domingo, 27 de setembro de 2009

Uma luz no fim do tunel!

No post anterior eu disse que queria descer desse mundo maluco mas parece que existe uma luz no fim do tunel.

Conseguem imaginar uma escola em que o professor faz a lista de chamada chamando o nome de cada aluno? E os alunos nao respondem simplesmente "presente" mas sim respondem um numero de 1 a 10 no qual 1 significa muito deprimido e 10 muito feliz! Que tudo! Isso existe!
Engracado que eu nunca gostei de fazer a chamada de alunos por numeros, parece tao indiferente, mas quando eu chamava pelo nome os alunos falavam que eu estava demorando pra fazer a chamada...hehehe Ai gente, eu queria entender que pressa era aquela...pra aprender eh que nao era! A pressa eh provavelmente porque eram muito impacientes!


Pois entao, existe uma escola que desenvolve aptidoes emocionais como uma materia como qualquer outra, muito interessante vale a pena visitar o site dessa proposta escolar: http://www.casel.org/. Assistam o video, olha como as criancas tem desenvoltura para falar e se expressarem, esta em ingles, sorry! Eles se baseiam na resolucao de pequenos problemas, que as criancas lidam diariamente seja no ambiente escolar ou em casa, e elas aprender a lidar melhor com esses problemas. Elas aprendem a cooperar umas com as outras, aprender a perceber as situacoes. Uma das tecnicas que se faz nessa escola eh montar um quebra cabeca em grupos em silencio e sem fazer nenhuma gesticulacao, elas tem que perceber e se perceberem no espirito coletivo para montar o quebra cabeca. Adorei, pronto falei!
As criancas sao ensinadas a compreender o que esta por tras de um sentimento, seja bom ou ruim e lidam melhor com a ansiedade, ira e tristeza. Elas aprendem a ouvir e depois entao questionar. Sao desenvolvidos nas criancas a empatia, ou seja, a capacidade de se colocar no lugar do outro e compreende-lo, coisa que falta demais no nosso mundo hoje! Eh completamente diferente de ser simpatico. Pessoas empaticas estao quase que em extincao!
Eu ja me senti numa sala de aula em que parecia que houve um surto de ataque epiletico nos alunos, (imaginem uma quinta serie na sexta-feira depois da aula de educacao fisica e intervalo no verao?) quem ja nao se sentiu assim dando aula? Estou exagerando, mas eh quase isso!

A proposta desta escola comecou nos EUA e tem em varios paises, nao tem no Brasil, que pena...fiquei triste novamente...hehehe Pelo menos no site acima nao indica nada no Brasil. Na America latina so tem na Colombia em varias escolas publicas, interessantissimo.
Pelo menos me parece que o mundo nao esta tao perdido assim!
O pulso ainda pulsa, ja dizia Arnaldo Antunes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário