terça-feira, 27 de setembro de 2011

Comparando países!

Estou trabalhado bastante o que vem dificultando escrever aqui no blog, para desestressar resolvi escrever este post. Comparar países não é algo tão simples quanto parece e mais difícil ainda é comparar dados estatísticos entre os países, mas para uma análise bem geral, a análise de países é interessante.

Estou estudando aos poucos os 4 novos países que vou conhecer nas minhas próximas férias e aproveitei pata testar a nova ferramenta da Google Public Data Explore. Essa ferramenta permite montar gráficos com as informações diversas sobre os países e comparar quantos países quiser.

No meu caso eu escolhi os 4 países que vou conhecer: Tailândia, Malásia, Singapura e Turquia; Coloquei também meu país para ter como referência.

O primeiro ítem que escolhi foi população, é sempre bom ter uma noção da população absoluta. A Turquia será o país mais populoso da minha viagem, 75 milhões de habitantes é mais ou menos a soma dos estados de SP, MG e RJ! A Turquia tem uma população considerável! A Tailândia também é populosa, é mais ou menos a população da Argentina e Austrália juntas.
A população da Malásia é pequena mas é mais ou menos a soma da população de Portugal, Grécia e Suiça. E finalmente temos a pequena Singapura com 4,8 milhões de habitantes, simplesmente 44% da população de São Paulo, ou então do tamanho da cidade de Toronto no Canadá.

A análise do PIB é interessante, pelo gráfico podemos dizer que a riqueza de um país é porporcional ao seu tamanho, o Brasil tem o maior PIB e Singapura o menor PIB, até aqui nenhuma ciência.


Mas quando analisamos o PIB per capita, obviamente, Singapura dispara. Ano a ano o PIB percapita aumenta consideravelmente em Singapura, muito mais que nos outros países. Um fator que favorece Singapura é o próprio tamanho populacional do país, um país de 4,8 milhões de habitantes. Eu não vejo nada de incrível ter um PIB per capita alto, eu diria até que é um outlier! O PIB per capita dos outros países populosos crescem de forma mais ou menos parecida.



A taxa de desemprego é outro dado interessante porém confuso. É confuso porque o desemprego é fortemente influenciado pelas políticas macroeconômicas e microeconômicas. É uma pena que o dado vai até 2008...eu já queria ver como estava em 2010. Considerando que a Espanha está com o desemprego em torno de 22%, todos os países que vou visitar estão com taxa abaixo de 10%. Aliás o Brasil tem uma taxa de desemprego muito parecida com a taxa da Alemanha. Definitivamente o mundo mudou, ou melhor, o Brasil mudou!



Os desastres naturais me interessam, eu amo esse tipo de dado. Nunca um desastre natural me atingiu...mas nunca se sabe, é questão de sorte. Terremoto é muito comum no sudeste asiático e pesquisando descobri que os cientistas aguardam um super terremoto na região do sudeste asiático. Espero que não venha ocorrer exatamente na minha visita, mas outros de menor intensidade eu gostaria de sentir! hehehe


O último dado é a emisão per capita de dióxido de Carbono, sinto que terei que usar uma máscara para visitar Singapura! hehehe O PIB per capita alto não interfere no meio...mas a emisão alta de CO2 interfere no ar que se respira. Terei que investigar a questão do meio ambiente em Singapura.


Enfim, essa análise foi feita só para me divertir mesmo, eu particularmente não sou muito fã de comparações entre países. Os dados comparativos dizem alguma coisa mas não dizem muito, é bem superficial, é a característica dos dados de países. Eu gosto mais dos dados de cidades, comparar cidades...acho que faz mais sentido, é mais difícil mas é mais interessante. Na escala de cidades a Google Public Data Explore ainda não chegou.

O próximo post vou comparar as cidades que vou visitar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário