sábado, 27 de fevereiro de 2010

A Terra não sossega!

Opa, mais um terremoto acaba de acontecer na área do chamado círculo do fogo do Pacífico, algo que ocorre normalmente todos os dias nesta área.

Segundo o serviço geológico americano do dia 21 de fevereiro até hoje 27 de fevereiro ocorreram 206 terremotos na Terra. Se você clicar no mapa dá pra ver a animação do dia 21 até hoje.

Dessa vez a região do epicentro foi Offshore Maule no Chile, começou terremoto com 5,4 e foi para 8,8 na escala Richter, ou seja, foi um terremoto de grande intensidade. O tremor foi sentido em vários lugares do Chile, li também que até aqui em São Paulo e na Praia Grande! Eu não senti nada, que pena! Se exatamente no dia que eu estava em São Francisco teve um terremoto de 6,5 eu não senti nada...imagina agora....hehehehe!
O Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico (Pacific Tsunami Warning Center) gerou um alerta de Tsunami conforme indica o mapinha ao lado de hoje 27 de fevereiro no Chile. Qualquer um pode entrar em acompanhar os relatórios que são gerados, é muito interessante, eu particularmente gosto muito. Os relatórios tem latitude e longitude, tamanho da onda e o tempo de duração.

Por enquanto as ondas mais altas registradas foram de 2,34 metros durante 88 minutos em Talcauano no Chile e outras diversas de 2,60m em Valparaíso e outras.

Quando eu conheci o Chile, eu ví várias placas ao longo da costa como essa que eu tirei na minha recente visita a Califórnia num banheiro numa das rest areas que existem ao longo das rodovias americanas. A placa é muito fofa...hehehe Nunca vamos ver uma placa como essas nas nossas 2190 praias brasileiras, ainda bem! hehehehe

Olha que lindo como se escreve tsunami em japonês, tsu significa porto e nami quer dizer onda, ou seja, onda de porto. São ondas de grandes amplitudes podendo chegar a 30 metros de altura geradas por intensa atividade sísmica. Os tsunamis são menos frequentes que os terremotos, mas o curioso é que em 1960 teve um terremoto exatamente no sul do Chile de 8,6 na escala e depois de 14 horas foram registrados tsunamis no Hawai e também no Japão. Esses locais também estão sob alerta. Ou seja, a Terra não sossega!

Esses risquinhos do japonês são super difíceis de fazer, tem que fazer pelo menos umas 20 vezes cada um....mas até que é divertido! Um termo tão falado, com origem do japonês! hehehehe

Às vezes me sinto como a Terra, não consigo ficar parada! hahahahaha

Nenhum comentário:

Postar um comentário