sábado, 25 de janeiro de 2014

Nepal, a meca do trekking e reflexões sobre felicidade!

Já escrevi sobre a Etiópia e a Índia no blog e estava faltando escrever sobre o Nepal! Incluir o Nepal nessas férias foi uma das melhores coisas que já planejei. Confesso que fui super influenciada a conhecer esse país por 2 médicos do Rio de Janeiro numa janta em Bangkok há 2 anos atrás. Eles me contaram das trilhas que eles fizeram lá e adoraram o país.  Fiquei completamente encantada e tinha colocado que em algum momento iria visitar esse país. Lendo também o blog viagem a fora sobre a Índia eles recomendavam incluir o Nepal. Esse combinado Índia e Nepal está altamente recomendado por essa blogueira e apaixonada por lugares! Também tive uma influência enorme e uma aula de Nepal com uma querida amiga que viajou com o marido para fazer a trilha do Anapurna para os lados de Pokara nos anos 90 quando não tinha essa facilidade da internet.  Lembrei também que o economista Jim O'Neill já passou férias alí e gostei do relato dele também. Todas essa pessoas me influenciaram positivamente para querer conhecer o Nepal!
 
O Nepal é a meca dos viajantes aventureiros e amantes de trekkings, fato incontestável! Já é um dos meus países favoritos! Apesar de não ter tido tempo suficiente para fazer uma trilha eu obtive muitas informações interessantíssimas sobre as diversas trilhas possíveis de se fazer para qualquer quantidade de dias. Comprei um livro guia com 25 trilhas todas bem detalhadas e tenho ficado hipnotizada lendo esse livro, meus companheiros de viagem falaram que é uma ótima forma de eu não entrar em lojas! "bota um guia na mão da Iara"....rsrsrs por que será? Adoro guias e trouxe uma porção de materiais desses lados. Aliás os amigos vem trazendo materiais de vários lugares do mundo pra mim, fico tão contente! Suriname, Guiana, Nova Zelândia, Austrália, Bali...adoro! É bom ter amigos que viajam bastante também!

Nessa foto, assim como na Índia as comidas de rua são SEMPRE entregues numa folha de jornal, eles desconhecem guardanapo. Eu morria de rir vendo eles entregarem o salgado no jornal, é a coisa mais normal do mundo...pra eles! rsrsrs Se vocês repararem bem tem uma notinha em nepalês falando do Neymar. Salgado de rua embrulhado no jornal com um toque brasileiro da fotinho do Neymar foi sensacional!
 
Apesar de não ter tido tempo para fazer uma trilha, uma opção que eu sabia que existia era fazer um passeio de avião para ver o Everest, foto ao lado, até porque eu só tinha 3 dias nesse país. A princípio pode parecer que não tem a menor graça ver o Everest do avião,  que talvez fosse mais interessante fazer a trilha até o campo base do Everest como muitos fazem, claro que haja condicionamento físico também!

Essas coisas mais roots eu deixo para minha amiga Andreia....rsrsrs brincadeirinha rsrsrs Mas depois de ter visto as Cataratas de helicóptero no começo das férias eu tinha certeza que não ia ser bobeira ver o Everest de avião e super recomendo para quem tiver poucos dias em Kathmandu. Muitos já brincaram que comecei as férias nas Cataratas e terminei no Everest...pior que foi isso mesmo e ainda teve de brinde a Etiópia! Eu não tinha planejado os três...foi acontecendo! Claro que eu adorei tudo isso ter acontecido!

Nosso grupo no avião da buddha air!

O dono de uma agência de viagens e de um hotel no Nepal, que agora é meu contato para uma próxima ida e até mesmo para indicar a quem estiver interessado, foi sensacional, me explicou tudo! Nepal, Tibete e Butão sem mistérios agora. Combinar o Nepal com um desses outros países também vale super a pena. Com certeza eu me animei muito com uma futura volta e estou bem amparada para futuros planejamentos para esses lados.

Sobrevoar o Everest e ver toda aquela cadeia de montanhas do Himalaia é sensacional, o avião vai a 40 mil pés (12 Km do chão aproximadamente) e ficamos quase na altura das montanhas. No avião da empresa chamada Buddha Air o serviço é sensacional, todos tem a chance de ir até a cabine para conversar com os pilotos que nos mostram exatamente onde está o Everest e outros picos. Antes ainda, recebemos um folder com os nomes de todos os picos que sobrevoamos. Avistar o Everest foi uma das melhores sensações que já tive na minha vida, será inesquecível ainda mais para quem ensina Geografia. O passeio todo dura 1 hora e todos saem do avião extasiados de alegria. Para completar o passeio, assim que desembarcamos do avião ganhamos um certificado que vimos o Everest, nem acreditei, ainda posso provar para meus alunos...rsrsrs! Posso dizer que vi o Everest bem pertinho e ainda tenho um certificado, foto abaixo....hahahaha Enfim, foi tudo absolutamente perfeito.


A cidade de Kathmandu é muito bacana, sentimos uma atmosfera mais serena que na Índia, além de ter muitos monges por todos os lados. Uma coisa que achei engraçado é que o país faz racionamento de energia, esta que é adquirida da Índia.

Como o país não tem dinheiro o suficiente para comprar a energia para 24 horas do dia, eles fazem racionamento e em muitos lugares encontramos velas no banheiro. Há lâmpadas que são movidas por gerador  nos quartos, mas no banheiro do nosso hotel não tinha luz e tudo bem. Pode ser o mais chic dos hotéis ou nos restaurante, isso é normal também. Muitos restaurantes são a luz de velas, um rústico-romântico, adorei!

A energia só funcionava das 23h até às 5h da manhã e depois desligava! Nas ruas pela manhã bem cedinho é uma escuridão só, mas as pessoas andam tranquilamente e os faróis do carro fazem a iluminação das ruas. Achei interessantíssimo isso mas ainda estou intrigada de como ele lidam bem sem energia elétrica full time! Talvez porque não precise mesmo, só em setores mais específicos. Basta um gerador tudo bem....na Amazônia também é assim , tudo funciona por gerador.
 
Os mercados  e as lojas no Nepal são maravilhosos, tudo para o trekking tem em Kathmandu e os preços são absurdamente em conta. Ficamos horas nos mercados passeando! Eu nunca vi em nenhum outro lugar do mundo artigos para o trekking com preços tão baratos como lá. Eu comprei vários artigos para meus trekkings e se tivesse mais dias compraria mais....hehehe Meus trekkings no Brasil que me aguardem, tudo novinho! Esse ano farei mais trekkings que o ano passado, esse é o plano para 2014! Leia bem essa frase Fernanda....rsrsrs
 
A atmosfera do trekking, as pessoas de vários lugares do mundo, aqueles mapas com milhares de rotas de trilhas, aquelas montanhas que tiram o fôlego só de olhar, os monges budistas com suas canções, os restaurantes top of the roof como na foto , a simplicidade e a simpatia dos nepaleses me fizeram colocar o Nepal entre os países que com certeza voltarei. O Nepal será especial também porque é meu país número 25....rsrsrs Muitos me perguntam se eu quero conhecer o mundo todo e eu sempre digo que não. Nunca tive essa pretensão, mas a certeza é que eu aprendi muito com todos esses países.
 
É difícil explicar o que causa dentro de mim conhecer tantos lugares. Deve ser uma energia, uma força motora que sempre impulsiona a querer conhecer cada vez mais lugares e também pessoas. Essas pessoas locais que vivem de maneira muito simples mexem comigo e vejo que eles são felizes sim, do jeito deles  e com o que eles tem.  Acredito que uma viagem deve te tornar uma pessoa melhor em vários aspectos, principalmente no quesito "ser mais humano".  Esse "ser mais humano" acaba mudando meu ponto de vista sob muitos aspectos e vejo como tem gente mesquinha que temos que lidar. Todo esse aprendizado me faz cada dia mais uma pessoa um pouco melhor e me faz perdoar e  respeitar cada vez mais as pessoas e sua individualidade que não tem nenhuma relação com individualismo. Ninguém muda ninguém, cada um é do jeito que é e isso precisa ser respeitado. Eu busco sempre ser uma pessoa melhor, mesmo com muitos defeitos (mas muitos defeitos mesmo...rsrsrs), vou consertando cada um deles pouco a pouco ao longo da vida e me tornando cada vez melhor. Além disso, chego a conclusão de que para ser feliz não podemos ter medo do novo, de errar, de querer, de aprender, de sonhar...tudo na vida é válido quando você se propõe a encontrar a felicidade! Mesmo que você erre, porque errar um dos caminhos para encontrar a felicidade.

Uma linda paisagem, um sorriso sincero, um aceno de mão, as pessoas que pedem para tirar foto com você porque te acha diferente, um beijo jogado para você de uma menininha nepalesa (foto), uma criança indiana que corre para te abraçar e brincar com seu rosto sem nem te conhecer  e muitos mais exemplos me tornam a pessoa mais especial e feliz do mundo. Entendo que a felicidade não está necessariamente nesses lugares mas sim em como eu me permito que essas situações se internalizam dentro de mim e me fazem respeitar e perdoar cada vez mais as pessoas que passarem pelo meu caminho.

Uma pessoa pode viajar para vários lugares e não se sentir feliz. Ou então uma pessoa pode conhecer lugares e se sentir feliz no momento e quando volta continua sendo a mesma pessoa mesquinha e egoísta. Eu acredito que a viagem deve entrar em você como uma nova fonte de energia que muda tudo internamente e nem sempre as pessoas vão entender porque você tem determinada atitude. Flexível é algo difícil de ser, mas quando erramos  o caminho,  enfrentamos contratempos, trombamos com gente simpática, gente grossa, encontrar lugar sujo ou limpo, tudo isso a gente tem que saber lidar, temos que ser flexíveis e ponderar bastante tudo isso e transpor  tudo isso para nossa vida diária também. Saber lidar com situações e pessoas diversas não é tarefa fácil, e só quando me conheço mais é que começo a entender mais o outro. Para completar o que tenho aprendido com a meditação, a felicidade está em mim mesma e só depende de como eu enxergo e lido com determinadas situações e a  meditação é um caminho para encontrar o equilíbrio de tudo isso e então a felicidade!

É isso...eu gosto de escrever um pouco, vocês já devem ter percebido...rsrsrs Fica aqui meu carinho  e algumas fotos desse incrível país chamado Nepal!

 
 
 
Ainda tem alguns posts para escrever, mas agora vai demorar um pouco mais para eu postar aqui. É hora de voltar ao trabalho e focar objetivamente nisso. Até os próximos posts!

Nenhum comentário:

Postar um comentário