domingo, 6 de novembro de 2011

Filmes iranianos no Mostra

Sou apaixonada por filmes iranianos, gosto tanto de filme iraniano que eu nem leio a sinopse, basta estar escrito que é uma produção iraniana que eu estou lá comprando meu ingresso...hehehe Nessa mostra internacional de cinema que acabou na quinta passada haviam 5 filmes do Irã, assisti 4 filmes, o único que falta vai entrar em cartaz e assistirei em outro dia!

Como diz minha amiga Fernanda, mais vale 1 filme iraniano que 20 filmes holywoodianos, concordo em gênero número e grau.

O primeiro iraniano que assisti foi "Olhando espelhos" que tinha como tema a questão do transexualismo, esse assunto no ocidente já não é dos mais fáceis...imagine no Irã! Uma jovem transexual de família rica é obrigada a se casar para mostrar a família que ela é uma mulher como qualquer outra. O filme mostra o pai como o autoritário, o dono da verdade, acima do bem e do mal e não queria de forma alguma entender o problema da filha...ou filho!

A trama mostra a personagem tentando fugir do país com a ajuda de uma mulher taxista no Irã, também não muito usual no Irã. Adorei o filme principalmente porque a história se passa em Teera e confesso que me ascendeu uma vontade de querer conhecer Teera! Já até olhei o mapa de metro da cidade...as cores e a extensão das linhas se parecem com as linhas de São Paulo! Enfim, até a personagem conseguir fugir do país, dá pra viajar pelas paisagens do Irã, nas montanhas iranianas e nas paradas no meio da estrada. Fico morrendo de vontade de provar aquelas comidas diferentes...hehe Enfim, um excelente filme, emocionante que prende a atenção o tempo todo!

O outro iraniano era"ADEUS":
http://35.mostra.org/filme/be-omid-e-didar/que mostra uma situação de perseguição política que continua no Irã. Um casal em que o marido é jornalista teve que fugir para o sul do Irã para não ser preso e a esposa que esperava um filho. Achei interesssantíssimo a parte que mostra que enquanto o marido estava longe de casa, sua esposa não podia resolver documentos ou outras pendências sem a presença do marido. Uma mulher não pode fazer ultrasom sem o marido junto, não pode entrar num hotel sozinha...várias coisas. Repressão política e discriminação da mulher são os pontos altos dos filmes iranianos.

O outro filme iraniano UM.DOIS.UM mostra um triângulo amoroso e a agressão física que é feita a personagem principal. Esse filme foi bem parado, os filmes iranianos são mais lentos...mas esse era muito lento, não ficou muito claro toda a trama, pelo menos pra mim.

O outro filme "Dias Verdes" vai merecer um post único logo em seguida desse!
Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário