sábado, 20 de março de 2010

Mudou a matriz energética no mundo....o que fazer!

Aproveitando que este ano estou mergulhando no idioma e na cultura japonesa, falarei sobre um filme japonês muito interessante que comprei recentemente. O filme se chama Hula Girls de 2006, vencedor de muitos prêmios no Japão e muito popular baseado em fatos reais.

Havia uma mineradora de carvão num vilarejo de Iwaki a norte de Tókio em 1965. Todos viviam e trabalhavam em função desta mineradora até que o petróleo no mundo começa a ter um papel muito mais importante que o carvão na matriz energética.

A matriz energética começa a mudar e a situação econômica da mineradora começa a ficar cada vez pior. Um dos chefes da mineradora propõe construir um complexo turístico simulando o clima do Hawaí já que era o que muitos japoneses faziam quando viajavam na época em busca de um clima mais agradável. A idéia era criar um parque temático que fosse sol o ano todo e que pudesse atrair visitantes.

Hoje essa idéia não é muita surpresa, mas para a época foi um choque para as pessoas provincianas do vilarejo. É muito legal que no filme mostra umas características super provincianas típicas: medo do novo e mentalidade fechada. Dialógos riquíssimos entre uma pessoa com cabeça fechada e outra com cabeça aberta....muito engraçado, eu morri de rir!

Uma professora de Tókio foi contratada para ensinar as mulheres do vilarejo a dançar a hula. A dança não era bem vista no vilarejo mas aos poucos as mulheres viram na dança uma possibilidade de ajudar financeiramente a família já que a mineradora estava cada vez pior.

No período que as mulheres aprendiam a dançar, o complexo turístico foi se construíndo. No filme mostra a superação e enfim o sucesso do novo empreendimento construído.

Hoje, o parque temático se chama Spa Resort Hawaiians e é um dos mais populares do Japão, fica a 2 horas de trem de Tókio, na cidade de Iwaki. O link do park é http://www.hawaiian.co.jp/ muito legal! Eu já vi o preço...custa o equivalente a 68 reais o dia no parque. Super acessível, achei que seria mais caro, mais barato que o dia inteiro num parque da disney.
Enfim, preciso dizer que quero conhecer esse parque quando eu for ao Japão!
Enquanto eu não vou neste parque aquático japonês seguirei indo mais vezes no Wet n Wild aqui pertinho de São Paulo, que eu visitei 2 semanas atrás. Pelo menos aqui nas vezes que fui ganhei VIP....hehehe!!!!!

Esse filme é muito interessante e emocionante que mostra importância de se abrir ao novo e se adaptar às transformações do mundo!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário