sexta-feira, 2 de abril de 2010

A Chinatown de São Francisco!

Bairro por definição é uma área com características próprias dentro de uma cidade muito comum em cidades médias e grandes. Territorialmente é difícil saber com precisão onde termina e começa outro bairro mas em geral há uma identidade ou característica que qualifica o bairro.
Um bairro muito interessante que conheci é o bairro chinês em São Francisco! Por um instante eu achei que tinha desembarcado na China....hehehe Sabe-se que em São Francisco há a maior concentração de chineses fora da China, pelos meus cáculos há aproximadamente 155 mil chineses em São Francisco. Não sei se esse número inclui os descendentes que nasceram nos EUA, se não incluir, o número de pessoas de olhinhos puxados aumenta. Mas os chineses representam 20% da população de São Francisco, é alto! Seria o equivalente a população da cidade de São Caetano.

Olhem essa foto, adoro essas placas em que os bancos colocam no idioma da sua maior clientela e dentro de um bairro chinês não poderia ser diferente.
Em São Paulo apenas o banco Itaú mantém uma placa escrito em japonês ao lado na Liberdade! Outro dia eu pulei de alegria quando eu consegui indentificar quais eram as sílabas em japonês da placa do banco. Identificar as sílabas já foi um super avanço....agora o significado é uma outra fase....hehehehe!
Algo que chama muito atenção no bairro chinês em São Francisco é a arquitetura, o bairro todo é bem chinês mesmo. Embora também exista o bairro chinês em Nova York, que eu também conheci, o de São Francisco eu achei mais interessante e mais bonita, além de ser maior que o de NY. Pelo que eu li, o maior bairro chinês é o de São Francisco, depois é o de Lima no Peru e aí sim vem o de NY.
Essas fotos foram tiradas de dentro do carro, infelizmente não tivemos tempo de andar pelo bairro. Foi muito engraçado porque estávamos rodando pela linda cidade de São Francisco nos preparanado para pegar a estrada. Mas antes queríamos ir até o bairro chinês quando repentinamente a paisagem mudou e eu e meus amigos nos impressionamos na hora que chegamos no bairro.
Bom, predominantemente é um bairro chinês mas há muitos asiáticos de outros países lá também. Como ainda não conheço nada da Ásia pelo menos conheço alguns bairros asiáticos em alguns países. Principalmente os chineses que estão espalhado por todo mundo. Eu lembro que em Milão fomos num restaurante italiano em que os donos eram chineses e falavam italiano e cozinhavam comida italiana, eu achei muito interessante aquilo. Havia muitos italianos almoçando no restaurante e a comida era ótima e os donos chino-italianos até que eram simpáticos...hehehe
Por falar em comida, obviamente não poderia faltar restaurantes chineses no bairro. Há muuuuuuuuuitos restaurantes chineses, pena que não comemos por lá porque era bem cedo ainda. Eu adoro comida chinesa, embora eu sempre suspeite da higiene do preparo da comida, mas tem coisas que é melhor não pensar muito. O importante é sempre andar com um anti-ácido na bolsa para uma eventual emergência...hehehe
Ao que tudo indica eu sobrevivi à falta de higiene do México segundo os últimos exames médicos que fiz, ou seja, já me sinto habilitada para conhecer a Bolívia, país com o menor IDH da América do Sul e a capital mais alta do mundo.....hahahaha mania de geógrafa :-) ! Todos que eu conheço que foram lá passaram mal com a comida...ao menos se morrer na Bolívia já fica mais perto do céu....hehehehe
Enfim, espero que tenham gostado da minha descrição e comentários desse bairro chinês em São Francisco!!!

Um comentário:

  1. OI,

    Gostei do post. Fiz um post contando a história de Chinatown de São Francisco, se te interessar:

    http://passandoaviagem.blogspot.com.br/2012/08/chinatown-de-sao-francisco-para-ir-alem.html

    ResponderExcluir