domingo, 21 de março de 2010

As maiores taxas de suicídio no mundo

De acordo com a Organização Mundial da Saúde o suicídio está entre as 20 primeiras causas de morte no mundo para todas as faixas etárias. Todo ano cerca de 1 milhão de pessoas morrem por suicício, sendo o número de tentativas de suicídio muito maior.
O mapa a seguir apresenta a distribuição das taxas pelo mundo.

Observando-se a distribuição espacial das taxas por suicídio em vários países do mundo, pode-se perceber que a taxa no Brasil, assim como na maior parte dos países da América do Sul, é inferior a 6,5 por 100.000 habitantes.
EUA, Canadá, Portugal, Espanha, Alemanhã, Índia e Austrália apresentam taxa de 6,5 a 13 por 100.000 habitantes. França, Suécia, Rússia, China, Japão as taxas ficam acima de 13 por 100.000 habitantes. Os países do leste europeu apresentam as maiores taxas. Os países bálticos Letônia, Estônia e Lituânia possuem uma taxa de aproximadamente 42 por 100.000.
É interessante notar que esses países são vizinhos e possuem características históricas, socioeconômicas e políticas semelhantes.

A tabela a seguir apresenta os 10 países com a maior taxa de suicídio. Pode-se observar que a taxa entre os homens é maior em relação às mulheres. Nem todos os países seguem a regra, China e Índia apresentam elevadas taxas entre as mulheres.
No caso de tentativas de suicídio, a situação se inverte, as mulheres tentam mais que os homens.
Os fatores de risco segundo a OMS são:
a) Sócio demográfico:
  • Sexo masculino
  • Faixa Etária entre 15 e 35 anos e acima de 75 anos
  • Estratos econômicos extremos (altos ou baixos)
  • Solteiros ou separados
  • Migrantes
  • Isolamento social
  • Residente em áreas urbanas
  • Desempregados
  • Países onde a religião é proibida>países de religião asiática>países protestantes> países católicos romanos> países muçulmanos (>: significa "tende a cometerem mais suicídio que")
b) Psiquiátricos:
  • Depressão
  • Transtorno bipolar
  • Esquizofrenia
  • Transtorno de ansiedade
Sabe-se que mais de 90% das pessoas que cometem suicídio possui algum tipo de doença mental, sendo a depressão a doença mais comum. Logo, o tratamento dessas doenças seria uma medida de prevenção ao suicídio. Outras medidas de prevenção inluem acesso a armas de fogo, drogas, substâncias tóxicas.
Autor: Geógrafo Mestre Daniel Hideki Bando (danhideki@gmail.com)
PS:
1) Pessoal, abri espaço para o meu querido amigo geógrafo Daniel, ele estuda o suicídio e vai publicar um livro dentro de breve sobre o assunto com os resultados para São Paulo.
2) Ainda bem que na América Latina as pessoas se suicidam menos...hehehe Observem como os países de clima muito frio se suicidam mais...interessante!
3) Os homens se matam mais que as mulheres...hahahaha Adorei o item da religião! Muito interessante os fatores de risco!
4) Muito obrigada Daniel pelo post!!!!!! ARIGATÔ!!!!!!!

12 comentários:

  1. Nessa conclusão que países que tem climas mais frio tende ter mais suicídio que os demais, talvez haja alguma relação no isolamento da pessoas em suas casas, vi alguns relatos que países onde seus dias são mais curtos, ou seja, onde as pessoas tem a luz solar por pouco tempo tende sua população ter maior nível de depressão. Contudo o suicídio é algo extremamente complexo que envolve tanto a ordem Psicológica e sociológica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pow cara vc leu meus pensamentos!!! creio que eles são mais propícios a solidão pela consequência do frio!!! e consequentemente o isolamento deve de causar a mente homicida ou a depressão. Nada como um clima tropical ensolarado para relaxarmos, refletirmos enfim...viver feliz!!

      Excluir
  2. Acho que nao tem muita coisa haver com o frio e sim com a qualidade de vida, as pessoas tem tudo desde de cedo, mas nao tem algo para se apoiar, pra dizer por ex: "vou viver bem, por que Deus um dia me encontrará no paraíso...".
    As pessoas que são crentes em alguma coisa, são menos propennsas a fazer isso. Agora alguem que nao acredita nem em Deus, nem em Astrologia, nem em Budha, nem em nada, não vê sentido para viver.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. discordo...
      não da pra generalizar, eu não creio em nada e vejo motivo pra viver
      um motivo bem simples na verdade, eu gosto de viver.
      talvez estaticamente voce até esteja correto e ateus se suicidem mais, eu não sei, mais a afirmação "alguem que nao acredita nem em Deus, nem em Astrologia, nem em Budha, nem em nada, não vê sentido para viver." me parece errada por causa da generalização q faz

      Excluir
    2. Discordo tb, eu não acredito em nada superior e amo a vida. Por sinal respeito todas as vidas (humanas, animais e vegetais) e eduquei minhas filhas a ter respeito a todo sinal de vida (acredito na evolução). /// Acredito que ensinar a respeitar a vida num todo resultaria em excelentes resultados.

      Excluir
  3. Obrigada pelos comentários mesmo sem vocês se identificarem. Suicídio é a ponta do iceberg, ou seja há um somatório complexo que envolve desde a psicologia, a sociologia, a religião sim e também as áreas de clima frio. Na verdade é chocante falar que o clima também é um dos fatores...mas a ciência já comprovou que existe uma correlação, o que não significa que seja a principal causa.
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Olá Iarinha,
    na Europa, países evoluídos como a Suécia e a Finlândia têm altas taxas de suicídio. Embora a sociedade nórdica seja bastante evoluída tecnologicamente e relativamente à questão de regras sociais, a verdade é que possui momentos do Inverno com poucas horas de sol. Portanto, um dos problemas não será o frio mas a exposição solar. Socialmente tudo é perfeito mas as pessoas vivem isoladas e não partilham os momentos com amigos e familiares, outro problema.
    Agora, acontece que em países quentes, como o Brasil, também o suicídio está a aumentar, 36% em 10 anos, segundo Justiça & Saúde Floripa. O Brasil está a crescer economicamente, e talvez seja esse o problema: economia, produção laboral e saúde e bem-estar não se coadunam, certamente.
    O problema é grave, e não dá vontade de rir, mesmo que sejam os homens a abandonar a vida em maior percentagem do que as mulheres! Quem sabe não sejam as mulheres que andam a chateá-los e a levá-los ao desespero! ahahah
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sobre os homens cometerem mais suicídios que às mulheres pode ser uma variável significativa, pois os homens estão perdendo seu status de gênero dominante. As mulheres estão reivindicando os seus direitos sociais, o que é justo. E talvez esta mudança de paradigma pode estar deixando muitos homens desorientados. Aos poucos o homem vai perdendo sua condição de macho dominante, em função da igualdade de direitos.

      Excluir
  5. Iarinha, não leve a sério a brincadeira sobre mulheres e homens, a questão é que os homens não se sentem preparados para sofrer e acham que têm que ser fortes, caso contrário se não aguentam situações que consideram desonrosas o melhor será desaparecerem do mapa. Já as mulheres conseguem perceber que sofrer faz parte da vida (parto é sofrimento), no entanto têm muitas tentativas de suicídio não concretizado como forma de chamar a atenção dos homens... Assim se faz o mundo, mas é uma pena que as pessoas ponham termo à vida, pois em vez de ser uma solução acaba sendo um novo problema, tanto para quem parte como para quem fica.
    Abraço

    ResponderExcluir
  6. Imagina, não tive tempo de responder antes.
    Pode ser mesmo que a mulher deixa os homens malucos e aí o homem se suicida. Homens mais velho que perderam suas mulheres tendem a cometer mais suicídio, é verdade mesmo hehehe
    O que mostra na verdade a importância da mulher! Hehehe

    ResponderExcluir
  7. A mulher dá equilíbrio ao homem, isso que eu quero dizer!
    Saudações

    ResponderExcluir
  8. Conheço um estudo de 40 anos que envolve as desgraças atingidas pelo ser humano e sobre a inteligência, que levou aos planos físico e psíquico existentes no Universo e desconhecidos pela ciência física.
    Ao analisar o suicídio dentro do plano físico foi confirmada a constatação de que a maioria deles ocorre com a classe mais feliz; todavia, também foi constatado que o número de tentativas de suicídio é o triplo dos suicídios e que as tentativas atingem em sua imensa maioria as classes mais infelizes. E não se esqueçam que são as tentativas de suicídio geram graves sequelas, talvez até para toda a vida restante da vítima.
    Dentro desse enfoque e analisando agora sob a ótica do plano psíquico, como o resultado morte só é possível se a pessoa está vulnerável a ela, pode-se afirmar que os suicidas, que pertencem a classe mais feliz, está mais próximo das leis naturais psíquica do que aqueles que pretenderam se suicidar e não conseguiram.
    Laerte

    ResponderExcluir