quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

A caminho das Índias!

Estou na estrada do Rajastão, um dos estados mais turísticos e famosos da Índia.  Agora exatamente estamos a caminho da cidade de Uddaipur e vai ser a primeira cidade que vamos ficar 2 dias numa mesma cidade. Até agora desde que saímos do Brasil dormimos cada noite em um lugar, estou me sentindo meio gipsy...cigana rsrsrsrsrs Depois de 10 dias viajando também me sinto mais segura para escrever um pouco dessa maravilhosa experiência na África e na Índia!
 
Os amigos mais próximos sabem o quanto eu adoro um planejamento, de viagens então nem se fala, abaixo é o mapinha que fica na minha sala onde faço meus planejamentos! Mas também amo os imprevistos de viagens, acho que é uma das coisas que fazem mais sentido ainda numa viagem. Nosso primeiro imprevisto começou logo no check in no aeroporto em São Paulo quando a atendente nós informou que devido a um atraso iríamos perder a conexão de Addis Ababa na Etiópia para Mumbai e teríamos que dormir na Etiópia e esperar 24 horas pelo próximo vôo. Resultado: perdemos um dia em Mumbai mas ganhamos um dia em Addis Ababa! Ou seja, tive a grande oportunidade de passear um dia na capital etípope, um presente de natal bastante inesperado mas que amei conhecer!
 
O mais antigo ancestral humano também foi encontrado lá, é de uma mulher e se chama Lucy e na foto estou na entrado do museu que explica toda a importância da arqueologia da Etiópia para o mundo, foi sensacional conhecer esse museu; Outra coisa interessante nesse país, o idioma na Etiópia é o aramaico, o idioma de Jesus! Parece que os vestígios da arca de Noé foram encontrados na Etiópia, me senti meio no início de tudo.
 
Assim que desembarcamos no aeroporto na Etiópia e tivemos que emitir nosso bilhete para o dia seguinte e pegar o shuttle para o hotel sentimos o que é realmente o atendimento nos países africanos. Amigos ja tinham me dito como eram as coisas na África. Ninguém respeita a fila, todos se aglomeram no balcão jogando o bilhete para a atendente. Eu já sabia que era assim e não tinha outro jeito a não ser nos espalharmos até conseguir ser atendido.
 
O mais legal dessa experiência foi ver a reação de 2 ingleses nessa confusão. Um deles gritava no balcão dizendo que perdeu a conexão para o Quênia e o transfer de 500 dolares para o Kilimanjaro e exigia que a cia aérea esse valor. O outro inglês deu um grito quando dois africanos entraram na frente dele. A fila que os dois ingleses estavam eram da business class. Nós brasileiros na fila dos passageiros de classe econômica acabamos sendo atendidos primeiro que os ingleses! Demos muita risada! Mas eu entendo porque esses ingleses se estressaram, na Europa em geral tudo funciona tão perfeitinho que é um choque ver aquela bagunça num aeroporto africano! 
Durmimos num hotel bem bacana em Addis Ababa e no dia seguinte contratamos um motorista para dar uma volta pela cidade. A ideia inicial era pegar um taxi que nos deixasse na praça central e fazermos um tour a pé sozinhos e depois contratar outro taxi para nos levar de volta ao hotel! Depois de meia hora pudemos entender porque o motorista não queria nos deixar sozinhos e dizia que ele nos levaria para os principais lugares. Não dava mesmo para ficar sozinhos, nós chamávamos muita atenção e mesmo no carro as pessoas vinham nos pedir dinheiro toda hora! Quando saíamos do carro também, todo minuto nos seguiam. É muito triste ver as crianças pedindo dinheiro, meu coração ficou partido todas as vezes que uma criança vinha! Esse assédio de pessoas pedindo dinheiro é o tempo todo mesmo, não tem um minuto que ficamos sem ser abordados. Dentro do taxi as pessoas vinham batendo na nossa janela...foi bem chocante isso!
Acho que toda vez que alguém falar não pra mim, nao vou ficar nunca mais triste depois de ter que falar não para todas essas crianças etíopes! Elas faziam gesto de que era para comer mas víamos os adultos ao lado pressionando as crianças...é bem triste!
Pude perceber que infelizmente não conseguimos mudar a natureza das coisas. Sei lá, as coisas são como elas são e não tem nada naquele momento que eu possa fazer efetivamente para mudar a vida daquelas crianças e daquelas pessoas. Ficou muito claro pra mim uma pobreza escancarada por todos os lados. Muita poeira, sujeira, pessoas descalças aos montes, nada similar no Brasil que eu tenha visto. Abaixo estão Mário, Doris, eu e meu irmão Ronaldo em frente a universidade de Addis Ababa.
Terminamos nosso tour na principal catedral da cidade, ortodoxa. Chegamos exatamente durante uma cerimônia toda falada em aramaico. Homens e mulheres ficam em lados opostos. Todas as mulheres usam véu branco. Nós tivemos que colocar o véu! Para quem chega atrasado não é permitido entrar no templo e a pessoa acompanha do lado de fora porque os autofalantes ecoam para fora da igreja também.
Depois de um determinado momento uma senhora me convidou para entrar e pude ver o altar típico de uma igreja ortodoxa. Estou gostando cada vez mais das igrejas ortodoxas e acompanhar uma celebração em aramaico foi bem emocionante. Parece que é o único país que se fala o aramaico! 
 
Quando chegamos no hotel ainda demos uma volta até um pequeno Shopping e um mercado. Fomos seguidos, as pessoas pedem dinheiro toda hora mas nada nos aconteceu. No mercado fomos direto na parte do café, pra quem não sabe a origem do café, a primeira muda de café veio da Etiópia! Não poderia ir embora desse país sem levar um pacote de café típico da Etiópia já que gosto tanto de café.
 
E assim foi nossa rápida visita a Addis Ababa! Tudo bastante surpreendente e absolutamente diferente de tudo que já vi antes, deu pra sentir um pouco do que é essa triste realidade africana. A noite embarcamos e seguimos rumo a maior cidade da Índia: Mumbai. Como sou uma eterna apaixonada por megacidades, foi a melhor maneira de terminar o ano de 2013! Sobre a Índia, aguardem o próximo post! rsrsrsrs
 
Namastê amigos!
 
PS.: Escrevi esse post no iPod dentro de um carro passando por estradas tortuosas e buracos...fiquei até tonta, mas consegui escrever! Espero que vocês curtam o post!

Um comentário:

  1. Que experiência incrível amiga! Realmente a gente só entende algumas das coisas nesse mundo depois de ver e sentir na pele. Estou aqui no aguardo de mais posts! :)
    Bjoss and be safe!

    ResponderExcluir