sexta-feira, 25 de setembro de 2009

De perto ninguem eh normal!

Essa frase faz parte de uma musica de Caetano Veloso da qual concordo muitissimo. De fato quem eh normal hoje? Sera que alguem consegue identificar esse ser? Se voce encontrou alguem normal eh provavel que voce esteja com problemas......serios inclusive! hehehe

Voces sabiam que a taxa de divorcios mais que dobraram nos ultimos tempos? Por que sera? Ou seja, ha muito tempo ja nao eh normal casais do tipo "felizes para sempre", so nos filmes e novelas! Ja repararam que as criancas de hoje nao eh nem de longe o que nos eramos? Quantas criancas tem uma agenda de atividades tao cheia quanto a de um executivo?
Os pais estao cada vez mais indiferentes as necessidades dos filhos, estao naquele sistema: "vire-se porque eu tenho mais o que fazer". Eu pude perceber isso em reunioes com pais de alunos, os pais tem cada vez mais certeza que a culpa pelo mal comportamento do filho eh da escola...

Vai parecer jargao mas a familia ainda eh o nucleo de todo processo de formacao de qualquer individuo. Hoje tenho mais clareza disso, lembro de dois excelentes alunos que tive e de como os pais desses alunos eram com eles, existia uma preocupacao por notas ate exagerada pois eles ja eram muito acima da media. Esses dois alunos (uma menina e um menino de series distintas)tinham uma capacidade de aprender um assunto tao facil e serem claros e objetivos na hora da prova que eu ficava impressionada. Mesmo sendo bons, os pais ainda se preocupavam e eu via que eles eram muito presentes na educacao dos filhos e isso na minha opiniao faz toda a diferenca no processo de aprendizagem. Hoje esses dois alunos estao em boas faculdades seguindo seus caminhos. Mas infelizmente, isso que relatei nao eh mais o normal. Os pais passam cada vez menos tempo com os filhos, quando nao estao com a baba estao na frente da televisao.
Eu lembro que me incomodava demais o jeito grosseiro que os alunos pediam as coisas do tipo: "Eu vou ao banheiro" ao inves de: "professora, eu poderia por favor ir ao banheiro?". Isso eh reflexo da educacao que veio da casa deles. Depois de muito insistir eles comecaram a serem mais educados. Parece bobo mas esta cada vez mais incrivel a incapacidade das pessoas de usarem as famosas palavrinhas magicas: Por favor, com licenca, muito obrigado, bom dia, desculpa....tao basico nao? Exatamente isso, o basico ja nao eh mais o normal.
Nao a toa, segundo a OMS, em 2030 a depressao e a ansiedade serao cada vez mais prevalentes no mundo, ja nao eh pouco atualmente. Sera mais preocupante que a gripe suina, que a AIDS ou que qualquer outro tipo de doenca, sabem por que? porque a depressao e a ansiedade sao doencas silenciosas e quase que imperceptiveis e as pessoas, cada vez mais individualistas, serao incapazes de perceber essa nova pandemia.

Ter sensibilidade esta longe de ser o normal no mundo atual! Me sinto nadando num rio contra uma forte correnteza em que eu nao consigo sair do lugar!
Parem o mundo que eu quero descer ja!

Nenhum comentário:

Postar um comentário