quarta-feira, 23 de junho de 2010

Distribuição da pobreza no mundo

Hoje nós somos 6,8 bilhões de habitantes no mundo distribuídos geograficamente da seguinte maneira:
  1. 60% estão na Ásia = aproximadamente 4 bilhões
  2. 15% estão na África = aproximadamente 1 bilhão
  3. 13% estão na América = aproximadamente 923 milhões (sendo 342 milhões na América do Norte e 581 milhões na América Latina)
  4. 10% estão na Europa = aproximadamente 684 milhões
  5. 0,5% estão na Oceania = aproximadamente 34 milhões
Todos esses números são para tentar entender o que significa 1,4 bilhões de pessoas vivendo com menos de 1 dolar por dia. Esse é o dado do Banco Mundial em 2005, ou seja, 20% ou um quarto da população mundial vive na mais absoluta pobreza. Olhando para os números acima seria um pouco mais que a população do continente africano inteiro! Se você olhar para o mapa-mundi verá que esse número não é pouco!



Apesar desse número ser espantoso, em 1981 haviam 1,9 bilhões vivendo com menos de 1 dolar por dia, na época isso representava aproximadamente 40% da população mundial. Isso não significa que hoje a situação esteja melhor....mas sim menos pior! A tendência, segundo o Banco Mundial, é de redução da pobreza a longo longuíssimo prazo!


Olhando para o gráfico, a região que mais teve redução da pobreza foi o Leste Asiático e Pacífico nos termos do Banco Mundial, ou o mesmo que Sudeste Asiático.
O sudeste asiático é composto por Indonésia, Camboja, Filipinas, Laos, Malásia, Mianmar, Singapura, Tailândia, Brunei, Timor Leste e Vietnã.


A redução da pobreza nesta região está diretamente relacionada a instalação de indústrias multinacionais voltadas para exportação. Elas se instalaram na região aproveitando a oferta de mão-de-obra e para quem não tinha nada o pouco que essas indústrias pagavam já permitia sair das estatísticas da linha da pobreza.


Eu fico pensando....tem tanta desigualdade no Brasil e na América Latina, mas olhando para o gráfico, a pobreza sempre esteve em torno de 11,5% e 8,4%. Até que não estamos tão mal assim! A situação deve ser muito pior na África sub-saariana, sul da Ásia e sudeste asiático, tenho essa impressão apesar de não conhecer nada por aqueles lados.
Em 1981, 51,8% dos chamados países em desenvolvimento viviam abaixo da linha da pobreza, em 2008 foi para 25,2%. A China em 1981 tinha 84% e em 2005 foi para 15,9% da população vivendo com menos de 1 dolar por dia. A Índia em 1981 tinha 59,8% e em 2005 tinha 41,6% da população vivendo com menos de 1 dolar por dia. O Brasil tinha 8,8% em 1990 e 4,2% em 2005 vivendo com menos de 1 dolar por dia.

Enfim, essa é a distribução da pobreza no mundo em que vivemos.

OBS.: O dado da série do gráfico e do texto fazem parte do relatório de 2008 do Banco Mundial

4 comentários:

  1. Trabalho com interesse para quem se interessa pelas pessoas e não se quer deixar enganar!
    Peço licença, sem esperar pela resposta, para publicar no blog do Rotary Club da Póvoa de Varzim, Portugal, aqui:
    http://rcpvarzim.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Sem problemas, eu só corrigi o dado da China e Índia que estava com 2008 e na verdade é 2005.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Obrigado e também já corrigi.
    Há outro blogue que copiou do meu (copia quase tudo):
    http://scmtorresvedras.blogs.sapo.pt/

    ResponderExcluir
  4. Quer você queira ou não, todos nós estamos envolvidos no que acontece no mundo. Qualquer que seja nosso padrão de vida, todos nós vemos um grande número de pessoas que tem um padrão de vida que ultrapassa qualquer proporção. Como se a pobreza não existisse. Entretanto, o fato de que a maioria dos habitantes deste planeta vivem na pobreza e que milhões estão sofrendo de fome, isto é nossa responsabilidade. Talvez seja necessário prestar atenção às causas reais para este desequilíbrio, a tomar consciência da grande necessidade de tomar ações que possam ser um encorajamento para uma melhor distribuição de riqueza entre as pessoas. "Cada consciência individual pode, por si só, tornar-se um incentivo para outros seguirem o bom exemplo e, desta forma, contribuir para uma visão coletiva, capaz de mudar o mundo inteiro." (Alex Mero)

    ResponderExcluir