sábado, 17 de abril de 2010

Fast food japonês na Liberdade

Abriu no Brasil a primeira unidade de fast food japonesa chamada SUKIYA que conta com mais de 1.000 unidades espalhadas pelo Japão. O Sukiya inaugurou em março no bairro mais japonês de São Paulo, o bairro da Liberdade ou como denominamos entre amigos de LIBA.

Não se trata de mais um restaurante com sushi e sashimi.....comida japonesa não é só sushi e sashimi, assim como comida brasileira não é só feijoada, assim como comida espanhola não é só paella. Esses são pratos mais famosos, mas não os únicos.
No Japão a rede Sukiya é um lugar de comida barata e rápida. O rápido no Japão é 10 segundos e eu fiquei impressionada mesmo com a rapidez do pedido aqui na Sukiya brasileira. Nem Mc Donalds, nem Burger King e nem Starbucks tem essa rapidez e com a vantagem que seu pedido chega na mesa e não em pé como nessas redes americanas.
O preço é realmente barato por se tratar de um tipo de fast food que vem arroz, salada com carne ou frango com curry e uma bebida. O curry está presente em quase todos os pratos, é muito comum curry para os japoneses e para os chineses também. Antes eu achava que só na Índia se comia curry, eu adoro curry! O menu principal pequeno, Gyu-Don, custa R$10,00 incluso salada e bebida.
É um fast food literalmente à moda japonesa com a vantagem se ser menos calórico que um hamburguer com fritas e refrigerante e mais barato.

Uma outra característica que pra mim eu valorizo muito num estabelecimento é a qualidade do atendimento, a Sukiya é impecável. Quem for lá, reparem como eles posicionam o prato para os clientes e de como eles entregam a nota para pagar, sempre com as duas mãos e voltado pra você. O troco também é sempre entregue com as duas mãos. Isso eu aprendi no centro cultural japonês e conversando com a funcionária do caixa, eu perguntei a ela se foi uma exigência do dono isso. Ela disse que sim, que como é costume no Japão eles tem que fazer igualzinho aqui na unidade brasileira.

A cultura japonesa é linda, é uma educação impressionante. Todos que já foram ao Japão que eu conheço diz que a polidez do japonês é assim mesmo, é normal. O Sukiya fica ao lado do Habibs e da Empada Brasil e perto também do Mc Donalds na Rua Vergueiro, 72, ao lado do metrô São Joaquim. Eu já amei o Sukiya e com a vantagem que eu vou a pé da minha casa....hehehehe!!!!

Mas essa não é a única rede japonesa famosa de fast food a se instalar em São Paulo. Até o final de 2010 será inaugurado uma unidade da rede de fast food japonesa GOGO CURRY na Rua Tomaz Gonzaga, na Liberdade claro!!! Já passei em frente essa semana, está construindo, tá no chão ainda...mal posso esperar para conhecer mais essa rede. A GOGO CURRY tem diversas unidades no Japão e fora de lá tem uma unidade em Londres e em Nova York. Vejam que eles se instalam em grandes metrópoles ...por isso São Paulo sediará mais essa rede made in Japan no bairro mais asiático, minha querida Liberdade!

Sinto que a cultura japonesa deveria ser propagada pelo mundo, principalmente nessa questão do respeito. Em muitas culturas isso está se perdendo. Ao menos aqui em São Paulo nas redes de fast food japonesa poderemos ver e aprender o jeito japonês de lidar com pessoas!

Viva a cultura japonesa! Quem puder ir conheça o Sukiya, está recomendadíssimo e aprovadíssimo por esta blogueira que ama a cultura japonesa!

OBS: Preciso agradecer meu instrutor de gastronomia com quem aprendo muito sempre, ARIGATÔ!!!!!

5 comentários:

  1. Instrutor de Gastronomia... kkkkkk Acho que vou levar um choque qdo voltar ao Brasil!! Muitas histórias pra compartilhar. É muito bom ver que muito do que eu deixei pra trás (porque infelizmente nessa vida não podemos ter tudo ao mesmo tempo) está em constante processo de mutação. Claro que a recíproca também é verdadeira. Acho que para os poucos que vão se interessar em ver que a diferença vai muito mais além da aparência, a surpresa vai ser boa, e eu anseio poder me maravilhar com tudo que eu vou ver também!!

    Iara, vc já está escalada pra me acompanhar nessa maratona gastronômica por SP, ou será eu quem vai te acompanhar??

    bjo grande

    Silvia

    ResponderExcluir
  2. Silviaaaaaa!!!
    Saudades de vc amigaaaaaa!!!!
    Meu, venha mesmo ao Brasil eu já tô contando que vc já está chegando em breve. Vc vai adorar rever São Paulo, mudou muita coisa, mas o caos continua o mesmo. Pode deixar que eu faço a sua readaptação ao Brasil....hehehehe É muito tempo em país desenvolvido q vc terá que lembrar como é aqui, como eu sei que vc ama a diversidade daremos muitas risadas....hahahahahaha
    Tem vários lugares legai pra gente ir!!! Podemos até fazer uma trip juntas....
    Bjos minha amiga e vem logo ao Brasil!!!!

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pela postagem! Eu adoro o Sukiya e o Gogo Curry aqui do Japao fiquei feliz em saber que jah tem lojas em Sao Paulo, quando eu voltar a primeira coisa que irei fazer serah comer no Sukiya e Gogo Curry de Sampa! hehehe

    ResponderExcluir
  4. ありがとうございました pela visita ao meu blog do 日本!!!! Eu amo comida japonesa, como ainda nao conheco o Japao ao menos ja conheco as comidas, adoro o Sukiya e o Gogo curry vai ficar pronto no final do ano! Dizem que nao eh igualzinho do nihon...mas eu adoro assim mesmo!
    イアラ

    ResponderExcluir
  5. A reportagem ficaria com nota 10 se informasse também o endereço.

    ResponderExcluir