terça-feira, 6 de abril de 2010

Número de homicídios no mundo e no Brasil

O Instituto Sangari publicou este ano um mapa da violência no Brasil e faz também um comparativo com outros países. Eu achei que ficou muito boa a pesquisa que resolvi escrever este post.

A violência é um problema no mundo. Os dados que o instituto mostra são de casos em que a violência chega ao seu ponto extremo, ou seja, quando o fim é trágico com o uso de arma de fogo. A isso da-se o nome de homicídio, quando a morte ocorre por uso de arma de fogo. Mas o registro de homicídio é a ponta do iceberg ou uma pequena porção do topo de uma pirâmide que esconde a violência que não chega a ser registrada e muito menos contabilizada.

No mundo aproximadamente 0,5 milhão de pessoas morrem por homicídio por ano, meu amigo no post de suicídio relatou que 1 milhão de pessoas se matam por ano. Pensando assim, o suicídio é bem pior que o homicídio. Mesmo somando os dois casos de morte não dá a maior causa de morte do mundo, as doenças cardiovasculares que sem sombra de dúvidas são as que mais matam, são aproximadamente 11 milhões de morte por ano.


A tabela ao lado mostra o ranking da taxa de homicídio por 100.000 habitantes da população total de 91 países. A América Latina e a América Central tem as maiores taxas de homicídio quando comparadas com outros continentes.

A Colômbia durante muitas décadas ocupou o primeiro lugar do ranking de homicídios no mundo, mas os dados mais recentes apontam para El Salvador como o país com maior taxa de homicído do mundo. O Brasil sempre aparecia depois da Colômbia, mas agora o Brasil caiu para a sexta posição.

Isso não significa necessariamente que a Colômbia e o Brasil melhoraram mas pode indicar que aumentou muito a taxa de homicídio em outros países. Mas a consultora aponta uma discreta redução das taxas tanto do Brasil quanto da Colômbia.

No Brasil houve uma redução das taxas nas maiores cidades e aumento em cidades médias e pequenas devido principalmente às migrações de retorno. Talvez isso explique porque aumentou muito a taxa de homicídio de Belo Horizonte por exemplo.


A figura ao lado mostra as taxas de homicídio em 1997 e em 2007 nas capitais dos 26 estados brasileiros mais Brasília no Distrito Federal.
Recife sompre foi a cidade com a maior taxa do Brasil mas agora perdeu o posto para Maceió. Vitória também sempre escutei dizer que era perigosa, está em 3 lugar agora. Rio de Janeiro tinha a terceira maior taxa de homicídio do Brasil em 1997 e em 2007 está na 14 posição.
E por incrível que possa parecer São Paulo que ocupava o 4 lugar em 1997, em 2007 ocupa a 26 posição no Brasil, que curioso!
É difícil perceber os registros no dia-a-dia. Eu lembro de um amigo meu de Porto Velho que morou um ano em São Paulo e disse que achava pelo que a televisão mostrava parecia que São Paulo era super perigosa. Ele depois me falou que a visão dele mudou, ele achava Porto Velho mais perigosa que São Paulo. Se olhar os dados, até que bate mesmo com os registros.
Conheci bem Maceió e Vitória e nunca vi nada de anormal quanto a violência e quero voltar para essas cidades muitas vezes para passear. Sinto aquela sensação de estar numa cidade que tem terremoto mas eu não senti absolutamente nada no dia do tremor, como aconteceu em São Francisco.
Fico com a impressão que uma coisa é o registro e outra é a distribuição espacial e temporal efetiva do fenômeno. Ponto para a complexidade do território, isso sim não é nada fácil de entender, não é óbvio!
Agora, se você perguntar para alguém ao seu redor se conhece alguém que tenha pressão alta, diabetes, se fuma, se teve infarto ou avc, stress, depressão e ansiedade...verá que esses eventos espacialmente são mais presente nas relações sociais que estabelecemos dia-a-dia e que isso faz sentido com as projeções da OMS.

Um comentário:

  1. Parabens pelo blog! Muito legal! Estou te seguindo e também curti no facebook! Falando nisso, estou começando meu blog também que gostaria de saber como incluiu o mecanismo de "curtir" no facebook e ser automaticamente publicado na minha página que eu curti... Gostaria de colocar isso também no meu blog!
    Abs

    ResponderExcluir