domingo, 19 de julho de 2009

Manaus, quando o rio enche!

Manaus é uma das minhas cidades favoritas. Ao lado sou eu dirigindo uma lancha no Rio Negro em fevereiro de 2005. Era um período do que eles chamam de seca, com baixo nível do rio. Nessas condições os troncos e galhos ficam pegando na hélice, tem que tomar muito cuidado pra dirigir nesse período, a hélice nesse momento já estava super corroída e portanto gastava mais gasolina. Eu, como vocês podem observar dirigi muuuuuito no Rio Negro (Fê, morra de inveja...hahaha) em direção a praia da Lua, fiz baliza e tudo pra estacionar a lancha. O Eduardo e o Wilson são provas desse momento ímpar na minha vida. Foi aí que descobri que queria ter um barco...haha Mas como eu não moro em Manaus e sim numa selva de pedra que é São Paulo, não terei um barco...hahaha Mas eu amo andar de barco!

Recebi de uma amiga minha que se chama dona Amazonas umas fotos que foram tiradas em 27/06/09, super recente, sobre a cheia do Rio Negro na cidade. Como ela me mandou essas fotos eu transformei em um vídeo pra ficar mais fácil de ver, essas fotos foram tiradas pela amiga dela, o vídeo e os comentários são meus..hehehe Adoro editar fotos e vídeos, como se eu não tivesse mais nada pra fazer...hahaha O vídeo mostra um dos maiores períodos de cheia registrados na cidade desde 1953, chegou em junho deste ano a 29,65 metros, o normal para essa época do ano seria de 27 metros. Isso se deve ao fenômemo La niña. Ontem conversando com meu amigo geógrafo amazonense Marquinhos ficamos impressionados com o fenomeno, uma pena não estarmos lá pra ver, mas por isso minha rede de amizades na amazônia funciona. Aliás, meu outro amigo geógrafo Diego que mora em Santarém já tem um quarto aguardando minha visita, me aguarde mesmo porque eu tô louca pra conhecer Alter do Chão! Segundo o jornal inglês The Guardian as praias de alter ficaram em primeiro lugar no ranking deles das 10 melhores praias brasileiras..passou Fernando de Noronha e Jericoacoara... http://www.guardian.co.uk/travel/2009/apr/15/beach-brazil-top-10 Meu amigos de Manaus falaram que eu vou amar Alter do Chão, terei que checar isso de perto logo...hehehe
Vejam o vídeo abaixo! Obrigada Amazonas pelas fotos!

Pra finalizar, o que chamamos de Rio Amazonas é a junção que ocorre em Manaus dos rio Negro com o rio Solimões. O Rio Negro nasce na Colômbia e o Solimões no Peru. Eu, obviamente, conheço os dois rios e inclusive a junção deles...e portanto os 3 rios..hehehe
É uma das regiões mais lindas do Brasil!

Nenhum comentário:

Postar um comentário