sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

A interessante cultura japonesa I

Todas as culturas

Sou apaixonada por todas as culturas, acho fantástico as características dos povos de cada país e eu respeito muitíssimo as diversas culturas. Consigo até mesmo respeitar os europeus provincianos mal educados que existem aos montes na Europa. Eu acho eles engraçadíssimos, eles não fazem a menor idéia de como são grossos. Se você já foi pra europa e nunca encontrou ninguém grosso alí, sinto dizer mas você não esteve na Europa....hahahaha Uma patadinha no mínimo é bem provável que você já tenha levado....hehehehe claro que há exceções...raras! (Aqui no blog eu chamo de europeu aquele que não é inglês)
Gosto muitíssimo dos ingleses, americanos e japoneses. Talvez eu tenha sido influenciada pelo meu pai que teve muito contato e adorava essas 3 culturas, hoje eu vejo que ele tinha muita razão. Meu pai era espanhol mas nunca gostou dos espanhóis! incrível! Ah! Amo de paixão também da cultura indígena!
Cultura Japonesa
Essa minha broma inicial é para inaugurar uma série de posts sobre uma das culturas que eu adoro, a cultura japonesa. Essa semana eu comecei minhas aulas de japonês e mais do que aprender o idioma em sí eles ensinam muitos detalhes que para nossa cultura ocidental não damos tanta importância.

Respeito
Para a cultura japonesa uma das coisas mais importante é o RESPEITO, é lindo como eles valorizam esse quesito fundamental no ser humano. Há três tipos de inclinação, 15 graus, 30 graus e 45 graus....não sei se vocês já repararam que eles se curvam muito para comprimentar as pessoas...é um sinal importantíssimo pra eles. Um cumprimento com inclinação de 45 graus é um sinal de muitíssimo respeito, as mãos ficam juntas ao corpo e os pés unidos...não pode ser de qualquer jeito. Inclinar 15 graus é o mínimo de educação para com um japonês...não precisa nem falar japonês, inclinou você já será muito educado.

Achei interessantíssimo como se deve entregar um cartão, um livro ou qualquer coisa para um japonês, jamais pode ser aquele Tô! que a pessoa nem olha na cara. Tem sempre que ser com as duas mãos e o livro deve ser entregue na posição que a pessoa já vai ler e com inclinação. Jamais pode entregar qualquer coisa para um japonês com uma mão só e de cabeça pra baixo, é falta de respeito total.

Nos restaurantes tipicamente japoneses dá pra reparar como eles são atenciosos e prestativos, tudo na mesa é muito bem colocado, na posição certinha e o prato chega na mesa com muita delicadeza. Isso não acontece nos restaurantes chineses, é fato. Os chineses são mais grossos...vejo isso direto! Outro dia fui num restaurante chinês e o dono que me atendeu jogou o hachi na mesa de qualquer jeito...e prato chega aterrisando como se fosse um avião pousando de maneira abrupta. Ponto para os japoneses, nunca vi um japonês ser grosso com alguém!

Outra coisa curiosa, em qualquer restaurante japonês se aceita cartão de crédito, eles se preocupam em dar opções e facilitar para os clientes. Ao contrário, nos restaurantes tipicamente chineses, na maioria deles não se aceita nenhum tipo de cartão de crédito...só pagamento em dinheiro. Ou seja, os chineses são super provincianos e os japoneses cosmopolitas. É a minha impressão!
Meu melhor amigo morou 2 anos no Japão e sempre me contava tudo o que acontecia lá, sempre adorei ouvir os causos dele, um mais engraçado que o outro. Esse meu amigo trabalhou na sumitomo e disse que em um almoço ou jantar com qualquer chefe japonês existe um jeito certo de descansar o hachi. Jamais um funcionário pode descansar o hachi apontando para um chefe, é sempre voltado pra si mesmo. Porém, o chefe pode apontar o hachi para seus funcionários pois se sabe numa mesa quem é o superior. O jeito de descansar o hachi no prato é um sinal importante de superioridade ou inferioridade! Depois que eu aprendi isso, eu sempre apontei o hachi para esse meu amigo...hehehehe

Esperam que tenham gostado! Sinto que será mais fácil aprender a cultura japonesa que o idioma em sí, dificílimo mas pelo menos já sei escrever o I e o A do meu nome...ah também sei escrever AMOR em japonês...que fofo! Será de muita utilidade inclusive....hahahahaha

Nenhum comentário:

Postar um comentário