidades pequenas e médias perto de Sampa!

O fato é que a metrópole de São Paulo não sobreviveria sem os produtos produzidos no meio agrícola! Viva o meio agrícola brasileiro e o seu enorme potencial ainda não explorado totalmente!

2 comentários:

  1. Você é meu orgulho! Escreve todos os topicos com conhecimento de causa! Isso sim é que é profissional!
    Beijos! Teu blog ta o maximo, desde sempre!
    Déia

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Déiaaaaaa! Imagina meu, é que meu cérebro não grava tudo..então eu escrevo no blog pra não esquecer...hehehe
    Obrigada mesmo, estou super feliz com seu comment! Eu sim que te admiro muito, não tenha dúvidas disso!
    Um grande beijo
    Iara

    ResponderExcluir