sábado, 17 de outubro de 2009

A diferença entre falar e fazer & sentir e comportar

A idéia de FALAR-FAZER é a mesma idéia de SENTIR-COMPORTAR. Já ouviram aquela expressão: "É mais fácil falar, o difícil é fazer". É um ditado super popular e pode ser aplicado em várias situações do cotidiano. Eu sempre tento tomar cuidado com o que as pessoas dizem ou prometem e presto mais atenção nas atitudes que costumam dizer e ser muito mais claras que qualquer palavra dita.

Por que estou falando dessas coisas....bom basicamente isso é um problema universal. Uma grande amiga estava chateada com a chefe que prometeu um horário flexível para conciliar o estudo e um contrato por um tempo maior; e pouco tempo depois a chefe muda de idéia, age de outra maneira, altera todo um planejamento futuro como se não houvesse o amanhã. O mais absurdo foi a chefe dizer a minha amiga: "Mas, você pode confiar em mim". Hahahaha Minha amiga obviamente responde, "NÃO, claro que NÃO posso confiar em você"!
Como confiar em alguém que fala uma coisa e faz outra!


Seguindo essa linha de pensamento eu li uma definição interessante do amor: "Amor não é o que sentimos pelo outro mas como nos comportamos com os outros". Posso não controlar o que sinto por outra pessoa, mas posso controlar como me comporto em relação aos outros. O que significa que o comportamento é controlável e o sentimento não é controlável. Deste modo posso controlar o amor, já que ele é um comportamento. Quando amamos nossa família, nossos amigos e quem quer que seja não precisamos dizer "eu te amo" mas saberemos se nos ama através do comportamento da pessoa em relação aos outros.

Faz muito sentido essa idéia, comportar é a mesma idéia de fazer e no mundo atual isso está cada vez mais difícil de encontrar. Certa vez conheci um rapaz que me disse que não sentia nada por mim, mas ele nem precisava ter dito isso. Reparem, dizer e sentir tem o mesmo peso, costuma não significar nada. Mas a maneira como ele se comportou comigo foi tão estúpida que eu tinha certeza mesmo que ele não sentia nada por mim.....hehehe Ele se comportou bem com os amigos dele exceto comigo...ou seja, devemos sim sempre prestar muita atenção ao comportamento das pessoas em relação a nós e aos outros. Se alguém se comporta bem com os outros e não se comporta bem com você, atenção redobrada.

Se a gente não gostar ou não sentir nada por alguém é obvio que não vamos nos comportar ou tratar bem o outro. Fazemos isso diariamente sem ao menos perceber. Por isso ainda ouviremos muitas palavras jogadas ao vento sem direção alguma, é o mais comum por aí. A regra é fácil de identificar, o difícil é encontrar a exceção, alguém que tenha um comportamento verdadeiro.

Não é uma formulinha mágica mas me parece ser isso que acontece no mundo.
Para fechar, uma frase de Gandhi para refletir:

"Aqueles que têm um grande autocontrole, ou que estão totalmente absortos no trabalho, falam pouco. Palavra e ação juntas não andam bem. Repare na natureza: trabalha continuamente, mas em silêncio.”

2 comentários:

  1. Obrigada por falar por mim! E quando eu falei da sintonia no teu outro post, eu falo dessa coisa magica que eu tenho com meus verdadeiros amigos: não precisamos nos falar constantemente e nem ao mesmo tratar do mesmo assunto em uma conversa para conseguirmos pensar nas mesmas coisas. Esse lance do amor, do fato de demonstrar valer muito mais do que dizer, é um fato! E tem sido uma constante em minha nova relação amorosa.
    Obrigada pela cia. e pela sintonia de sempre! é bom compartilhar de tudo isso!!!!

    ResponderExcluir
  2. Deiaaaa,
    Sintonia mil meu! Isso sim é mágico mesmo.
    Estou muito feliz por você ter encontrado alguém que demonstra o amor a você e vice-versa, isso é lindo, um momento para não deixar escapar.
    As demonstrações que recebi dos caras nos últimos tempos estão cada vez "melhores"...hehehe Já identifico fácil o padrão....hehehehehe É preciso provar o amargo para saber apreciar o doce, mas a esperança é a última que morre!
    bjos amiga!

    ResponderExcluir