segunda-feira, 6 de julho de 2009

É inverno no Brasil, tempo de tomar sopa!

Dia 21 de junho oficialmente começou o inverno no Brasil e no hemisfério sul, é tempo de tomar aquela sopinha quentinha..hehehe em vários lugares da cidade. São Paulo está em baixas latitudes (0 a 30) mais precisamente a 23 32 51, nessa latitude passa o trópico de capricórnio. Porto Alegre que é a capital mais ao sul do Brasil está a 30 01 59. Isso nos qualifica como uma país tropical de latitudes baixas sem invernos rigorosos como acontece na Europa que estão em latitudes médias (30 a 60), por exemplo. O nosso inverno não é chuvoso e nem tão frio quanto o inverno europeu, ainda bem! O inverno aqui é seco e com muitos dias com céu azul, eu adoro céu azul e parece contraditório mas isso não ocorre no verão e sim no inverno. Aprendi isso num estágio que fiz numa estação meteriológica quando eu analisava o céu e tinha que classificar os tipos de nuvens, são 10, adoro ficar identificando..mas agora estou enferrujada...hahaha

A melhor sopa segundo o critério do meu paladar é a Sopa de 5 queijos da padaria Requinte que fica no Cangaíba, na zona leste de Sampa e custa apenas R$6,50...hahaha Apesar da Bella Paulista e da Galeria dos Pães serem as mais badaladas de Sampa, essas duas são muito lotadas sempre, tem fila pra entrar, fila para pegar sopa, fila pra pagar...fila é quase a rotina de um paulista, parece que o povo gosta de uma fila. Isso não acontece na Requinte e com a vantagem de ser mais barata que as duas que eu citei.

É isso, enquanto meu amigo Mário não cria o blog dele divulgando os lugares incríveis que ele conhece de Sampa...eu faço aqui um trabalho de utilidade pública para encontrar uma boa sopinha nesse inverno. Outro detalhe, fora de São Paulo a melhor casa de sopa que eu já comi foi em Manaus...pasmem! Praticamente na linha do equador onde a noite faz 40 graus ...tem rodízio de sopa com variedades locais inacreditáveis. Como eles tomam aquele tacacá, típico da região, um caldo de tucupi, goma, camarão e jambú...super quente, salgado e que adormece a boca.. é compreensível ter uma soparia na região norte. Ao lado sou eu derretendo de calor tomando o tacacá típico da região amazônica!

Uma sopinha é sempre uma boa pedida, não importa a latitude!

2 comentários:

  1. Amiga,

    Eu, como descendente de italianos, devo dizer que AMO massas em geral, e o meu pai, mais descendente ainda, sempre gostou de comprar o nosso pão de cada dia na Requinte. Oh my God... o que é aquilo!! Saudade... o pão aqui do Canadá não chega nem aos pés da variedade e qualidade que temos em SP!! Mas devo admitir que fora do Brasil já comi pães maravilhosos no Chile e na Espanha.... será que é por isso que eu já cogitei a possibilidade de morar nesses países?

    E com relação ao Tacacá.. eu provei em Belém do Pará, mas na boa.. não desce!!! Acho que eu sou mais um caldinho verde mesmo!!!

    ResponderExcluir
  2. Eu odiei o pão no Chile...aquele cheio de furinhos...hehehe Os da Espanha sim, são ótimos mesmo!
    Eu também não gostei do tacacá na primeira vez....mas na segunda vez, foi bem melhor! A combinação é super estranha...tem que treinar o paladar pra comer algo que faz a boca ficar anestesiada...hahaha
    Bjinhos

    ResponderExcluir