sexta-feira, 9 de abril de 2010

Chove chuva....chove sem parar!

"Desde o início da formação territorial do país, as áreas que são hoje os estados de São Paulo e Rio de Janeiro transformaram-se em um centro articulado para a lógica dominante, com centração espacial da produção e da população. Um contraponto a esse quadro de modernidade e vitalidade, a região apresenta problemas ambientais enormes. Esses problemas advêm da desconsideração das especificidades do meio físico - inclusive de natureza climática - e da ocupação do espaço comandada por uma lógica alheia aos componentes naturais. A cada ano assiste-se a uma sucessão de tragédias, como escorregamento nas encostas e inundações urbanas não causadas, mas deflagradas pela chuva. Tais fatos salientam a relevância em se avaliar as condições da atmosfera correlacionadas às transformações e aos novos usos do espaço."

Tempo e Clima no Brasil, página 255, editora Oficina de Textos, ano 2009


Tive a oportunidade de fazer um curso recentemente com um meteorologista importante que disse com todas as letras que o Brasil não está preparado para estas situações meteorológicas adversas que vem ocorrendo no país.
Na faculdade também tive aulas brilhantes com um professor que dizia que pouco se dá importância ao território, ao regime de chuvas, às ressacas, às condições do meio físico. Ele dizia que não compraria um imóvel na praia, eu sempre reflito sobre essa frase, ele dizia que o sistema costeiro é o principal sistema que sofre modificações diárias. Outro dia uma caixa dágua tombou, muito provavelmente por afundamento do solo em Santos. Todo ano notícias de ressaca no Rio de Janeiro e às vezes em Santos também. As chuvas todos os anos páram a cidade de São Paulo (não tem praia mas por estar perto sofre uma super influência do mar) e recentemente parou a cidade do Rio de Janeiro.
O fato é que os grandes centros econômicos do Brasil continuarão a sofrer mais e mais problemas desse tipo. Ou migramos todos para mais adentro do Brasil ou a administração pública deverá estar melhor preparada para resolver o problema ambiental natural que acontece todos os anos no sudeste brasileiro. Também não temos condições de fazer parar de chover, o problema existe e o jeito é cuidar para que não prolifere ocupações em área de risco e realojar as atuais ocupações para áreas mais seguras e talvez organizar para que as pessoas saiam de suas casas quando uma chuva forte estiver por vir, não é possível que com tanta tecnologia de imagens de satélite não haja um uso mais efetivo para avisar as pessoas que moram em áreas de risco.


Eu quero infartar quando eu leio declarações de prefeitos dizendo que a culpa é da natureza e fica por isso mesmo do tipo: foi uma fatalidade! Não é o regime de chuvas que tem que se adptar ao homem e sim o homem que tem que se adaptar ao regime de chuvas, as cidades precisam se adaptar ao regime de chuvas.


Pronto, falei!

Nenhum comentário:

Postar um comentário