domingo, 6 de junho de 2010

Perspectivas de trabalho num futuro...próximo!

Muitos jovens me perguntam sobre as perspectivas do mercado de trabalho brasileiro. Vou falar de uma área que tende a crescer muito no Brasil daqui pra frente: Pesquisa e Desenvolvimento, conhecida pela sigla P&D.

Saiu hoje nos principais jornais do país que a IBM vai instalar um centro de pesquisa no Brasil no eixo Rio- São Paulo. Os centros de pesquisa da IBM estão:
  1. Almaden na Califórnia- EUA
  2. Austin no Texas - EUA
  3. China
  4. Haifa - Israel
  5. Índia
  6. Tókio - Japão
  7. Watson - Nova York
  8. Zurique - Suiça
  9. e futuramente o eixo São Paulo-Rio de Janeiro - BRASIL
Havia outros 2 lugares pleiteando a sede desse novo centro de pesquisa da IBM, um era a Austrália e outro um dos 7 emiradozinhos árabes, mas o vencedor foi o Brasil, o eixo São Paulo-Rio. A Austrália é um país grande mas longe geograficamente de tudo e o outro é pequeno demais para a grandiosidade de um centro de P&D da IBM...hehehe. No meu ponto de vista é óbvio os motivos que levam a IBM se instalar no Brasil: Copa do Mundo, Olimpíadas, Pré-Sal, riquezas minerais, crescimento econômico e outras cositas mas.

Esse ano a General Eletric também anunciou que vai instalar seu quinto centro de pesquisa e desenvolvimento aqui no Brasil. Essa área no Brasil não é boa, trabalhar com P&D é um muito raro no Brasil hoje, não há muitas oportunidades e muito pouco incentivo do próprio governo. A conceito de pesquisa e desenvolvimento tem muito que avançar no país, o Brasil investe apenas 1,1% do PIB para P&D, países como EUA investem 2,68% do PIB para P&D.
Ao que tudo indica, futuramente essa é uma área promissora mas que exige muitíssima qualificação, P&D se resume a estudar eternamente para se manter nessa área, tem que gostar de estudar e se atualizar constantemente. É claro que eu não poderia deixar de dizer que o inglês fluente é o idioma mínimo necessário para essa área, haverá necessidade de saber outros idiomas sim futuramente como o mandarin chinês, mas o inglês é e será ainda por muito tempo crucial.

Num país como o nosso em que a educação tem muito que avançar, quem enxergar nessa área um promissor e difícil caminho para os melhores empregos....... viverá muito bem!

Termino esse post com uma frase:
"É preciso ter uma mente muito fora do comum para analisar o óbvio" Alfred North Whitehead

Nenhum comentário:

Postar um comentário