terça-feira, 27 de outubro de 2009

Mais filmes da Mostra internacional de cinema - Documentários

No domingo foi dia de assistir documentários, ao lado eu e a Fê com o símbolo da São Paulo International Film Festival , vamos para os comentários dos documentários:


Playground é um documentário americano que fala o turismo sexual nos Estados Unidos. Mostrou que Atlanta é o número 13 das cidades que praticam o turismo sexual. Já fiquei curiosa para saber das outras cidades, não achei o rankeamento mas no documentários falou muito de Camboja, Costa Rica, Malásia, Filipinas, Tailândia. Trata-se de um comércio mesmo com a prostituição infantil, no mundo aproximadamente 2 milhões de jovens menores de idade estão envolvidas com o turismo sexual.
Gostei de um relato de um americano que disse que eles enquanto americanos acham que quando existe esse tipo de problema é sempre fora dos EUA e que isso "em tese" não acontece no próprio país. Quando a polícia age, eles prendem as crianças e não quem realmente deveriam. Mas parece que a coisa está mudando e não necessariamente está relacionado com baixa renda, tem a questão da família desestruturada e uma série de outras coisas envolvidas.

No documentário falou da síndrome de Estocolmo, é um estado psicológico em a vítima defende o captador. Os criminosos que aliciam jovens acabam sendo protegidas por elas mesmo, é como se fosse difícil na visão das jovens esses bandidos serem vistos como maus. Pode ser por dinheiro, um prato de comida ou o que quer que seja. Um absurdo no meu ponto de vista. Enfim, esse documentário causa revolta. Recomendo assistir sim, é bem chocante!


Almas Alemãs: A vida na colônia Dignidad: Ao lado é o diretor do filme conversando com as pessoas que tinham acabado de assistir o filme, olha eu ao lado :) !!. Trata-se de um documentário alemão sobre uma seita alemã que foi criada em 1961 no Chile por Paul Schaefer, acusado de torturas sob o regime de Augusto Pinochet e condenado à revelia por abusos sexuais a menores, foi capturado na Argentina em 2005. Estava em fuga desde 1996.
A cidade no Chile em que esse caso aconteceu chama-se Parral e fica a 350Km de Santiago. Eu fiquei surpresa em saber que uma atrocidade dessas aconteceu aqui mesmo na América do Sul. Segundo a opinião do diretor ele foi pior que Hitler. O filme também é chocante, o relato das pessoas que moram nessa comunidade ainda hoje é tenso, pesado, profundo e triste. As pessoas estão em tratamento psicológico, principalmente as que foram turturadas, homens e mulheres. Pinochet também mandavam pessoas para o Paul Schaefer torturar, matar e outras cositas mas. Se não fosse esse documentário eu nunca ia saber que isso aconteceu!


Não deixem de ver os filmes da mostra, são muitos não dá pra ver todos mas vale muitíssimo a pena assitir alguns. Essa é uma das coisas culturais mais legais que acontecem em Sampa city, não percam!
Hoje eu e minha amiga não conseguimos ir juntas ao cinema, cada uma assitiu um filme diferente. Eu planejei assitir Entre dois mundos, uma produção do Sri Lanka mas pelo nosso querido trânsito não cheguei a tempo e acabei assistindo Tokyo! A Fê planejou assistir O arquiteto mas mudaram a programação e ela assitiu A cozinha de Estella.
A Fê também vai começar a escrever no meu blog, vamos aguardar a estréia dela aqui no mundo virtual! Será uma honra! Até os próximos filmes!
Valeu Mariana!!!

2 comentários:

  1. POis é pessoal!!!
    Playground é um filme realmente chocante! A realidade nua e crua vistas nas ruas do Nordeste com as crianças sendo utilizadas nesta prática cruel, podemos enxergar através deste documentário como algo relamente comum em ruas norte-americanas e em países asiáticos! Um problema crônico altamente complicado!

    A questão da Colônia Dignidad é realmente de chocar qualquer um, algo que eu nunca tinha ouvido falar. Fiquei pensando em quantas coisas obscuras temos neste mundo (e tivemos) que não ficamos sabendo! Puts! É tenso!


    Iarinha... arruma lá é 300 Km de Santiago do Chile!

    Um beijo a vocês e prossigamos ao alcance da meta!

    ResponderExcluir
  2. Feeeeee, o diretor do Filme Dignidad estava hoje no Frei Caneca, ele foi assitir o filme iraniano....e eu fui ver o filme egípcio. Ele deve gostar de filmes iranianos também, sinto que ele é dos nossos! hahaha
    Já completei 80% da minha meta. Amanhã creio que fecho e sinto que ultrapassarei minha meta....depois também ficarei meses sem ir ao cinema...hahahaha
    Amanhã é nozes!
    Bjos

    ResponderExcluir