quarta-feira, 24 de março de 2010
Altos e baixos!
terça-feira, 23 de março de 2010
Definindo uma megacidade
1) Karachi no Paquistão tem 15,5 milhões de habitantes
2) Shangai na China tem 14,9 milhões de habitantes
3) Mumbai na Índia tem 13,9 milhões de habitantes
4) Beijing na China tem 12,4 milhões de habitantes
5) Delhi na Índia tem 12,1 milhões de habitantes
6) Buenos Aires tem 11,6 milhões de habitantes
7) Manila nas Filipinas tem 11,5 milhões de habitantes
8) Seul na Coreia do Sul tem 11,1 milhões de habitantes
9) São Paulo no Brasil tem 11 milhões de habitantes
10) Moscou na Rússica tem 10,5 milhões de habitantes
11) Jakarta na Indonésia tem 10,1 milhões de habitantes
domingo, 21 de março de 2010
As maiores taxas de suicídio no mundo
Observando-se a distribuição espacial das taxas por suicídio em vários países do mundo, pode-se perceber que a taxa no Brasil, assim como na maior parte dos países da América do Sul, é inferior a 6,5 por 100.000 habitantes.
Pode-se observar que a taxa entre os homens é maior em relação às mulheres. Nem todos os países seguem a regra, China e Índia apresentam elevadas taxas entre as mulheres.- Sexo masculino
- Faixa Etária entre 15 e 35 anos e acima de 75 anos
- Estratos econômicos extremos (altos ou baixos)
- Solteiros ou separados
- Migrantes
- Isolamento social
- Residente em áreas urbanas
- Desempregados
- Países onde a religião é proibida>países de religião asiática>países protestantes> países católicos romanos> países muçulmanos (>: significa "tende a cometerem mais suicídio que")
- Depressão
- Transtorno bipolar
- Esquizofrenia
- Transtorno de ansiedade
sábado, 20 de março de 2010
Mudou a matriz energética no mundo....o que fazer!
Aproveitando que este ano estou mergulhando no idioma e na cultura japonesa, falarei sobre um filme japonês muito interessante que comprei recentemente. O filme se chama Hula Girls de 2006, vencedor de muitos prêmios no Japão e muito popular baseado em fatos reais.
Hoje essa idéia não é muita surpresa, mas para a época foi um choque para as pessoas provincianas do vilarejo. É muito legal que no filme mostra umas características super provincianas típicas: medo do novo e mentalidade fechada. Dialógos riquíssimos entre uma pessoa com cabeça fechada e outra com cabeça aberta....muito engraçado, eu morri de rir!
Hoje, o parque temático se chama Spa Resort Hawaiians e é um dos mais populares do Japão, fica a 2 horas de trem de Tókio, na cidade de Iwaki. O link do park é http://www.hawaiian.co.jp/ muito legal! Eu já vi o preço...custa o equivalente a 68 reais o dia no parque. Super acessível, achei que seria mais caro, mais barato que o dia inteiro num parque da disney.segunda-feira, 15 de março de 2010
Pergunta de um leitor!
Um leitor me fez uma pergunta interessante mas muito difícil, qual a melhor comida do mundo! Infelizmente não conheço todos os lugares do mundo pra poder ranquear e mesmo se conhecesse seria uma opinião muito particular minha. Todos tem um gosto e uma preferência que fica difícil dizer qual a melhor comida. Por exemplo, eu conheci um senhor que conheceu 52 países e disse pra mim que o pior lugar do mundo pra comer na opinião dele é Londres e o melhor lugar pra ele está espalhado pelo mundo.
Argentina: Eu amo o tempero argentino para carne chamado chimichurri....foi meu primeiro contato com a comida argentina, foi amor a primeira vista. É um tempero que tem um leve toque de pimenta mas que dá um sabor incrível pra carne, no nível de pimenta que eu gosto. Gosto muito do hotdog argentino porque tem chimichurri...hehehe é muito típico de lá. Adoro os doces argentinos também, para o meu paladar são os melhores, não tem tanto açúcar quanto os doces aqui no Brasil. E não posso de relatar que chocolate de rama típico de Bariloche também é divino, principalmente os de chocolate meio amargo, os meus favoritos. Não é todo mundo que gosta de chocolate meio amargo, eu adoro! Em São Paulo se encontra chocolate de rama...mas nada se compara aos chocolates de rama da Argentina.
Brasil: É impossível dizer tudo o que eu gosto de comer no Brasil, de norte a sul do Brasil as comidas são muito boas. Na Amazônia eu adoro Pirarucu de casaca, Pacú frito com baião de 2, Tracajá (um tipo de tartaruga amazônica muito típico mas em extinção, é raro encontrar em restaurante, normalmente são os locais que vivem no meio do mato que fazem, já comi 2 vezes, é maravilhoso!), Tacacá e Pato no Tucupi. Adoro o churrasco de rua de Manaus, são os melhores churrascos de rua segundo meu paladar, os espetos são enormes e sempre servidos com vatapá e farofa. As tapiocas da amazônia também pra mim são as melhores, morro de vontade de voltar a uma cidade chamada Presidente Figueiredo, comi a melhor tapioca da minha vida, tapioca com tucumã, queijo e castanha do pará, é divino. Não é todo mundo que gosta de tucumã, meu amigo quando experimentou disse que eu era louca por gostar de tucumã...eu adoro...hahahaha As bebidas amazônicas são ótimas, nos bares é possível tomar bebidas à base de guaraná com mel e limão (adoro) e meu suco prediletíssimo de cupuaçu!
Em São Paulo gosto de muitos pratos, é dificílimo dizer o melhor mas adoro takoiaki, um bolinho japonês de polvo ou camarão que é muito típico de Tóquio e encontrado todos os dias no bairro da Liberdade, adoro...sou viciada em takoiaki! Me sinto uma cidadã de Tóquio cosmopolita comendo takoiaki em São Paulo..hehehehesexta-feira, 12 de março de 2010
O indicador da felicidade!
Há diversos indicadores no mundo hoje...inflação, ipca, bovespa, poupança, selic, PIB, IDH e etc. Os indicadores são dados ou informações numéricas para quantificar o desempenho seja da inflação, da bolsa de valores ou qualquer outra coisa que se meça, com característica fundamentalmente quantitativa.
Um indicador que eu amei saber que existe é o indicador da Felicidade Interna Bruta (FIB) criado em Butão em 1972 pelo rei Jighme como parte da política pública para substituir o Produto Interno Bruto (PIB).
O FIB analisa 9 dimensões:
1) bom padrão de vida econômica
2) boa governaça
3) educação de qualidade
4) saúde
5) vitalidade comunitária
6) proteção ambiental
7) acesso à cultura
8) gerenciamento equilibrado do tempo
9) bem estar psicológico
Uma curiosidade sobre os butaneses, são povos simples, hospitaleiros e muito gentis. Eles não se estressam, não tem pressa e não são impacientes. Foi o primeiro país a banir a venda de tabaco no mundo...ou seja, não se vende cigarro em Butão. Fumar é permitido, mas a venda é proibida. É um povo que prega a paz, compaixão e a não-violência. Que lindo!
O único problema que encontrei no país é que eles adoram pimenta ....hehehehe Ah, uma coisa bacana, a poligamia lá é liberada tanto para homens quanto para mulheres. Tá aí, já amo o Butão a priori....hehehe Acho que eles estão certos! Já quero passar férias no Butão! hahahah
Parece brincadeira mas daqui pra frente os indicadores baseados em análise qualitativa serão muito valorizados!
quarta-feira, 10 de março de 2010
São Paulo vista de cima!
Outro dia fui conhecer de perto um dos principais cartões postais de São Paulo, o prédio do Banespa, foto ao lado. Hoje esse banco faz parte do Santander. Por incrível que pareça eu nunca tinha subido neste prédio para ver Sampa de cima, já que eu vejo todos os dias esse cartão postal do meu bairro...hehehedomingo, 7 de março de 2010
Alguns números da agricultura brasileira
Vale ressaltar que União Européia não é um país, o somatório dos pequenos países europeus membros dá a eles o segundo lugar no mundo. Dentro da UE os mais fortes exportadores agrícolas são na sequência: 1-Holanda, 2-França, 3-Alemanha, 4-Bélgica, 5-Itália, 6-Espanha e 7- Reino Unido.
Os maiores compradores de produtos agrícolas do Brasil em 2007 foram:
Espero que tenham gostado dos dados mundiais agrícola!
O fato é que a metrópole de São Paulo não sobreviveria sem os produtos produzidos no meio agrícola! Viva o meio agrícola brasileiro e o seu enorme potencial ainda não explorado totalmente!
terça-feira, 2 de março de 2010
As zonas sísmicas da Terra
As zonas sísmicas do planeta estão representadas no mapa ao lado, as cores mais vermelhas indicam áreas mais instáveis e as cores mais claras as áreas mais estáveis.
Enfim, no Brasil as áreas mais instáveis do ponto de vista geológico basicamente são os estados do Acre e Rio Grande do Norte mas nada que assute. Um dado interessante é que no dia 11 de janeiro de 2010 teve um terremoto em Natal de 4,2 na escala Richter, mas nada que assuste também apesar de ser um tremor significativo. Até 4,9 na escala Richter acontecem mais de 6.000 em um ano...normalíssimo. S
e passar de 5 na escala Richter, aí sim nos preocupemos porque os estragos podem ser significativos. Alguns países não tem uma geografia tão boa quanto a do Brasil, é o caso do Japão e Irã por exemplo.
No caso do Irã, 68 milhões de habitantes, o país tem linhas de falhas sujeitas a abalo sísmico em 90% do território, um país super instável geologicamente falando. Mas a Terra por lá parece mais calma, o último registro de terremoto de 6.1 na escala Richter nessa área foi em março de 2006 com 70 mortes.


