O estado do Alagoas tem o pior IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do Brasil, em vários anos vem sido sempre o pior do Brasil. Tem quase todos os piores indicadores em tudo. De Maceió para Maragogi nos deparamos com muita gente humilde que vive da pesca, da cana, do comércio local e só, tudo muito, mas muito simples mesmo.
Cruzamos de Maceió até Maragogi no fim da tarde e no começo ficamos com um pouco de medo, mas depois de um tempo chegamos a conclusão que se todo o meio é pobre não tem problema de assalto ou violência, pelo menos nada nos aconteceu. As pessoas são muito humildes, depois que a gente conversou com muitos percebemos que é bem traquilo a situação lá. Ok, pode ser apenas uma visão turística, mas um turista normal não costuma passar pela estrada que passamos, a AL101, eu e a Fê temos muita sorte nas nossas escolhas, há 2 estradas e achamos que beirando a costa estaríamos mais seguras. Depois percebemos que o caminho que 99% das pessoas fazem é pela rodovia expressa...hahaha Mas sem querer a gente acabou tendo uma visão menos turística sobre o lugar. Pelo menos a gente pode dizer que conhece São Luis do Quitunde, muito bem por sinal, inclusive os canaviais dessa cidade, tivemos uma intensa relação com a cidade por quase 5 horas perdidas no meio dos canaviais como mostra a primeira foto atrás da praia de Carro Quebrado.
Foi num livro de saúde que vi uma explicação super interessante que explica o fenômeno. As regiões com águas azuis e transparentes são mais desprovidas de vida. As região com águas verdes tem alto teor de ferro e propiciam o desenvolvimento de fitoplâncton, seres unicelulares que estão no fim da cadeia alimentar dos oceanos. Outra explicaçao de um professor do IO da USP é que os pigmentos amarelos das algas e vegetais ao misturar com o azul fica verde, por isso a coloração verde. Enfim, em outras palavras, água verde significa mais vida subaquática que água azul.
Depois vou dar mais dicas sobre as praias do Alagoas, sinto até que poderia ser contratada pelo guia 4 rodas....a diferença é que vou descrever o que não está nos guias a custo zero pra qualquer um ler...hahahaha Fecho esse post com a definição de um lindo gaucho, que conheci na praia de Paripueira, sobre as praias do Alagoas: "É muita praia pra pouca gente!"
Ah Iara,
ResponderExcluirTô amando matar a saudade de você, da língua portuguesa, da geografia, do Brasil através do seu blog!
KKKK... ao ler, eu imagino vc falando... é muito engraçada! A diferença é que pelo blog vc consegue iniciar e finalizar o assunto, e quando a gente conversa, nem eu e nem vc consegue... é raciocínio rápido, misturado com tanta impolgação com tanta novidade, tanto ponto de vista, tanta idéia, que não dá tempo de finalizar parte do que a gente conversa!!kkkk
"é muito conteúdo pra pouco tempo"..rs
bjos
Siiiiiiiil, eu quem adoro seus coments, sinto falta qdo vc não escreve! Pelo menos vc fica atualizada com as notícias da sua amiga tupiniquim...hehehe É verdade meuuuu, pelo menos no blog eu consigo começar e terminar uma idéia, eu falando sou terrível. Aliás nossos vídeos nos EUA estão assim meio sem começo e fim....vou postar no facebook pra vc rir um pouco hahaha
ResponderExcluirEstou me divertindo com o meu blog...como se eu fizesse pouca coisa aqui em sampa..ainda arrumei um blog pra ocupar minha super agenda de atividades! hahaha
As vezes eu sinto que "é pouco tempo pra tanta coisa que quero fazer ainda"...hahahaha
Iara
Iaaaaaara!!! Você conheceu São Luis do Quitunde, meu!!!! Eu também conheço... hahahaha. Lembra da época em que trabalhei no Alfabetização Solidária, cuidando de um município de Pernambuco? Pois é, o Gil era responsável por São Luis, o único desgarrado que ficava "nas Alagoas"...rs. E em uma das viagens fui p/ lá.
ResponderExcluirMuito bom teu texto, adooooro aquele lugar, um dia volto lá, ah se volto!
Huhauhauahuaha
ResponderExcluirAdorei o post da Andréia!!! Estamos bem hein amiga!!! hahaha São Luis do Quitunde não é tão desconhecida assim!!!! hauhauahuahauahuaha
Meuuuu que viagem!!!! Muito legal!!! Conhecer o nordeste tem que ser de carro alugado!!! é muito mais emocionante, empolgante, a adrenalina vai a mil! Principalmente no mês de julho quando chove e vc nem sabe se consigará chegqar no fim da estrada!!! Nunca esquecerei da noite em que pegamos a "estrada" pelo litoral... a lua estava cheia e iluminava o nosso caminho (sem te desprezar mana seria muito melhor se estivéssemos acompanhadas -= vc me entende).... as pessoas...as "cidades"...o tempo!!! Puxa!!! Uma lição de vida!! Saí um pouco arrasada com a pobreza... mas fazer geografia é isso! Precisamos entender um pouco sobre o povo do nosso país!!!
Minha viagem prosseguiu mana... e descobri que o nosso transporte em sampa é "um luxo". Você não tem noção o que andar em um bus em Aracajú!!! Como disse uma moradora...isso aqui é lata véia!!! e os motoristas então... nem se fala....salve-se quem puder!!!
Depois te conto as aventuras em Aracajú.... tive a impressão que até Aracajú é maior que Campo Grande!!! hauahuahuahauhauhauahuahauhauahuhaua
Um super beijo
FÊ - aguardando novas aventuras!
Hahahaha Vc viu só, não é so a gente que vai pra São Luis do Quitunde...haha
ResponderExcluirFoi demais Fezinha, eu sei tb q sua cia é incrível mas eu descobri que um cara pra estar aos nossos lados devem ser no mínimo doidos pra pra poder fazer tudo o q a gente quer fazer...Não pode ser uma pessoa normal, isso é fato, nó mínimo com uns parafusos bem soltos..como os nossos...hahaha
É muito triste ver aquela pobreza, mas faz parte da nossa visão de geógrafas! Todo mundo devia uma vez na vida ir lá e conversar com essas pessoas e ver o quanto eles são humanos e gentis!
Os ônibus de estrada de Sampa são melhores que dos Estados Unidos meu, o nosso nível é muito alto meu.Quero saber de tuuuudo de Aracaju meu!
Fê, operação CALDAS NOVAS, já prepara o snorkel! hahaha
Bjocas