terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Haiti, alguns dados para pensar!

Localização

O Haiti está localizado da região do Caribe e tem 27.750 Km2 e 10.032.169 habitantes segundo o Relatório das Nações Unidas de 2009. Para se ter uma idéia de área o país é aproximadamente do tamanho da Bélgica. Dos 249 países existentes o Haiti está entre os 103 menores países do mundo. O Brasil é o quinto maior do mundo.

Características da População

Em termos de população o país tem 1 milhão de habitante a menos que São Paulo. Na capital, Porto Príncipe, moram cerca de 2,5 milhões de habitantes. Aproximadamente 80% da população vive abaixo da linha da pobreza, ou seja, vivem com menos de 1 dolar por dia (segundo o Banco Mundial). Apresenta um IDH médio de 0.532 e ocupa a 149 posição no ranking de 182 países. Em relação aos países da América Latina é o mais pobre. Entre os 3,6 milhões de trabalhadores no país, 66% da população trabalha na agricultura, 25% em serviços e 9% na indústria.

História

Antigamente o Haiti junto com a República Dominicana eram uma só chamada de Isla hispaniola descoberta por Colombo em 1492, século XV. A partir de 1540, século XVI, a colonização espanhola começa a entrar em decadência e com o passar do tempo a ilha começa a ter influência francesa a partir de 1625, século XVII. Em 1697 Espanha e França assinam o Tratado de Ryswick no qual a Espanha cede para a França o que hoje é o Haiti mas na época se chamava São Domingos.

Nesse momento São Domingos passa a ser a colônia francesa mais lucrativa de todas tendo como principal atividade econômica a cana-de-açucar com uso de mão-de-obra escrava provenientes da África. Mas com a Revolução Francesa e a promulgação dos Direitos do Homem em uma colônia baseada em um cruel sistema escravista, a colônia começa a fugir do controle dos franceses. Houve uma revolta geral dos escravos em 1791 e a Espanha e Inglaterra tentam se aproveitar da situação e tomar o território.

Para se ter uma idéia a Inglaterra mandou 877 soldados com o objetivo de conquistar o território, mas os soldados começaram a morrer de febre amarela e malária. Quanto mais soldados mandavam...mais ingleses morriam. Para encurtar a história 14 mil ingleses morreram tentando conquistar o território haitiano. Mas em 1799, Napoleão se volta a reconquistar São Domingos, mas assim como os ingleses as tropas franceses começaram a se deparar o clima tropical quentíssimo e no balanço geral dos 65 mil soldados franceses que tentaram dominar o território haitiano apenas 10 mil conseguiram voltar para a França, ou seja, 55 mil franceses morreram devido entre tantos fatores pelas doenças do ambiente tropical.(Essa é a parte que eu mais gosto, o ambiente tropical foi aniquilando aos poucos os europeus...hehehe).

Nesse contexto no dia 1 de janeiro de 1804 o Haiti foi o primeiro país latino-americano a se declarar independente, liderados por Toussaint L Ouverture e também pelo ex-escravo Jean-Jacques Dessalines.

A tenacidade dos rebeldes haitianos foi essencial para a única revolta bem sucedida da história, mas a vitória contou com o peso esmagador das doenças tropicais do Haiti. (Heinhil, 1978)

O meio físico ataca outra vez

Se as características do meio físico do Haiti favoreceram a independência, o mesmo meio físico também foi seu próprio inimigo no dia 12 de janeiro de 2009. O Haiti e os países vizinhos estão numa área tecnonicamente mais instável, sujeita a terremotos além de tsunamis e furacões. O Haiti está exatamente na placa caribenha que faz um movimento transcorrente com a Placa Norte-amerciana, figura ao lado. Um epicentro localizado a 15 Km a sudoeste da capital provocou um terremoto nível 7 na escala Richer durante 35 segundos. Hoje dia 9 de fevereiro são contabilizados mais de 200 mil mortos, segundo os noticiários, sem incluir os que foram enterrados pelos familiares e os corpos que ainda não foram retirados dos escombros. Ou seja, se o estrago foi em na capital corresponde a 8% da população. Segundo o primeiro ministro haitiano Jean Max Bellerive aproximadamente 60% do PIB (Produto Interno Bruto) foi destruído em 35 segundos. Esses números são muito altos! Agora o desafio é a reconstrução do país que já não tinha a melhor condição antes do Terremoto...ou seja um super desafio pela frente.

Cabe lembrar que os desastres naturais podem acontecer e portanto podem afetar um grande número de pessoas. Não são apenas os terremotos, mas também os ciclones, as erupções vulcânicas, as inundações e outros.
Me aguardem com o próximo post sobre inundações!
OBS:
Fontes - Banco Mundial, The world factbook, United Nations, IBGE Países e Geografia é destino do John Luke Gallup
Um site legal para comparar tamanho entre 2 países é o countrysize.com se você não tem um mapa mundi com os países em imã como eu tenho...hehehehe

2 comentários:

  1. Prô Fê - Geografia e Atualidadesquarta-feira, 10 fevereiro, 2010

    Oi Iarinha!!!
    Obrigada pela Postagem!!!
    Dei um toque nos alunos, acho que eles darão uma passadinha aqui!!
    Beijão

    ResponderExcluir
  2. Prô Fê Geografia e Atualidades...hahahaha adorei!
    Preciso de uns vídeos seus....dá pra vc dignamente me ligar...hahahaha Ou será que nos falaremos só em Abrolhos!
    hahahahaha
    bjos

    ResponderExcluir