quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Entendendo os movimentos da Terra

Aproveitando as noticias que circulam na internet sobre os tsunamis que estao se manifestando na Asia, vou abrir nos meus arquivos meus poucos conhecimentos sobre o assunto. Uma coisa que eh primordial entender eh que a Terra tem 4,6 bilhoes de anos e a escala maxima que conseguimos pensar enquanto seres humanos eh de 100 anos, a maioria vai morrer antes disso. Colocando essa ideia numa escala de 1 ano conforme proposto por Gradstein & Ogg em 1996, eu adoro essa escala mas nao achei na internet mas para um bom geografo e uma boa biblioteca tem essa escala no livro Decifrando a Terra.
Entao, segundo essa escala a Terra surgiu em Janeiro dia 1. Mil e uma coisas aconteceram na partir dai, mas vamos encurtar e chegar na pangea na formacao das grandes cadeias de montanhas apalaches, urais e andes que surgiriam entre o dia 1 a 12 de Dezembro, os dinossauros teriam surgido no dia 13 de dezembro; No dia 20 a 31 o continente africano se separa da america do sul; Os dinossauros desaparecem no dia 26 de dezembro. Os primeiros membros do nosso genero (Homo) aparecem na Africa no dia 31 de dezembro as 19h12; Cabral chegando no Brasil seria dia 31 de dezembro as 23h59min57seg. Nos os 6 bilhoes de habitantes na terra correspondemos ao dia 31 de dezembro as 23h59min59seg.
Resumindo, nos seres humanos respresentamos muito pouco na escala de vida da Terra sem a menor sombra de duvidas. Pra mim isso eh muito claro, mas para os jornalistas e quem escreve sobre esses assuntos parece que eles nao tem clareza disso. No jornal de hoje do JT esta no titulo da noticia: "Natureza furiosa mata 649". Primeiro que quem fica furiosa ou furioso sao seres humanos dotados de sentimentos, sinto muito mas a Terra enquanto formacao litologica complexa nao tem sentimento do que sabemos o que eh sentimento para seres humanos. Ainda nao se sabe explicar exatamente como os processos naturais fazem com que as placas continentais (compostas pela crosta continental e oceanica) funcionam e ter uma precisao de 100% e de como ela sera, que forca vai atingir. Sim, ha sismografos espalhados pelo mundo todo, tem uma painel muito interessante do mundo no Museu de Historia Natural de NY com os sismografos registrando em tempo real o quanto a Terra esta em constante atividade sismica. tem predicao para essas atividades da sinais de alerta mas nao mede o quanto efetivamente sera o impacto.
Ate o nosso querido presidente deu uma declaracao em 2004 quando teve aquele tsunami terrivel na asia que a "Terra estava se revoltando contra o homem". Eh uma frase ate bonita mas tecnicamente errada, nao existe isso.
Na Asia especificamente tem muitas fossas oceanicas e elas fazem o movimento de subduccao com a crosta continetal e essas falhas originam movimento da massa oceanica, eh fisico, ocorre deslocamento de massa oceania e entao os tsunamis. As ilhas na regiao sao de origem vulcanica com o litoral super ingrime pelo tipo de formacao, eh pior que praia de tombo e nao a toa tem as melhores ondas para os surfistas. As ondas nessas areas sao naturalmente sao mais fortes quando comparadas com areas que nao tem esse tipo de formacao, quando vem um tsunami eh pior ainda. Pela fisica fica claro entender o fenomeno, o quema ao lado tem esse proposito!
Claro que resumi bem o processo mas basicamente eh isso. Nas zonas de subduccao a crosta oceanica mergulha no interior da Terra ate atingir condicoes de pressao e temperatura suficientes para sofrer fusao e ser incoporada novamente ao manto.
As diversas ilhas da regiao estao sob risco dessas catastrofes que sao naturais, afinal de contas a Terra tem mais tempo de vida que nos humanos, a Terra sempre teve seus movimentos e nos ainda tentamos entender o fenomeno.
A certeza que eu tenho eh que ainda se sabe muito pouco sobre a Terra!!!

2 comentários:

  1. Meu, vc quer dizer que toda a cagada q a gente faz com o planeta não influencia nisso?
    Conhecimento zero da minha parte sobre o assunto, mas eu sempre acho que temos grande culpa nisso tudo. Estou errada então????

    ResponderExcluir
  2. Oui Deia! Na verdade o que o homem faz tem muito mais implicacoes locais do que globais. Tem importancia sim mas uma importancia local. Eh preciso medir para dizer que uma queimada aqui afeta la na Indonesia, por exemplo.
    So descobriram o buraco na camada de ozonio em 1956 com o lancamento de satelites na orbita da Terra. O buraco tem 3 vezes o tamanho do Brasil e costuma-se dizer que foi o homem que provocou...eu nao concordo. O buraco sempre existiu mas agora a gente mede e a midia gosta de um catastrofismo, alguem ganha $$$ com isso, nao tenha duvidas. Claro que tambem nao sou a favor do vamos devastar tudo mas existe um mecanismo da propria Terra que o homem tera que medir por muitos e muitos anos.
    Como vivemos num mundo globalizado em que a informacao chega em tempo real, em que a bolsa de valores ruim num lugar afeta outros lugares tende-se a achar que com a natureza eh a mesma coisa, mas nao eh! A crise economica global eh medida constantemente, faz parte da nossa escala de vivencia e costuma ser sempre um ciclo. Mesmo medindo diariamente o homem consegue errar. Imagine com a natureza em que a medida eh muito mais complexa, ela tambem vive de ciclos mas numa escala de tempo que nos nao estaremos presentes para sentir essas mudancas e a precisao infelizmente nao eh 100%!
    Deu pra entednder a ideia? Nao sei se esclareci! Vou escrever mais sobre o assunto!
    bjos

    ResponderExcluir