quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Outubro: mês de mostras de cinema em São Paulo

O assunto hoje é cinema e nada como a cidade de São Paulo para oferecer uma variedade gigantesca de filmes para todos os gostos possíveis e imagináveis e também para todos os bolsos.

Semana passada terminou a Mostra de Cinema do Oriente Médio - Foi simplesmente incrível apesar de eu ter assistido apenas 3 filmes. Já escrevi em algum momento aqui no blog que eu amo filme iraniano....por acaso os 3 filmes eram iranianos!

Cinema pra mim é uma viagem cultural por histórias, sensações, aflições, uma gostosa sensação que você passa naquelas 2 horas no cinema como se você tivesse sido projetado para o lugar onde ocorre o filme. Preciso registrar minha profunda admiração pela organização do CINESESC SP nesse tipo de evento cultural. Para quem tem a certeirinha SESC custa apenas R$1,00 assistir qualquer filme em qualquer dia...não é incrível isso? Assisti 3 filmes iranianos, os meus favoritos, por R$1,00 ao todo!

Um filme se chama "As crianças de Molla Khadijeh" um documentário sobre uma mulher que ensina as crianças nas escolas, o que mais me marcou foi a cena de uma árvore com um baita buraco ao lado onde as crianças descem para pegar a água em garrafa. Há ainda muitos lugares do mundo que não há água encanada, principalmente no Irã. Não há mesas nas escolas iranianas....tudo é no chão, pelo menos fiquei com essa impressão.

O outro filme foi "Pergunte ao Vento" ou em inglês "Ask the wind" que eu particularmente amei.
Uma jovem no topo de uma montanha perdeu o véu numa rajada de vento. O véu ficou preso na árvore e um rapaz subiu para pegar o véu, quando ele pega o véu ele cai da árvore e morre. A jovem pega o véu e vai embora encontrar o grupo da escola que estava no ônibus esperando. Uma senhora passa e vê a menina e depois o rapaz morto. Posteriormente a senhora vai atrás da jovem na escola, como elas são muito parecidas com véu fica difícil achar. A jovem resolve se entregar e conta tudo o que aconteceu.
A polícia coloca vários ventiladores para ver se o véu sai da cabeça da menina, leva ela até a montanha e nada do véu sair da cabeça. Os filmes iranianos sempre me deixam aflita, com vontade de ir lá e poder mudar alguma coisa, eu queria ser uma rajada de vento forte para tirar o véu da jovem...só pra ajudá-la. Simplesmente genial!

O terceiro filme se chama Zinat: Um dia especial, documentário sobre uma mulher eleita numa ilha no sul do Irã chamado de Iha de Qeshm, é a maior ilha do Irã e do Golfo Pérsico, adorei a paisagem de praia do filme! Mostra a ansiedade de Zinat no dia da eleição, mulher, mãe, enfermeira, ativista política, em outras palavras uma mulher muito a frente de seu país. Foi muito divertido o discurso de um senhor sobre o que ele pensava sobre Zinat se eleger candidata, aquele pensamento machista elevado a décima potência causou frisson no cinema...foi muito engraçado! Outro fato que me marcou foi o fato da família comer no chão...em vários filmes iranianos mostra isso. A relação familiar é ao redor do tapete no chão! Muito interessante isso!

Foi uma pena não ter tido a oportunidade ver todos os filmes do Oriente Médio da mostra...são meus favoritos. Assim que acabou essa mostra começou a 6 mostra de cinema e direitos humanos da América do Sul no dia 10 segunda-feira. Eu fui ontem assistir 3 filmes dessa mostra, a maioria me parece ser documentário, mas está bem interessante! Um grande detalhe, essa mostra é gratuita e está sendo exibida em todas as 26 capitais do Brasil e mais o DF!

E assim que acabar essa mostra dia 21 de outubro começa 35 mostra de cinema internacional um dos melhores, ou talvez o melhor evento de cinema em São Paulo. Eu sei de pessoas que tiram férias exatamente no período da mostra para poder assistir os filmes! Não é o meu caso e nem o da minha amiga Fê. Geoiarinha já escreveu e já foi entrevistada junto com minha amiga cinéfila Fernanda em 2009. Esse ano já estamos adiantando tudo que é possível para poder assistir tranquilamente os filmes. Vai ser difícil porque serão 250 filmes....haja tempo para ver os filmes!

Enfim, o mês de outubro é um excelente período para quem ama filmes fora do circuito convencional, fica a minha sugestão de assitir pelo menos alguns dos 250 filmes da mostra internacional. Nessas horas eu amo de paixão São Paulo, que outra cidade brasileira oferece esse escândalo de festivais de cinema de alto nível?

PS: Tenho que registrar que convidei minha amiga Andréia e meu amigo Carlos para assistir filmes iranianos pela primeira vez....fiquei com muito receio deles me odiarem, mas no final parece que eles gostaram! hehehe

Nenhum comentário:

Postar um comentário