quarta-feira, 10 de março de 2010

São Paulo vista de cima!

Outro dia fui conhecer de perto um dos principais cartões postais de São Paulo, o prédio do Banespa, foto ao lado. Hoje esse banco faz parte do Santander. Por incrível que pareça eu nunca tinha subido neste prédio para ver Sampa de cima, já que eu vejo todos os dias esse cartão postal do meu bairro...hehehe
Podemos morar uma vida inteira num lugar e não conhecer todos os lugares. Há umas coisas interessantes, a primeira é a semelhança deste prédio com o Empire State. O Empire State eu conhecia, mas o Banespa até então não, e eu não tenho nem vergonha de escrever isso no blog...hahahaha
Outra coisa legal, o prédio foi contruído em 1939 e ficou pronto em 1947. Na década de 40 foi considerado a maior estrutura em concreto armado do mundo e o arranha-céu mais alto do mundo fora dos Estados Unidos. Que lindo!
Hoje, em Sampa o prédio mais alto é o edifício Itália localizado na República com 41 andares (esse eu conheço bem!), pequenino quando comparado com outros países. Mas isso se deve ao fato de algumas cidades não terem pra onde crescer a não ser que seja pra cima, não é o caso de São Paulo. Sampa cresce horizontalmente apliando sua ligação com as cidades vizinhas e se consolidando como a quinta maior região metropolitana do mundo. Não seremos os primeiros e nem os últimos, mas ficaremos entre as maiores metrópoles do mundo...hehehe Não são todas as cidades que podem se dar ao luxo hoje de crescer horizontalmente!
Essa foto panorâmica lá no fundo é a avenida paulista, dá pra reparar pelas torres espalhadas por toda avenida. É o divisor de águas das duas principais marginais, tietê deste lado e pinheiros do outro. No canto esquerdo se não fosse alguns prédios novos daria pra ver minha casa.

Esse é o Pátio do Colégio, onde os jesuítas começaram a catequização dos indígenas. Quando eu estava na escola tive aulas alí e me lembro que foi a primeira vez que vi um pé de café na minha vida. Não sei se hoje ainda tem, vou ver qualquer dia desses.

Esse é o mosteiro São Bento, um local de paz e tranquilidade no meio do imenso comércio que existe ao redor. A esquerda no mosteiro é caminho para a Santa Efigênia, o paraíso dos eletrônicos mais baratos e à direita o maior comércio varejista e atacadista, a 25 de março. O papa Bento XVI saudou os paulistas aí em 2007, nunca vi o local tão lotado pra ver o papa.

Esse é o Mercado Municipal, no caração do comércio em sampa. De uns anos pra cá o mercado é um lugar chic, tem muitos estrangeiros todos os dias. Eu sou suspeita, amo o mercadão e sempre que vou como um pastel de camarão no Rocca bar e compro minhas castanhas de caju sem sal. É famoso também o sanduiche de mortadela ceratti, é gigante mas eles tem uma versão menor para agradar a todos os gostos. É possível comprar carnes exóticas como carne de jacaré por exemplo. Há muitos produtos importados e tem muita coisa pra degustação...eu passo provando tudo! hehehehe
Essa é a minha cidade vista de cima. As fotos não ficaram boas porque exatamente nesse dia estava nublado. Voltarei no outono ou inverno porque a chance de ter um céu azul sem nuvens é maior que no verão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário