sábado, 29 de outubro de 2011

Filme brasileiro na mostra: "As canções"

Depois de assitir produções de vários países, ontem sexta-feira, combinei com meus amigos da História de assitir o documentário do Eduardo Coutinho "As canções". http://35.mostra.org/filme/as-cancoes/
Assim que cheguei no cinema me deparei com a informação de que não havia mais ingressos para essa sessão, somente a Mariana e o Leandro que haviam comprado com antecedência tinham os ingressos. Ingressos esgotados é um excelente sinal, no mínimo o filme é bom.

Nesses casos, o jeito foi colocar no nome da lista de espera e torcer para que muitos que já haviam comprado os ingressos perdessem o filme. O inesperado faz parte da mostra...hehehe Até que finalmente Vanessa e eu conseguimos os ingressos, tivemos que ficar na primeira fileira do cinema, ainda bem que o filme era em português, caso contrário seria muito difícil ler a legenda....estávamos praticamente dentro do filme!

Foi um dos documentários mais legais que eu já assisti, a simplicidade e a emoção tem vez e voz no cinema brasileiro. Trata-se de um relato sobre as canções qua marcaram a vida dos entrevistados, a histórias são ricas de emoção e sentimento. Não precisa ser uma super produção para um filme ser bom e tocar na nossa alma. Abaixo tem um trecho de uma entrevista do Eduardo Coutinho sobre o filme:

"A música faz com que quase todas as pessoas se lembrem do passado, destaca um sentimento de reconstrução. Então digo que o passado é o presente. O passado nunca passa. A música te transporta para outro lugar, para outro mundo, para outro tempo. Clássica ou brega, a música é uma máquina do tempo. E esse tempo é sempre o passado. Por isso, a canção não vai morrer. A "canção" a que me refiro é a música junto com a letra. Isso não vai acabar nunca"

Assim que acabou, todos aplaudiram e para completar a alegria de quem assistiu a esse belíssimo documentário, o diretor do filme estava lá no cinema para responder as perguntas, demais! Não preciso nem dizer que dei nota máxima !

Em tempo, estava tentando lembrar da música que adorei no documentário, essa música apareceu em dois relatos, não pude deixar de escapar uma lagriminha sobre esta linda canção "Olha" do Roberto Carlos:

Olha você tem todas as coisas
Que um dia eu sonhei pra mim
A cabeça cheia de problemas
Não me importo, eu gosto mesmo assim
Tem os olhos cheios de esperança
De uma cor que mais ninguém possui
Me traz meu passado e as lembranças
Coisas que eu quis ser e não fui
Olha você vive tão distante
Muito além do que eu posso ter
E eu que sempre fui tão inconstante
Te juro, meu amor, agora é prá valer
Olha, vem comigo aonde eu for
Seja minha amante, meu amor
Vem seguir comigo o meu caminho
E viver a vida só de amor

Nenhum comentário:

Postar um comentário