Me inspirei a escrever esse post lendo o blog da minha amiga, que vive em Paris, sobre a idéia de egoísmo. Ela ficou intrigada quando o professor dela (da Sorbone) explicou sobre a importância do egoísmo para a felicidade humana, acabei intrigada também.
Vou partir de algumas definições dos termos egoísta e altruísta encontradas no dicionário:
Altruísta: Pessoa humanitária; pessoa que tem amor ao próximo;
Na minha opinião todo ser humano tem algum nível de egoísmo dentro de cada um. Eu entendo o egoísmo como um baixo nível de envolvimento com os outros seres humanos ao seu redor. O oposto disso é o altruísmo, aquele ser que está super envolvido e se preocupa com as pessoas ao seu redor. Apesar o termo egoísta soar como algo negativo e ruim, eu não vejo desta maneira, vejo como necessário no mundo em que vivemos.
Infelizmente no mundo em que vivemos é difícil sermos altruístas o tempo todo, todos de alguma maneira correm atrás de seus objetivos, de sua metas, de seus sonhos que são desejos que cada um de nós temos e isso é individual.

Não sei até que ponto o egoísmo se confunde com a individualidade. Eu mesma prezo muito pela minha individualidade, tem coisas que eu gosto de fazer sozinha, ir a alguns lugares sozinha, estudar o que gosto sozinha, viajar sozinha....não acho que isso seja egoísmo mas sim preservar minha individualidade. Em outros termos eu não dependo de ninguém para fazer o que gosto e o que me deixa feliz. Se preservar minha individualidade e ser feliz é ser egoísta, então eu sou egoísta!

Enfim, não sou nenhuma especialista nisso, é só um ponto de vista.
amei.....
ResponderExcluir