domingo, 25 de abril de 2010

A cultura do feriado e das férias nos países!

Eu estava olhando meus posts e descobri um que eu tinha começado um e não terminei, agora resolvi finalizá-lo!

Feriado por definicao segundo dicionario Houaiss: "dia de descanso, instituído pelo poder civil ou religioso, em que são suspensas as atividades públicas e particulares."

Férias por definição é um período de descanso de uma atividade constante. O período de férias varia de acordo com a constituição de cada país.

Uma consultora chamada Mercer apontou para o Brasil e a Lituânia como os países com maior taxa mundial de folga, incluindo férias e feriados ao longo de um ano. No Brasil sao 41 dias livres no ano, sendo 30 de férias e 11 feriados e na Lituânia são 28 dias de férias e 13 feriados. Além do Brasil apenas a França e a Finlândia concedem férias de 30 dias.

Por outro lado, no fim do ranking de 40 países estão o Canadá e a China que concedem apenas 10 dias de férias garantidos por lei, que horror! Em 10 dias não dá pra descansar segundo o que uma psicóloga uma vez me explicou, o cérebro só consegue se desconectar mesmo a partir do 10 dia e aí começa a entrar na fase de descanso propriamente dito.

A consultora não fez essa pesquisa a tôa, ela vende essa informação para as multinacionais e elas observam onde é mais vantajoso manter sua produção sem tantos dias de feriados ou férias. A China para uma empresa é perfeita, não a tôa também que a economia deste país cresce. Não consegui acessar o ranking dos 41 países e postar aqui, só dá pra saber os primeiros e os últimos...deve ser por isso que eu não tinha postado antes! hehehe

Cada país tem a sua cultura, sabe-se que os asiáticos são mais alucinados com o trabalho, é muito cultural isso. Não sei se é vantagem o Brasil ser o número 1 em dias livres para um trabalhador, mas é a lei e a cultura brasileira. Individualmente falando eu acho ótimo, eu não sobreviveria sem ter o feriado do carnaval por exemplo, já faz parte da minha cultura...hehehehe Como não temos a pretensão de sermos os melhores do mundo, mesmo com feriados e férias o Brasil estará economicamente entre os maiores, já basta! hehehe

Talvez a produtividade econômica seja maior com menos feriados e férias mas eu particularmente penso que a qualidade de vida importa. Se em alguns lugares do mundo as pessoas são felizes trabalhando muito em outros as pessoas são igualmente ou mais felizes com mais dias de feriados e férias!!! Ao menos a taxa de suicídio no Brasil não é tão alta quanto a da China e do Japão por exemplo...hehehe
Sou muito mais meu país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza! :)
Faltam 65 dias para as minhas próximas férias!!!!

6 comentários:

  1. Pois é Iara, vc pegou na minha ferida aqui com o Canadá viu: FÉRIAS!
    São 2 semanas normalmente, e dependendo do trabalho as vezes é possivel negocias 1 semaninha a mais (não remunerada, é claro), mas mesmo assim considero insuficiente!
    Brasil, me aguarde!
    Beijos Iara ")

    ResponderExcluir
  2. Oi Silvia, esse já é meu post mais acessado!!! Eu fiquei chocada quando soube sobre o Canadá, vai ver que é por causa do frio...sei lá. Tá vendo, vc tem que voltar ao Brasil..hehehe No meu caso eu tenho 60 dias de férias...é a minha maior motivação!!!! É o lado bom de trabalhar numa área que exige muita paciência, auto controle e muito estress! hehe
    beijos
    Iara

    ResponderExcluir
  3. Olá Iarinha,

    muito interessante este post. Embora já tenham passado quase 2 anos vou deixar o meu comentário. O Brasil é excelente em termos de tempo de férias, pois mais importante do que apenas trabalhar, é usufruir do descanso, pois estar com a família e com os amigos (ou mesmo sozinho, por vezes) é muito útil para a saúde, para o bem-estar e para o bem-ser.
    Gostaria de fazer uma correcção: no ano em que foi disponibilizada esta informação neste post, em Portugal, os trabalhadores tinham direito a 25 dias úteis de férias (hoje são apenas 22) aos quais acrescem Sábados e Domingos, o que pode perfazer um total de 35 dias (hoje dá 32) e ainda dispunham de 13 feriados e a véspera de Natal, o que podia dar um máximo de 49 dias de descanso por ano, mais os fins-de-semana (claro) correspondentes a 52 semanas. E viva o descanso. Portanto, não é só a França e a Finlândia que concedem 30 dias de férias, quem sabe não haja talvez mais países a incluir na lista! Claro que o descanso é importante, pois se as pessoas apenas trabalharem sem descansar poderão ter tendência ao suicídio! E viva o descanso. Quanto à produtividade, será que quem mais trabalha é mais produtivo? E será mais feliz? E viva o descanso.
    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Ainda acrescento que, na Europa, a França e a Finlândia têm das mais altas taxas de suicídio no mundo, logo, há outros factores importantes a considerar para o bem-estar como é o caso de um bom clima, com sol.
    Abraço

    ResponderExcluir
  5. Obrigada pelo seu comentário! Eu li isso numa noticia e fui na mercer checar os dados brutos mas qual minha surpresa ? Tinha que pagar, então ficou esse post mais simples e pouco aprofundado! Bom questionamento o seu, acabei de voltar da Ásia onde o trabalho me parece ter alta produtividade, vou buscar alguns dados mas é fato que os asiáticos sao obcecados pelo trabalho, parece q faz parte da cultura mesmo!
    Obrigada

    ResponderExcluir
  6. Olá
    Sim, a taxa de suicídio nesses países é alta! Eu acredito na influencia do clima sim mas as pesquisas cientificas não acharam uma correlação significativa! Pode ser um fator associado mas não o principal, o modo de viver, as relações cotidianas e de vizinhança são importantes também.
    Eu tenho um post de suicídio no mundo super interessante foi um amigo quem escreveu, ele é especialista em suicídio e tem um livro interessantíssimo sobre suicídio em SP .

    ResponderExcluir