sábado, 19 de junho de 2010

Egoísmo X Altruísmo

Me inspirei a escrever esse post lendo o blog da minha amiga, que vive em Paris, sobre a idéia de egoísmo. Ela ficou intrigada quando o professor dela (da Sorbone) explicou sobre a importância do egoísmo para a felicidade humana, acabei intrigada também.

Vou partir de algumas definições dos termos egoísta e altruísta encontradas no dicionário:

Egoísta: Quem trata só de seus interesses; Aquele que demonstra falta de sentimentos altruístas

Altruísta: Pessoa humanitária; pessoa que tem amor ao próximo;

Na minha opinião todo ser humano tem algum nível de egoísmo dentro de cada um. Eu entendo o egoísmo como um baixo nível de envolvimento com os outros seres humanos ao seu redor. O oposto disso é o altruísmo, aquele ser que está super envolvido e se preocupa com as pessoas ao seu redor. Apesar o termo egoísta soar como algo negativo e ruim, eu não vejo desta maneira, vejo como necessário no mundo em que vivemos.

Infelizmente no mundo em que vivemos é difícil sermos altruístas o tempo todo, todos de alguma maneira correm atrás de seus objetivos, de sua metas, de seus sonhos que são desejos que cada um de nós temos e isso é individual.

Acredito também que exista um nível de egoísmo numa escala de 0 a 5 dentro de cada ser humano assim como a mesma escala para o nível de altruísmo. O nível extremo eu acho ruim, uma pessoa por exemplo, egoísta nível 5 e altruísta nível 0 deve ser no mínimo uma pessoa muito chata...hehehe Ao passo que uma pessoa altruísta nível 5 e egoísta nível 0 me parece ser uma pessoa boba. Os extremos em qualquer situação na vida, no meu ponto de vista, é perigosíssimo....o nível intermediário dos dois é saudável.

Não sei até que ponto o egoísmo se confunde com a individualidade. Eu mesma prezo muito pela minha individualidade, tem coisas que eu gosto de fazer sozinha, ir a alguns lugares sozinha, estudar o que gosto sozinha, viajar sozinha....não acho que isso seja egoísmo mas sim preservar minha individualidade. Em outros termos eu não dependo de ninguém para fazer o que gosto e o que me deixa feliz. Se preservar minha individualidade e ser feliz é ser egoísta, então eu sou egoísta!

Eu lido tranquilamente pessoas egoístas ou individualistas e vejo como saudável e necessário entre os seres humanos. O que eu não suporto nas pessoas é a falta de educação e a falta de respeito que não tem nada a ver com egoísmo ou altruísmo.
Enfim, não sou nenhuma especialista nisso, é só um ponto de vista.

Um comentário: