quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Mais aventuras no paraiso terrestre!

Acabo de voltar de mais um paraíso terrestre brasileiro! É sempre bom conhecer outros países mas é melhor ainda morar no país mais lindo do mundo, cheio de paraísos naturais.
Destino: Parque Nacional Marinho de Abrolhos, o primeiro parque nacional marinho do Brasil criado em 1983.
Razões: Dentre as 4 ilhas oceânicas de formação vulcânica do Brasil, apenas duas recebem visitantes: Fernando de Noronha e Abrolhos. Como Abrolhos fica no sul da Bahia e está mais perto de São Paulo, nada melhor que ir lá e conhecer de pertinho esse maravilhoso lugar.
Geoiarinha off road: Foi a minha estréia conduzindo em estradas brasileiras, dirigi 50 km de estrada de terra, lama e poeira... dei um banho de lama nas minhas amigas Fe e Alina...hahaha Elas estavam com muito sono e eu me ofereci para guiar o carro, não sei o que aconteceu que rapidamente elas perderam o sono! hehehehe
Entre lama e pó chegamos na cidade de Caravelas, a segunda cidade mais antiga do Brasil e também a cidade mais próxima de Abrolhos, são 2h30 de lancha em mar aberto até chegar em Abrolhos.
Passeio de barco: São pouquíssima as empresas que fazem o passeio até Abrolhos e há que se dizer que não é um passeio barato. Os preços variam de 240 a 1000 reais dependendo do número de dias que você fica na ilha. Para mergulho, o preço sobe mais 200 reais por conta do equipamento e etc. Algumas empresas só deixam mergulhar com a credencial de mergulhador ou então desce junto com alguém que conhece. Mas tanto para quem quer fazer snorkel quanto para quem mergulha o passeio é simplesmente maravilhoso. Abrolhos recebe poucos turistas principalmente depois que fechou o aeroporto da cidade de Caravelas.
Características: Abrolhos apresenta muitos recifes de corais e uma fauna marinha riquíssima. As principais espécies são a tartaruga-marinha, baleia-jubarte e coral-cérebro. A tartaruga e a baleia-jubarte fazem a reprodução da sua espécie nesse paraíso. No equinócio de outono e solstício de inverno no hemisfério sul a baleia-jubarte sai da Antártida e viaja até Abrolhos para se reproduzir nas águas quentinhas da Bahia.
As baleias-jubarte: Infelizmente não encontramos as baleias porque elas já voltaram para a Antártida para se alimentarem porque agora estamos no solstício de verão no hemisfério sul. O processo se repete todos os anos, elas se alimentam lá na Antártida e depois elas se reproduzem aqui no Brasil!
Linda natureza! As baleias gostam de viajar grandes distâncias assim como eu...hehehe O que significa que eu fiquei com vontade de conhecer as baleias-jubarte! Um dos problemas de conhecer esses lindos lugares no Brasil é a imensa vontade que dá de voltar! Quem sabe nas férias dos meus filhos daqui muitos anos....hehehe
Atobás Brancos: Uma espécie de pássaro muito comum em Abrolhos são os Atobás brancos, eles só são encontrados nas ilhas oceânicas. Nessa época do ano eles estão se acasalando como mostra a foto ao lado. Olha que fofo casal namorando e uma atrás chocando os ovos! Lindo, lindo, lindo!
Os atobás ficam muito perto das pessoas, são muitos e eles não fogem! Obviamente tirei muitíssima fotos!
Enfim: Abrolhos é um arquipélago lindíssimo da costa brasileira que merece ser visitada. Recebe bem menos turistas que Fernando de Noronha e as pessoas que conversamos no barco que conheciam Noronha amaram Abrolhos também. Ou seja, sinto que vou amar quando conhecer Fernando de Noronha, todo mundo que eu converso que conheceu noronha diz que não existe coisa igual, é outro paraíso terrestre que ficará para uma próxima! Só de ter conhecido Abrolhos já estou me coçando para conhecer Noronha! hehehehehe
Fecho o post com o trecho da música de Ary Barroso:
Ô Bahia......
Bahia que não me sai do pensamento.....

Nenhum comentário:

Postar um comentário