domingo, 11 de abril de 2010

O lindo Grand Canyon, uma das 7 maravilhas do mundo!

O Brasil recebe por ano 5 milhões de visitantes por ano, para ter uma idéia este número é o mesmo que recebe o Parque Nacional Grand Canyon localizado no estado do Arizona nos Estados Unidos!!!

O Grand Canyon é uma das 7 maravilhas do mundo e é realmente impressionante essa gigantesca formação sedimentar. Não sou a melhor pessoa para explicar relevo, mas vamos lá:

A crosta terrestre é dividida em crosta oceânica (os oceanos) e crosta continental (os continentes). A formação litológica, ou seja, os 3 tipos de rochas predominantes da crosta continental são: rochas ígneas, rochas metamórficas e rochas sedimentares. 95% da crosta continental é constituída de rochas cristalinas (rochas ígneas+rochas metamórficas) e apenas 5% da crosta continental é constituída por rochas sedimentares.







O Grand Canyon faz parte desses 5% do mundo onde está localizado uma enorme área com relevo contituído por rochas sedimentares, que emoção! Eu, particularmente, sempre gostei das rochas sedimentares porque elas apresentam-se em forma de camadinhas com cores diferentes resultado dos vários milhões de anos de deposição e sedimentação decorrente do ação dos ventos, chuvas, tempo e etc. Os fósseis sempre são encontrados nas rochas sedimentares, é lindo nos museus ver um fóssil marcado numa rocha!!! Eu adoro! Por ser uma formação sedimentar, o Grand Canyon é um dos lugares mais estudados por arqueólogos.
Para chegar ao Grand Canyon há várias opções e pacotes turísticos de 1 dia indo de Las Vegas. É possível ir e voltar no mesmo dia, que foi o que eu e meus amigos fizemos. Obrigada Patty por ter nos levado até lá!!!!!
É possível ir de helicóptero para o parque, a ida e volta custa uns 120 dolares. Mas do avião quando chega em Las Vegas já dá pra ver o Grand Canyon direitinho, fiquei emocionada desde o avião! A entrada do parque é uns 10 dolares se não estou enganada e para andar no skywalk, aquela plataforma de vidro contruída em 2007 é uns 30 dolares. É lindo caminhar e olhar a profundidade do Grand Canyon pelo vidro, pena que da plataforma não permitem levar a máquina fotográfica.
Quem for pela estrada indo de Las Vegas terá a oportunidade de passar pela represa Hoover e a divisa de 2 fusos horários entre os estados de Nevada e Arizona. A imagem ao lado é da ponte que ligará os dois estados e será a maior ponte em arco do mundo, ficará pronta este ano, em 2010!!!!!
Bom, graças ao Grand Canyon é que eu fui pra Las Vegas (I miss Vegaaaaas!!!!!!). Quem for a Vegas eu recomendo muitíssimo conhecer essa preciosidade rara esculpida pela natureza. Foi o primeiro parque nacional americano que conheci, uma infraestrutura absurda. Agora eu quero conhecer o Parque Nacional de Yellowstone, o parque nacional mais antigo do mundo e onde tem os maiores gêisers!!!! Mas essa ficará pra uma próxima aventura!
Às vezes eu acho que é pouca vida pra tanto lugar que eu quero conhecer, deve ser por isso que voltei para uma das poucas profissões que permitem 2 férias de 30 dias cada por ano! hehehehe

Nenhum comentário:

Postar um comentário