sábado, 17 de abril de 2010

Os vulcões e os seus impactos!

O termo vulcão vem da mitologia greco-romana quando Vulcano era o deus do fogo. As atividades vulcânicas ocorrem desde o início da evolução da Terra (4,5 bilhões de anos). Hoje 25% do O2, H2, C, Cl e N2 existentes na biosfera se devem os vulcões. Os vulcões liberam enormes volumes de água, gás carbônico e outros elementos químicos, formando os primeiros oceanos e nossa atmosfera primitiva que inicialmente era tóxica e mais tarde permitiu o desenvolvimento dos primeiros organismos da Terra.

Aproveitando as notícias sobre a recente atividade vulcânica na Islândia vamos observar um trecho interessante de um vulcão que já ocorreu Islândia em 1783:
"O estadista e inventor norte-americano Benjamin Franklin foi o primeiro a sugerir que os vulcões são importantes modificadores do clima, com base na observação dos efeitos da erupção Laki (Islândia), no ano de 1783. Esta erupão, além de gerar o maior derrame vulcânico da história recente da Terra, liberou uma gigantesca quantidade de gás que envolveu completamente esta ilha e uma grande parte da Europa Setentrional, durante vários meses. Denominada de neblina seca, essa nuvem era muito rica em flúor, um gás altamente corrosivo, que se condensou na forma de chuva ou em partícula de cinza, vindo finalmente se depositar sobre a grama e campos de cultivo, poluindo rios e lagos pelo excesso de flúor. A neblina seca que atingiu a europa felizmente não foi tão nociva, mas se manteve visível por muitos dias durante o verão e outono daquele ano. Como o inverno de 1783-1784 foi anormalmente severo, especialmente na Europa, Franklin concluiu que a erupção Laki teria sido a principal causa das baixas temperaturas médias da época."
Livro: Decifrando a Terra, página 373-374 editora Oficina de Textos, 2001

A OMS ainda não relatou os possíveis efeitos desta fumaceira gerada pelo recente vulcão Eijafjllajoekull, mas basicamente o primeiro produto vulcânico causa problema respiratórios e as chuvas ácidas podem contaminar o solo, a vegetação e as reservas de água potável. Por enquanto pelo que li a fumaça caminha em direção ao sul da europa, pensando na dinâmica do ventos é isso mesmo, essa fumaça pode chegar ao sul da Europa sim. Uma hora essa fumaça sedimentará, resta ver o que acontecerá depois.

Se em 1783 os impactos não foram nocivos para a população na época, os impactos hoje podem ser outros. Já se sabe que os impactos econômicos são altíssimos até o momento. Eu li que a KLM fez testes e disse que não houve dano algum na aeronave por conta da fumaça. Eu não confiaria 100% nisso, e as substâncias químicas corrosivas que são lançadas na atmosfera....Bom, se não cair um avião muito que bem, mas eles estão mais preocupados com as perdas financeiras e querem retomar rapidamente às atividades!

A economia européia já não vai tão bem assim e com mais um agravante natural os impactos financeiros serão inevitáveis. O próximo inverno deles poderá ser mais frio ainda! Imagina como será o humor do povo europeu com mais frio....vish! hehehehehe Isso é o que eu chamo de impacto territorial regional de grande escala, afeta tudo em todos os níveis!

Espero que tenham gostado do meu post!

OBS.: Andréia, sai logo dessa Europa fria! hehehe

4 comentários:

  1. Oiee! Adorei o post!
    Tenho um request: Escreve um post sobre as 2 novas capitais do Brasil: Carajas e Tapajos, eh isso mesmo? Li em algum lugar mas nao sei se eh verdade isso... Brigada geografa! ;)

    E em Maio to chegando!!! ;)
    Saudades

    ResponderExcluir
  2. Oieeee Patyyyyy!
    Eu vi que tinha um acesso de Las Vegas...logo me deu vontade d voltar....hehehehehe
    Ebaaaa, já tá quase aí Maio!!!! Que chato essa vida Las Vegas-São Paulo-Las Vegas.....hehehe é simplesmente TUDOOOOOOOO!!!!
    Vou escrever o post sobre Carajás e Tapajós, pode deixar!!!
    Bjos

    ResponderExcluir
  3. //////Muito bom seu post, bem escrito com referências e gostoso de ler.
    Parabéns
    Jaqueline
    Porto Alegre / RS

    ResponderExcluir
  4. Obrigada Jack, muitos gostaram desse post! Vou escrever mais nesse estilo! Que frio deve estar em Porto Alegre agora...aiiiii!
    Abç

    ResponderExcluir