terça-feira, 21 de janeiro de 2014

O uso do piercing pelas mulheres indianas!

Nessa minha viagem para a Índia eu observei muitas mulheres com piercing, desde crianças até senhoras de muita idade e fui percebendo que é muito normal e típico as mulheres usarem piercing na Índia. Toda hora eu comentava com a Doris e falava, nossa, olha aquela, olha outra....acho que de umas 10 mulheres que via na rua, umas 7 usavam piercing.  Olha essa senhora com o piercing na foto ao lado e abaixo. Essa foto é do Nepal e lá é muito comum as mulheres usarem o piercing também!
 
Eu fui pesquisar o significado do uso do piercing na Índia e descobri muitas coisas interessantes que vou resumir aqui. O hábito de perfurar o nariz com o piercing existe desde os princípios do hinduísmo há mais de 2.000 anos Parece que começou no Oriente Médio e chegou na Índia depois. Vi também mulheres muçulmanas com piercing em Mumbai...fiquei admirada! Antigamente só as mulheres das castas mais elevadas podiam usar como adorno, depois foi permitido em qualquer casta e não tem restrição de idade.
 
Uma outra coisa que eu havia reparado é que o piercing sempre estava do lado esquerdo. Em Udaipur conversando com uma família de artesãos  mais simpática do mundo, minhas dúvidas foram tiradas. Uma menina com um piercing e sua mãe me explicaram que o lado certo para a mulher colocar o piercing é o lado esquerdo do nariz porque é o lado da mulher, o lado da feminilidade. Aprendi também que elas usam em homenagem a deusa Lakshimi e em muitos casamentos indianos dependendo da região da Índia as mulheres colocam o piercing e de diferentes tamanhos e formas. Lembrando que Lakshimi é a deusa do amor, da beleza, da sorte e da riqueza. O piercing está muito associado a essa deusa!
 
Pesquisando mais descobri que na medicina ayurveda o furo do lado esquerdo está associado aos órgãos reprodutivos femininos e pode ajudar a diminuir a cólica menstrual e tornar o parto mais fácil.  Eu queria mesmo que diminuísse minha enxaqueca...hehehe
 
Eu não resisti a essa cultura e em Udaipur eu coloquei um piercing também. Quando eu encontrei essa família que me explicou que era tranquilo colocar que não ia doer eu combinei que no dia seguinte eu voltaria na loja-casa deles e colocaria meu piercing. Precisei de 24 horas para refletir sobre a ideia e criar coragem, mas já tinha muito claro que ia colocar o piercing.
 
No dia seguinte lá estava eu com a simpática família e me preparando para a colocação do piercing. Essa família foi muito especial, no serviram chai, nam preparado com ervas e feito por eles mesmos, uma simplicidade e simpatia sem igual que já vi na minha vida. O sr Sanjay Verma rapidamente colocou o piercing no meu nariz, confesso que doeu um pouquinho, até saíram lágrimas do lado esquerdo do olho mas fiquei contente com o meu novo adorno a moda indiana. Me senti mais próxima da cultura com o piercing. Achei que minha mãe ia brigar comigo, mas até ela que é super conservadora falou que ficou muito bonitinho meu piercing! rsrsrs
 
Essa foto foi do momento do furo....tive que fechar os olhos...rsrs
 O resultado!
Iara na versão Índia 2014, a henna também foi feita pela família, haviam muitas opções de desenhos e essas pinturas são muito usadas pelas indianas seja para ir a uma festa, uma noiva também pinta todo o braço com esses desenhos indianos lindos. Pena que assim que cheguei ao Brasil a pintura desapareceu...rsrsrs Se eu morasse na Índia eu ia viver com um desenho diferente por semana....hehehe Adorei!
 
Aliás eu super recomendo conhecer a família do sr. Sanjay Verma (nome do facebook também)para quem for em Udaipur e quiser conhecer e comprar os seus produtos. Os preços além de serem o preço real mesmo são feito por todos da família, isso é sensacional. A loja fica em baixo e a família vive na parte de cima. Todos os produtos da loja são bem feitos e eles são muito criativos, me senti tão a vontade que parecia que eu já era de casa. Eles nos ofereceram chai, pão artesanal, fomos muito bem recebidos. Na Índia faz parte da tradição receber bem as pessoas oferecendo algo para beber e comer, não se pode recusar de jeito nenhum, seria uma ofensa enorme. Eu que estava evitando comidas apimentadas tive que abstrair isso e comi um pão bem saboroso e bastante condimentado. Não podia fazer desfeita com essa simpática família!
 
Fomos convidadas a ficarem na casa deles numa próxima vinda, olha que máximo! Como não sei se um dia vou voltar, eu vou deixar o endereço deles aqui para que os brasileiros que estiverem por lá visitem a loja dessa família super simpática.
 
Renu Sanjay Verma é o proprietário e chefe da família- Ear piercing done here; Manufactures Silver Gold Jewellery fica na Battiyani Chohatta, Opp Hotel Kiran Palace, Udaipur - Rajastão.
Eles também oferecem aulas de pintura com hena e aulas de culinária indiana.
Telefone Mob 08107419940 ou 08107341635

Até o próximo post!

3 comentários:

  1. Achei Maravilhoso , Que máximo, Parabens ..a familia Parece Ser Muito Simpatica.

    ResponderExcluir
  2. Amei seu post. Desde a infância a Índia me chama muito a atenção. Geoiarinha, como posso entrar em contato com vc?

    ResponderExcluir