sábado, 6 de fevereiro de 2010

Feliz ano novo.....para os chineses!!!!!!

Como este blog é cosmopolita, saludo os chineses com um XIN NIAN JUAIN LE! Feliz Ano Novo em chinês!!!! Trata-se do ano do tigre, um animal que representa a coragem e que na contagem do calendário deles é o ano 4708. A passagem do tigre para os chineses e descendentes que moram em São Paulo acabou de ser comemorada hoje 06 de fevereiro de 2010 as 13h10 na Praça da Liberdade! Houve queima de fogos, soltaram bexigas vermelhas no céu e muitas pessoas usavam o tradicional chapeuzinho chinês, inclusive eu também. Uma linda comemoração!
O Bairro da Liberdade é o reduto onde japoneses e chineses comemoram datas importantes da sua cultura longe de seu país. Eles são muito festeiros, sempre tem alguma comemoração no bairro de algo que para eles é importante. Eu particularmente adoro essas festas orientais na Liberdade. Talvez seja um dos bairros mais turísticos de São Paulo, no finais de semana e durante a semana é sempre lotada em todas as ruas principalemente nos mercados especializados de produtos japoneses e chineses. Os restaurantes também são super frequentados e o bairro se divide entre restaurantes japoneses e chineses.
Nos últimos anos a influência chinesa na Liberdade aumentou muito, vários restaurantes chinos abriram recentemente. A fama é que os restaurantes chineses são mais sujos...mas me parece que eles querem mudar essa fama, estão com fachadas lindas e muito decoradas por aqui.
A foto ao lado é do pastel chinês chamado de Guioza, eu sou suspeita...adoro guioza. Já provei em quase todos os lugares e o melhor na minha opinião é o da barraca do Eduardo que infelizmente só tem em períodos de festa, hoje e amanha por exemplos eles estão lá vendendo os guiozas mais soborosos de São Paulo. Eles já sairam no ranking da Veja, ou seja, vale a pena provar o guioza deles, é o melhor.
Enfim, a Liberdade é um bairro cosmopolita, vem muitos turistas estrangeiros conhecer e passear por aqui nos finais de semana. Sou suspeita também para falar desse bairro, moro há mais de 23 anos aqui e amo principalmente a cultura japonesa...eles passam uma serenidade e tranquilidade que sempre me impressionaram. Adoro também os chineses, sempre me divirto nos restaurantes chineses. Mas no balanço geral eu gosto mais dos japoneses, tanto que esse ano finalmente serei mais digna de morar neste bairro....aprenderei japonês, estou super empolgada! hehehe Escreverei mais sobre os japoneses no Brasil aqui no blog.
Termino este post com uns provérbios chineses que eu particularmente gosto muito:
Há três coisas na vida que nunca voltam atrás: a flecha lançada, a palavra pronunciada e a oportunidade perdida.
O homem que tem mel nos lábios esconde um crime em seu coração
A melhor defesa é atacar
Não há que ser forte, há que ser flexível

Nenhum comentário:

Postar um comentário