sábado, 20 de fevereiro de 2010

O lugar faz a diferença!

Eu gosto muito de ler artigos, revistas e assuntos que tem com base a Geografia. No post anterior eu falei das baleias jubarte que procriam nas águas quentinhas da Bahia e se alimentam lá na Antártida e esse processo ocorre ano a ano.


Os pássaros também percorrem grandes distâncias: Outro dia saiu uma reportagem super interessante no jornal sobre as razões que explicam porque as andorinha-do-mar-ártica se procriarem no Ártico. No Ártico, altas latitudes, o verão tem uma curta duração mas mesmo assim é frio. Quando começa o inverno no Ártico os pássaros migram chegando ao sul da Argentina e Nova Zelândia quando no hemisfério sul é verão. Quando acabar o verão aqui, os pássaros voltam para o Ártico para se procriarem.


A viagem de volta ao Ártico: Os pássaros percorrem 70 mil km até chegar ao Ártico onde colocam os ovos e esperam o nascimento dos filhotes. São os animais que mais percorrem grandes distâncias. É curioso pensar porque os pássaros procriam no Ártico, poderíamos pensar que por ser mais frio os pássaros poderiam morrer de fome ou frio mas é exatamente lá que eles se procriam. Talvez exista um bom motivo para os pássaros escolherem o Ártico para se procriarem.


A pesquisa: Durante 3 anos pesquisadores estudaram 1555 ninhos em 7 lugares do Canadá que variavam de 53 graus a 83 graus latitude norte no meio e no fim do verão. Foram colocados ninhos artificiais e depois de 10 dias um pesquisador ia até o ninho e contava quantos ovos tinham, muitos ovos haviam sido devorados principalmente pela raposa.





A grande sacada: A medida que aumenta a latitude sobraram mais ovos nos ninhos. Migrar até o círculo polar ártico no verão aumenta a taxa de sobrevivência dos ovos e dos filhotes. Pássaros que migram mais ao norte tem maior chance de deixar descendentes e portanto foram selecionados ao longo dos milhões de anos.



Ou seja, os animais tem um conhecimento dos lugares fantástico até porque estão há mais tempo que nós homens. As baleias migram para as águas quentinhas para se procriarem e os pássaros migram para o Ártico para se procriarem. Para os animais o frio e o calor são fatores de sobrevivência da espécie! Os animais a medida que descobrem como perpetuar sua espécie eles se adaptam ao meio. Como diz Darwin não é o mais forte que sobrevive mas sim aquele que se adapta às mudanças. Como a Terra tem 4,6 bilhões de anos, me parece que os animais sempre se adaptaram às condições da Terra sem grandes panes.

O homem esperto: Ao contrário, os homens entram em pane com aumento de 0,5 grau da temperatura e têm certeza que conhecem a natureza. Não conhecemos, esse é o fato! Na escala de vida da Terra representamos 1 segundo considerando um ano inteiro como escala. Enquanto as pessoas entram em pane, os animais estarão buscando alternativas para se adaptarem às mudanças.

Talvez os animais sejam mais inteligentes que nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário