sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Índia: Deserto de Thar

Depois de Bikaner seguimos rumo a um vilarejo próximo  de Jasailmer onde fica o deserto de Thar ou também conhecido como grande deserto indiano. É uma aventura percorrer as estradas indianas e o tempo todo tem animais no meio da pista como na foto ao lado. Vaca e boi foi o animal que mais vimos por aqui, de acordo com minha estatística, todos os dias vimos pelo menos uma vaca ou um boi passando. Esses animais são encontrados em todas as cidades e nos pontos turísticos. No começo eu tirava tanta foto, depois fui me acostumando. Cheguei a pensar que vou sentir falta de ver uma vaquinha passando quando eu estiver em São Paulo...rsrsrs
 
Nessa região avistamos um grande parque eólico de onde vem a energia para as várias cidades do Rajastão, mas não são todas as casas que tem energia elétrica. Uma outra coisa que virou rotina no nosso tour é ver no início da noite as pessoas fazendo fogueira na frente de casa para se aquecerem. Depois também após minha estatística, vimos fogueira todos os dias, inclusive aqui em Mumbai. Nessa região nesta época do ano não costumava ser tão frio, mas a frente fria do Himalaia estava todos os dias dando o ar da graça, durante o dia estava bem agradável mas à noite fazia muito frio. Vale dizer que estávamos muito perto do Paquistão, uns 50 Km da fronteira e a 70 Km da megacidade Karachi...Infelizmente não será possível conhecer todas as megacidades, não se pode querer tudo....hehehe

Na foto eu gostei muito de ver aquelas mulheres muito simples usando suas tradicionais roupas indianas coloridas e muitas mulheres cheias de pulseiras, brincos e colares. Em muitos lugares na estrada as crianças davam tchau, nos observavam, era bem legal isso. Outra coisa, almoçamos todos os dias nos restaurante beira de estrada e todos foram muito bons e limpos, mas até para ir ao banheiro temos que dar gorjeta. No começo não incomodava mas depois de um tempo vai cansando isso, até quando não era para pagar eu achava que tinha que pagar. Isso é uma coisa que pesa muito aqui na Índia, as pessoas te ajudam já pensando na gorjeta, enfim a cultura é assim e isso vai estressando ao longo da viagem. No Nepal também tem muito dessa cultura da gorjeta.
 
Eu lembro muito de dois médicos que tinham visitado a Índia e o Nepal e que falavam muito disso, é o tempo todo dando gorjeta, hoje eu deixei um cara falando sozinho aqui em Mumbai que disse que só poderíamos entrar no mercado com guia....ah foi o fim pra mim, se nem em Barcelona, Singapura e em São Paulo que tem aqueles mercados lindos não tinha isso, não será nessa Índia que vão me cobrar! Chega uma hora que cansa...rsrsr!
 
Logo que chegamos no deserto fomos fazer o tradicional passeio de camelo que estava no nosso pacote e ver o pôr do sol. Vimos muitos camelos não só usados para passeios como também como meio de transporte de pessoas e carga. Eles são bem dóceis e bonitos. Olha como estou cada vez mais próxima dos animais Patty Vieira!
 
 Abaixo temos um estacionamento de camelos no meio do deserto.

Abaixo sou eu fazendo graça com o pôr do sol no deserto, o sol em minhas mãos! Adoro ficar fazendo testes com fotos...rsrsrs
A noite tínhamos uma janta típica indiana e vimos uma dança indiana e depois participamos da dança ao redor do fogo como na foto abaixo. Na típica comida indiana se come com a mão...eu caí na besteira de pedir garfo....hahaha e a resposta do atendente foi: aqui se come com a mão. Ainda bem que tinha uma colher lá...rsrsrs Lembrei que os indígenas também comem com a mão! Descobri que sou muito ocidental....rsrsrs
 
Depois da jante e da dança tínhamos duas opções no nosso pacote de hospedagem: dormir no deserto ou dormir nas cabaninhas abaixo. Ficamos refletindo bastante e nós empolgamos com a ideia de dormir no deserto, mas pensando na provável friaca e sabendo que eu a Doris sentimos muuuuuuuito frio, desistimos da ideia. As cabanas são com suíte e água quente, nada como um conforto depois de uma certa idade, sinto que estou ficando velha...rsrsrs. Eu amo aventuras mas passar frio é uma aventura que não ia me deixar feliz. Na verdade se não fosse a frente fria do Himalaia nessa época do ano não seria tão frio. Até o Mário e meu irmão sentiram frio dormindo na cabana.

Agora a viagem está chegando ao fim e estou aguardando dar o horário para ir ao aeroporto de Mumbai, é hora de voltar para casa! Foi sensacional ter conhecido a Índia e o Nepal. Sem a menor sombra de dúvidas eu tenho um fascínio muito grande pela Ásia e vir pra esses lados sempre vai renovar minhas energias. Na verdade duas regiões me fascinam: América Latina e Ásia, meus favoritos fazendo um balanço geral. Claro que não poderia deixar de dizer o quanto o Brasil é um país sensacional, toda a minha volta ao Brasil eu fico super feliz e meu olhar muda bastante. Fora do Brasil temos que abstrair muitas coisas e nos adaptar cada dia a uma nova situação totalmente fora da rotina e isso é muito bacana. A rotina pra mim me faz mal, talvez por viajar tanto, em São Paulo eu faço mil coisas diferentes, troco o caminho, entro em lugares novos, ando por ruas que nunca andei para não perder esse espírito da descoberta do novo. Acho que em vidas passadas eu devo ter sido uma viajante, uma beduína...sei lá, mas entendo também o quanto tem muitas pessoas que se acomodam e se acostumam com a mesma rotina e frequentam os mesmos lugares sempre. Eu acho de verdade muito bacana e fico até admirada, mas eu não consigo ser assim.
 
Enfim, fiquei viajando aqui nas ideias....rsrsrs Estamos na expectativa da nossa super e longa viagem de volta, na vinda tivemos a emoção de parar na Etiópia, estamos esperando quem sabe dar um atrasada no vôo em Lomé no Togo para conhecermos essa cidade.....rsrsrs Agora será Mumbai-Addis Ababa-Lomé- Rio de Janeiro e finalmente a minha querida cosmopolita e megacidade São Paulo!
 
Acho que os próximos post serão do Brasil! Até breve amigos!

2 comentários:

  1. Índia: a gorjeta é culturalmente importante por lá, já que os ricos costumam ser generosos com os menos favorecidos. Resquícios do British Empire.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeita teoria e na prática a coisa é muito pior só que vc pode imaginar, temos que dar tanta gorjeta, tanta gorjeta que até no sonho eu dava gorjeta, até em são paulo fico achando que tenho q dar gorjeta...é muito desgastante

      Excluir