domingo, 23 de outubro de 2011

Filme japonês e suiço

No sábado me programei para ir aos cinemas do Unibanco Artplex do shoping Frei Caneca porque além de ter 5 salas de cinema com filmes da mostra a chance de eu conseguir os guias com a programação era bem maior. Na fila da sessão das 14h tive que dicidir se assistia um filme filipino ou japonês....optei pelo filme japonês. Eu amo filme asiático, queria assistir todos...mas temos que toma decisões. O meu amigo historiador também estava lá e assistiu o filme filipino que depois me disse que foi genial, quero assistir! O site da mostra está muito bacana, esse ano consigo fazer a busca por países, vale a pena a consulta http://35.mostra.org/filmes/

Assisti o Hanezu que se passa na região de Asuka no sul do Japão. É o berço da civilização japonesa sobre 3 montes e suas fábulas. A paisagem japonesa sempre me encanta, eu me projetei para essa linda região montanhosa. Eu viajei junto com a personagem que pedalava pelas ruas estreitas com aquelas árvores da floresta temperada japonesa. O filme mostra a relação de um casal e o que eu mais gostei foi o fato dela se irritar com o rapaz que não tomava uma decisão. Eu morri de rir, homens são homens em qualquer cultura: indecisos, não sabem o que querem, dizem uma coisa e fazem outra. Eu interpretei dessa forma essa parte do filme. Eu precisava entender as fábulas desses montes para entender melhor o filme, me lembro disso já ter me acontecido antes com os filmes japoneses. É tão bom conseguir entender algumas palavras em japonês, o japonês não é um idioma, pra mim é um enigma quase impossível de ser decifrado! hehehe Não dei nota máxima talvez porque eu preciso entender as fábulas.

Depois eu assisti o filme "Deus disse não" uma produção suiça sobre os efeitos da guerra civil na Serra Leoa. O documentário falava das atrocidades feitas pelos americanos, há 4 mil amputados na Serra Leoa. O lugar onde eles viviam durante a guerra é de arrepiar, os relatos foram geniais. É um país extremamente corrupto e isso é terrível do ponto de vista social. Eu não consigo ver melhora social sem reduzir a corrupção. Nesse ponto o Brasil já foi muito corrupto e eu vibro com cada escândalo levantado pelo ministério público, só assim para ter melhora social. O problema é o tempo para acabar com a corrupção...é um processo muito lento. Uma coisa que eu gostei no filme foi saber que diante do que aconteceu em Serra Leoa os americanos foram julgados e condenados por fazerem tortura fora de se país, antes não existia uma lei para quem comete atrociadas fora do país. Amei as crianças de um escola em Serra Leoa, diante de tanta pobreza, de uma lousa quebrada elas estavam felizes cantando uma música muito bonitinha em inglês:
"I want to see my mother, I want do see my mother, teacher let me go, teacher let me go!" Foi lindo escutar o coro das crianças! Agora eu fiquei com a musiquinha na cabeça! hehe

Saí do Japão e fui parar na Serra Leoa em apenas uma tarde! Foi excelente!

A mostra mais uma vez está sensacional, o site, o guia da mostra só precisava ter a sinopse mas o guia da Folha supre essa falha. As charges da turma da Mônica estão geniais antes das sessões e obviamente nossa Petrobrás como a principal patrocinadora deste evento. É o Brasil no seu mais alto nível cultural que nos permite aprender um pouco com as produções de diferentes países!

Um comentário:

  1. Eu queria muito ter visto o de Serra Leoa, mas no domingo o unibanco estava impossível, e acabamos indo pro Frei...e assisti dois lá mesmo...vou preparar um post...mas terei que resumir mana...já foram 10 sessões...rs
    Ah, falando nisso, algumas charges da Mônica já tinham aparecido no Anima Mundi!

    ResponderExcluir