quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Uma cidade adaptada aos gordinhos!

O mundo esta mais gordinho! A classificacao eh simples, um peso saudavel eh quando o IMC esta entre 18,5 e 24,9. De 25 a 29,9 eh chamado de sobrepeso, atencao, sinal amarelo. De 30 a 34,9 eh obesidade grau 1, de 35 a 49,9 eh obesidade grau 2 e acima de 40 eh obesidade grau 3.
As projecoes da OMS sao preocupantes. Em 2015 aproximadamente 2,3 bilhoes de adultos serao sobrepesos e mais de 700 milhoes serao obesos. Nos somos em 6,4 bilhoes no mundo todo, isso representa mais ou menos quase que metade, 50% da populacao mundial. Eh muito grave isso!
Sao Paulo, um grande centro urbano tera muitos gordinhos nos proximos anos mas a cidade ja esta se preparando pra eles. Eu nao vi isso em nenhuma outra cidade mas os metros de Sampa ja tem assento preferencial para as pessoas obesas em todas as estacoes do metro.
Ate o momento eu nao vi nenhum obeso efetivamente sentando nesses assentos, por enquanto quem usam mais esses assentos sao os casais de namorados para ficarem mais juntinhos....hehehe

Outro dia vi um mapa da europa mostrando que Reino Unido e Grecia sao os paises que tem mais gordinhos. Londres ate entendo, inclusive a serie dos Simpsons que passara por la sera toda voltada para a conscientizacao da importancia da reducao do peso.

Voces sabiam que existe a Síndrome da Gordura Pós-Matrimonial, 9 de cada 10 casais ganham peso apos se casarem. Isso eh tragico!!!! Ha uma acomodacao por ambas as partes e outras preocupacoes e estress ou ansiedade que potencializam o ganho de peso do casal. Essas transformacoes psicologicas sao tipicas, eh ate uma acomodacao como se a vida tivesse parado na hora de se casar. Deus, me livre disso! hehehe Pensando assim eh 1000 vezes melhor estar solteira ou encontrar alguem que no minimo goste de atividade fisica, uma corrida no parque ou na esteira, ou uma pedalada.
A aquisicao de carro tambem parece que interfere no ganho de peso, eu fico abismada com pessoas que vao na padaria de carro, uma caminhadinha basica nao faz mal a ninguem. A ladeira da minha casa ate o metro nao me permite que eu sinta preguica....hehehe
Eh pessoas, a coisa eh bem seria, ou mudamos o nosso ritmo e encaramos a atividade fisica como parte da nossa vida diaria ou entraremos nas estatisticas dos gordinhos e de todas as consequencias que isso acarreta.
Ou entao, vamos nos manter solteiras e solteiros para nao engordarmos! hehehe

Nenhum comentário:

Postar um comentário