sábado, 5 de setembro de 2009

As maiores favelas do mundo!

Estou aqui com mais algumas curiosidades para compartilhar com vocês. Eu gosto de muitos assuntos, nao tem uma linha definida no meu blog, por isso que o prefixo do meu blog se chama geo que indica tudo relacionado a Terra....hehe
Por falar em Terra, vou divulgar aqui as 30 maiores favelas do mundo, mapa acima. Eu nao inventei da minha cabeça, trata-se de um estudo feito por Mike Davis no livro dele chamado Planet of Slums.
Vamos para a classificação por cidade e em seguida o nome da favela
1 - Cidade do Mexico - Neza, Chalco, Izta (4 milhoes hab)
2- Caracas - Libertador (2,2 milhoes hab)
3- Bogota - El Sur, Ciudad Bolivar (2 milhoes hab)
4- Lima - San Juan de Luringancho (1,5 milhao hab)
5- Lima - Cono Sur (1,5 mihoes hab)
6- Lagos - Ajegunle (1,5 mihoes hab)
7- Bagda - Sadr City (1,5 mihoes hab)
8- Gauteng - Soweto (1,5 mihoes hab)
9- Palestina - Gaza (1,3 milhoes hab)
10- Karachi - Orangi Townsship (1,2 milhoes hab)
11 - Cape Town - Cape Flats (1,2 milhoes hab)
12- Dakar - Pikine (1,2 milhoes hab)
13- Cairo - Imbaba (1 milhao hab)
14- Cairo - Ezbet El-Haggana (1 milhao hab)
15- Luanda - Cazenga (0,8 milhoes hab)
16 - Mumbai - Dharavi (0,8 milhoes hab)
17- Nairobi - Kibera (0,8 milhoes hab)
18- La Paz - El Alto (0,8 milhoes hab)
19- Cairo - City of the Dead (0,8 milhoes hab)
20- Caracas - Sucre (0,6 milhoes hab)
21 - Teera - Islamshahr (0,6 milhoes hab)
22 - Cidade do Mexico - Tlapan (0,6 milhoes hab)
23- Durban - Inanda INK (0,5 milhoes hab)
24- Cairo - Manshiet Nasr (0,5 milhoes)
25- Ankara - Altindag (0,5 milhoes hab)
26- Nairobi - Mathare (0,5 milhoes hab)
27- Cali - Aguas Blancas (0,5 milhoes hab)
28- Lagos - Agege (0,5 milhoes hab)
29- Port-au-Prince - Cite Soleil (0,5 milhoes hab)
30- Kinshasa - Masina (0,5 milhoes hab)
Vocês devem estar se perguntando, onde está o Brasil nessa lista....pois é, nenhuma cidade brasileira esta na lista! Um estudo que terminou em junho constatou que na Rocinha - Rio de Janeiro tem 100 mil habitantes aproximadamente e Heliopolis em Sao Paulo tem 80 mil habitantes, uma das maiores do Brasil. Juntando todas as favelas brasileiras segundo o IBGE são 6,5 milhões no Brasil inteiro, apesar de ser complicado classificar e quantificar essas realidades.
Pesquisando na internet, descobri que em Madri -Espanha, por exemplo, tem favela também, eles chamam de chabola....achei sem querer, sao 5 mil pessoas morando ali, vale a pena ver o vídeo sobre esta favela que encontrei no youtube http://www.youtube.com/watch?v=JZdjc8ODDx4.
Eu sempre achei que "país desenvolvido" como se lê e se fala por aí era sinônimo de lugares sem pobreza e isso caiu por terra na minha primeira visita aos Estado Unidos, uma país desenvolvido. Detalhe, eu estava sozinha, fantastico! Eu cheguei na capital americana Washington e mal cheguei fui direto conhecer a Casa Branca...quando eu cruzei uma esquina de lá eu me deparei com um homem comendo do lixo. Aquilo foi um choque tão grande pra mim, nunca vou me esquecer, eu fiquei tao sem reação que eu não consegui pensar em tirar foto ou sacar a filmadora...eu simplesmente paralisei chocada vendo aquela cena. Alí eu senti que estava começando a conhecer o mundo de verdade! Tem coisas no mundo que estão alem de qualquer classificação ou ranqueamento, simplesmente existem.
Enfim, espero ter dado uma idéia bem geral sobre quais as maiores favelas que existem no mundo!

19 comentários:

  1. eu morei en atlanta segunda capital mais pobre dos estados unidos la tem medico d++ se pa em mais que ake en goiania

    ResponderExcluir
  2. Texto bacana, parabéns

    ResponderExcluir
  3. nossa valeu muito,tenho que fazer um trabalho de geografia sobre favelas e isso me ajudo muito alem de ser um texto muito maneiro

    ResponderExcluir
  4. Muito bom o texto e a pesquisa, Parabéns... Nota ZERO ao drama quanto aos EUA... Muito sensacionalismo... Vc achou que lá não tinha mendigo ? Aff... Morei em NY 4 anos e vi váááários... A maioria de nós colocamos os EUA em um patamar superior, eu pelo menos não, veja só quanto super-horois eles tem...

    ResponderExcluir
  5. Caro anônimo, diferentemente de você eu não vim ao mundo sabendo tudo o que ia encontrar pela frente. Te dou nota zero por você já ter nascido sabendo! A minha surpresa não tem nenhuma relação com sensacionalismo. Não sei qual sua escolaridade, mas se for no mínimo nível superior você saberia a diferença de uma coisa e outra. Não sei qual a condição que você morou nos EUA...eu conheci NY em uma das minhas férias e também vi pobreza. Eu conheço e procuro entender cada vez mais as disparidades sociais que existem no mundo.
    Eu não coloco os EUA no patamar superior e nem nenhum outro país...todos têm pontos positivos e negativos. Você que migrou para os EUA sim os coloca em patamar superior, eu não! Eu sempre morei no meu país tropical chamado Brasil!
    Não existe nenhum país perfeito, já fui a 14 países nas minhas férias e sempre aprendo muito nesses lugares.
    Sugiro você quebrar sua arrogância e ver o mundo de uma maneira mas simples e como aprendizado eterno. Infelizmente não é todo mundo que consegue!
    Como está no título do blog...eu sou uma eterna aprendiz! :-)
    Obrigada pelo comentário!

    ResponderExcluir
  6. Muito bom!!!!Esclareceu muita coisa!

    Vinicius Bonanome

    ResponderExcluir
  7. Sem querer desmerecer sua lista mas eu olhei no google earth e não acredito q são favelas , parecem mais bairros perifericos , algumas são favelas mas outras são bairros tipo a vila kennedy no rio , favela é labirinto de becos e vielas muitos lugares dessa lista pelo que vi são bairros de ruas abertas.
    abs.

    ResponderExcluir
  8. Anônimo,

    São favelas sim, é um pesquisador que elaborou essa lista, não fui eu e muito menos uma opinião baseado no eu acredito que...
    Planet of Slums é um livro interessantíssimo de ler, vale a pena!

    Att

    ResponderExcluir
  9. Gostei desta materia, fiquei interessao porque ontem fui assistir velozes e furiosos 5 e lembrei do filme Hulk que foi filmado tb aqui no Brasil e apesar de não estarmos entre as 30 favelas do mundo, a imagem que fazem da gente, é que somos favelados (tem inclusive um video do Michael Jackson tb).

    ResponderExcluir
  10. Certíssimo! É isso mesmo, essa era a idéia de escrever esse post!

    ResponderExcluir
  11. Iarinha,
    Muito boa esta matéria! Gostei! E adorei também seu comentário do dia 01 de setembro de 2010. Só um pequeno acréscimo: Interessante sua maneira inicial de pensar sobre os Estados Unidos, pois é isso mesmo que a mídia tem colocado sobre os EUIarinha,
    Muito boa esta matéria! Gostei! E adorei também seu comentário do dia 01 de setembro de 2010. Só um pequeno acréscimoA, em todo o mundo e sem contar que é a maior potencia econômica mundial, então imaginaríamos que não falta dinheiro, não falta meio de subsistência digna. Pois é... Mas a realidade é outra, no Sistema Capitalista em que vive nossa sociedade, que é dividida em classes, a Burgueza (riiiicos) e trabalhadoras (pobres), sempre quando a aumento da riqueza a aumento da pobreza, da exploração, e de todas as mazelas que a acompanha. Isto é inerente ao Capitalismo. E ADMIRO E ACHO INTERESSANTE, sua maneira de se espantar com isso, pois devemos mesmo!!!!!! Não devemos naturalizar estas relações sociais desiguais, e cruéis. O sociólogo intelectual, Marx, escreve sobre este sistema, ele critica a economia política em "O Capital" nome de sua principal obra. Vale a pena conferir. Ah! É isso aí! Se todos nós nos espantássemos e nos incomodássemos com todas estas desigualdades sociais cruéis (as quais nós mesmos passamos por elas todos os dias, e vivemos condicionados por elas) talvez lutaríamos e talvez superaríamos, (juntos, como classe, não individualmente) este modelo de sociedade!!!!!!!!!!
    Adorei!
    Monique
    moniquefss@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  12. Gostei imenso do teu blog, li os posts quase todos pois achei muito interessantes, adorei!
    Já li mil (ou quase...) artigos sobre Angola hoje e foi por acaso que encontrei o teu blog, dei com ele aquando da procura de números de brasileiros a viver em Angola.
    O Brasil está em pleno crescimento e Angola entao está com a economia a disparar, e sao brasileiros e portugueses trabalhando em Angola e trazendo tecnologia e investimento para aquele país se desenvolver. Angola está para ir longe! Angola nunca seguiu os conselhos do FMI e do banco mundial e assim é agora dos poucos paises com crescimento economico contra tudo e todos mesmo com a crise que esta. Até está a pensar em comprar titulos da divida publica portuguesa e empresas portuguesas agora que estao em crise, a antiga colónia a investir na antiga "metrópole", que lindo! Talvez seja uma maneira de Portugal encontrar saída para a sua crise grave (e so falta as elites = as eternas familias dominantes em Portugal passarem á historia incluindo os tempos colonias, gloriosos só para eles). Seria bonito, a comunidade dos paises lusófonos crescer, unindo-se cada vez mais, mesmo com as suas inevitaveis e muito naturais diferencas. É como Fernando Pessoa disse: a minha lingua é a minha pátria.
    Saudacoes de um portugués muito amigo do Brasil, e vivendo na Alemanha.
    E obrigadao pelo site e essas informacoes interessantissimias! Continua sempre!

    ResponderExcluir
  13. Obrigada Anônimo do dia 03 de dezembro, fico feliz que tenha gostado do post e do blog também!
    Parece uma grande ironia as ex-colônias tendo um crescimento maior que a pátria mãe Portugal, mas é exatamente isso que dá sentido a história do desenvolvimento dos países.
    Esse ano eu assisti um prof. de uma Universidade de Londres começar sua palestra sobre a Europa da seguinte maneira: "A Europa está morta" "Nós europeus não temos mais nada que ensinar ao mundo" ele falou muito que os grandes aprendizados do mundo estão no Brasil, nos países do continente africano, na Ásia...acho que Brasil e Angola estão nesse contexto, o mundo provavelmente aprenderá muito com o Brasil e a Angola, não tenho dúvidas disso!
    Obrigada pelo comentário! Acompanhe sempre!
    abraço

    ResponderExcluir
  14. ISADORA E GABRIEL VICTORquinta-feira, 12 abril, 2012

    ola nos gostamo muito do seu blog agente nao sabia que a maior favela do mundo estava no mexico muito legal!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Fico feliz de saber que as pessoas gostaram e aprenderam com esse post. Preciso escrever mais sobre esse assunto, eu adoro esse tema.
      Acompanhe sempre o blog!
      Geoiarinha

      Excluir
  15. oi eu adorei saber sobre isso eu quase não sabia mais agora sei isso me ajudou muito no meu estudo :)




    Não ao bullyng!!!!

    ResponderExcluir
  16. Podem ser as maiores do mundo mas não as melhores do mundo ; estas estão no brasil

    ResponderExcluir
  17. Quando Jesus veio ao mundo,provou do doce e do amargo da terra,da tristeza e da alegria e ninguém pode dizer que ele não sabe o que é sofrer...sendo assim quem mora nas favelas sentem de perto o que é não ter moradia digna,sistema educacional que funcione e saúde digna,mas creio que quando não acreditamos em politicos e sim em nós mesmos,vencemos!! Essa foi a lição que Cristo nos deixou,não acreditar no Capitalismo mas sim na força do trabalho em conjunto em sociedade,dai á Cesar o que é de Cesar e á Deus o que é de Deus,ou seja não deve haver conformismo!!

    ResponderExcluir
  18. se vc viu um cara comendo do lixo pq vc n deu comida para ele ao inves de querer tirar foto

    ResponderExcluir