sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Índia: Chegada na megacidade de Mumbai e visita aos templos!

O aeroporto de Mumbai é enorme e muito bonito. Logo na imigração eu pude sentir o que chegar num país com mais de 1,2 bilhão de habitantes, um mar de gente e mais de 35 guichês. As roupas das pessoas são engraçadas porque já fica bem diferente do nosso acostumado padrão ocidental. Assim como provavelmente eles devem achar nossas roupas ocidentais estranhas também...rsrs imagino eu! Desde o embarque em São Paulo já haviam muitas pessoas com roupas bem diferentes! Na fila bem  atrás de nós tinha uma família do Lesoto, todos de branco e com um turbante na cabeça e as mulheres com véu. Eu fico esticando meu pescoço de curiosidade pra saber da onde as pessoas vem, se eu pudesse eu ia lá conversar para saber mais do país...rsrs Foi bem rápida a imigração até porque a fila era gigantesca, eu nunca vi uma imigração tão lotada quanto a de Mumbai, uma multidão de gente, isso foi bem interessante! A imigração foi mais fácil que o preenchimento do formulário para o visto, tudo me pareceu bem burocrático na Índia, mas até que a imigração foi bem tranquila!
Antes de pegar as malas, eu tinha que ir ao banheiro. Pra quem já me conhece sabe o quanto sou uma torneira ambulante e vou toda a hora ao banheiro. Já haviam as histórias de que os banheiros na Índia são sujos e não tem papel higiênico. Eu precisava checar essa informação, eu faço uma espécie de inspeção pessoal sobre banheiros ao redor do mundo! Sou especialista em banheiros...rsrsrsrs! Mas foi bem tranquilo, no aeroporto os banheiros eram limpos e tinha papel higiênico! Eu sabia que essa megacidade cosmopolita não ia me decepcionar! 
 
Já tínhamos contratado um transfer com nosso hotel e lá estava o funcionário do hotel com o nome do meu amigo Mário na plaquinha. O aeroporto de Mumbai fica a 40 km de Colaba, o bairro mais central e turístico da cidade onde ficamos hospedado. Durante o trajeto logo pelas 6 horas da manha já haviam muitas pessoas nas ruas. E tinha comércio de verduras em vários pontos da cidade. Haviam viadutos por todos os lados e muitos minhocões como em São Paulo. Haviam muitas pessoas dormindo na rua e até mesmo na frente do nosso hotel, do nosso quarto dava pra ver 5 pessoas dormindo do outro lado da calçada. Outra coisa que chamou a atenção foi o barulho da buzina, muita, muita, muita buzina! Piiiiii, piiiii, piiiii multiplicado por mil!
 
Nosso hotel fica bem próximo de um dos hotéis mais famosos da Ásia, o Taj Mahal hotel que sofreu um atentado com bomba anos atrás. Em muitos lugares que entramos tem inspeção de bolsa e detector de metais, isso aconteceu na Etiópia também! Ao redor do nosso hotel havia um barraquinha de camelô ao lado da outra, um mar de camelôs e um espaço bem pequeno para andar. Logo avistei um Mc Donald's e eu queria muito conhecer as opções vegetarianas na Índia, foi onde jantamos na noite do dia 31, comi um mc veggie e adorei o hambúrguer vegetariano, é cheio de legumes, na verdade, são legumes prensados na forma de hambúrguer.  Adorei o Mc Donald's da Índia!
 
Caminhando pela cidade já me emocionei de ver uma cidade toda arborizada e com aqueles milhões de tuc tucs e muita buzina, igualzinho como mostrados nos filmes. Andamos por uma rua que se chamava Mahatma Gandhi e meu olho encheu de lágrima. Desde criança meu pai sempre falava do Gandhi...mal sabia eu que mais tarde nosso guia nos levaria para conhecer a casa onde Gandhi viveu em Mumbai. Eu nem sabia que ele tinha vivido uma época alí em Mumbai e não estava no guia essa importante informação. Foi sensacional conhecer a casa e saber que o dinheiro do museu e dos souveniers vão para a associação do Gandhi. Eu comprei um cd com as músicas favoritas do Gandhi! Fiquei novamente bastante emocionada de estar alí na casa onde esse grande homem morreu! 
 
 
Minha amiga Dóris queria ir a alguns templos, um deles era o Templo de Lakshimi (foto ao lado)  a deusa da fortuna, fonte de toda a fartura, beleza e saúde e por essa razão  estava lotado de gente justamente porque era dia 31, desistimos e fomos a outros templos. 
 
Visitamos o templo de Ganesha que também estava lotado. Ganesha é reverenciado em todos os lugares que passei e ele é o deus da properidade, sucesso na jornada,  removedor dos obstáculos e todos os comerciantes tem um Ganesha porque ele é muito bom para os negócios prosperarem.
 
Nosso motorista em Delhi tem uma Ganesha no carro e em muitos estabelecimentos também tem, eu vi em mais de 90% das vezes! Imagina se a partir de agora não terei um Ganesha na minha agência de viagens...rsrsrs!
 
Em todos os templos é preciso entrar descalço e não pode tirar foto. Compramos uma oferenda para Ganesha que consistia num côco inteiro e doces. A fila para fazer a oferenda é separada entre homens e mulheres e dá pra entender motivo, é um empurra-empurra danado, mil vezes pior que a 25 de março, mas foi uma experiência sensacional! O importante é conseguimos fazer a oferenda no último dia do ano de 2013 para entrar em 2014 com todas as energias positivas da tradição indiana. Uma vez que entregamos a oferenda nós recebemos outra cesta com o côco quebrado e com os doces já abençoados.  Minha amiga me explicou que o côco inteiro com a casca representa o ego e o côco dentro representa a doçura do ser.
 
Por isso na oferenda a Ganesha fazemos a oferenda de um côco inteiro e recebemos do purjari ou brâmane, que abençoa as oferendas, o côco quebrado já abençoado, como uma forma de nos abrir para o nosso verdadeiro eu. A minha leitura é que entregamos a nossa dureza e depois com o côco quebrado nos abrimos para receber a benção de Ganesha. Seja como for, fiz o ritual e adorei essas explicações. Nesse templo entramos descalços mas tivemos que deixar nossos sapatos com umas pessoas que cobram para guardar os sapatos. Na volta, as pessoas tinham ido embora e nossos sapatos estavam lá nas calçadas de Mumbai largados....foi bem engraçado. Andar descalça em Mumbai foi bem diferente, mas lá é bastante normal, adorei a experiência nas ruas e no templo de Ganesha.
 
Ainda terei mais dois dias inteiros em Mumbai na minha volta do Nepal, mas já deu pra sentir um pouco dessa megacidade!
 
Nosso ano novo foi em Mumbai em frente ao Portal da Índia, foto ao lado e ao hotel Taj Mahal ( foto abaixo). Fogos de 5 minutos e pronto! Voltamos ao hotel logo após os fogos porque tínhamos que acordar cedo para pegar o vôo para a segunda maior cidade da Índia: Delhi! 
 
 
 
Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário