quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Tailândia I: primeiras impressões


Escrevo diretamanete da Tailândia para dizer que está tudo bem por aqui nessa minha primeira viagem para a Ásia junto com meus amigos Mário e Roberto. Estamos chegando na metada da nossa viagem de 20 dias conhecendo e aprendendo muito sobre os costumes e a cultura local.

A Tailândia é um país encantador principalmente pelo povo tailandês. Ao lado sou eu entrando num tuk tuk em Bangkok, uma megacidade com 12 milhões de habitantes, comecei super bem minha primeira megacidade asiática. 

Bangkok é muito promissora, a primeira vista do avião na chegada ao aeroporto havia muitas casas e depois chegando na cidade com os milhares de arranha-céus eu tive a impressão de que há um grande potencial de expansão da cidade

A Tailândia nos livros didáticos é conhecida como um novo tigre asiático que na década de 80 começou a ter uma forte industrialização fincanciada  pelo Japão. Pude perceber uma influência muito forte do Japão no metrô, nos shoppings e nas portas automáticas como a foto ao lado. Deve ser por essa influência japonesa que a infraestrutura na Tailândia é impressionante, o aeroporto é grandioso e moderno, acho que se juntar o aeroporto de Guarulhos e de Congonhas não chega aos pés do aeroporto tailandês. O metrô está conectado ao aeroporto, isso é uma das coisas que eu acho mais incrível quando estou em outros países. No Brasil nada conecta a nada e salve-se quem puder.

É muito claro para mim porque esse país recebe 15 milhões de turistas por ano e principalmente turista europeu. A Tailândia é um país barato, estruturado, seguro e com pessoas extremamente simpáticas e prestativas e a 8 horas em média da Europa. Bangkok não é uma cidade perigosa como um provinciano me falou, no meu ponto de vista Bangkok é uma cidade com uma mega infraestrutura e com grande potencial  e perspectivas futuras. 

No metrô no horário de pico, todos fazem fila para entrar no vagão, é muito normal esperar primeiro as pessoas saírem para depois entrarem. Tenho a impressão que os asiáticos são infinitamente bem menos ansiosos e estressados que nós ocidentais. No metrô é um silêncio que impressiona, eles não berram para falar uns com os outros como no ocidente. As pessoas berrando, falando alto no metrô no ônibus e quando não escutando aquelas músicas com um volume alto é muito comum no Brasil, coisa que não acontece aqui em hipótese alguma.

Eu fiquei encantada com o trânsito da cidade e o fato das pessoas não usarem a busina, todo mundo espera sua vez sem stress. Tem ônibus caindo aos pedaços, tuk tuks, taxis velhos, motos, mas tudo orgnizado. Há poucos semáfaros nas ruas, tem faixa de pedestre mas não tem semáfaro, isso me assustou no começo mas com paciência dá para atravessar tranquilamente. Defino Bangkok como uma megacidade com um caos organizado com grande potencial de crescimento onde o antigo e o novo, o pobre e o rico, o silêncio e paciência são predominantes aqui. 

Abaixo sou eu na minha nova posição asiática para fotos, tem um buda que fica assim se equilibrando, é a minha nova posição equilíbrio em Ayhutaya no patrimônio cultural da Unesco...hehehe

Termino aqui meu post diretamente do mar de Andaman que faz parte do oceano Índico na travessia de Phuket para Ao Nang de onde seguirei a viagem pela península da Malásia.

6 comentários:

  1. Que chique mulher!!! aproveite bastante. bjs Dri

    ResponderExcluir
  2. Muito bomm Iara!! adorei o texto! já estou inspirado pra ir em Bangkok! :))))

    ResponderExcluir
  3. Oi Adriane, obrigada, estou aproveitando bastante sim!!!!!
    Cristiano,você vai viajar mais que eu, tenho certeza disso! bjos

    ResponderExcluir
  4. Aproveita a viagem, muito bacana o destino que escolhestes.
    Vou acompanhar o teu blog. Bjs

    ResponderExcluir
  5. Muito bem escrito Iara!! Não posso negar que vc me influenciou bastante e terminou de me convencer que seria uma boa idéia conhecer a Tailandia! Um beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou super feliz que te influenciei na escolha do destino das tuas férias :-)!!!! Minha opinião sobre os lugares pode ser suspeita porque costumo me encantar com tudo, mas a Tailândia foi o ponto mais altos de todos os lugares que já visitei. O sudeste asiático agora me fascina, sempre leio tudo sobre essa sub-região da Ásia, acho que vale muito a pena. Um país em crescimento é muito mais fascinante que um país já desenvolvido, por isso já não tenho tanta pressa de conhecer o Japão, que era meu maior sonho. No seu lugar eu ficaria só no sudeste asiático numa primeira ida a Ásia, já será inesquecível!
      bjos e obrigada pela sua visita ao blog!

      Excluir