terça-feira, 8 de novembro de 2011

Filme iraniano: Dias Verdes

O Irã é uma república islâmica desde 1979 e possui 77 milhões de habitantes, é o décimo oitavo país mais populoso do mundo. Sua capital, Teerã tem 7 milhões de habitantes...uma população considerável.

Mais de 60% da população pertence ao grupo étnico persa, conhecido também como povo ariano. O idioma falado no país é o persa.
Geologicamente é um país com milhares de falhas geológicas, propício a muitos terremotos

O documentário iraniano "Dias Verdes" mostra as eleições de 2009 na situação de reeleição do presidente Ahmad-Nejad. O documentário deixa muito claro que houve fraude nas eleições, que foi um golpe de Estado e que houve manipulação da mídia do país.

Olha, confesso que fiquei chocada com o documentário, o Ahmad-Nejad não teve nem 20% dos votos, era o terceiro mais voltado, toda a população na rua votava no concorrente de partido verde.

Esse filme teve a direção de Hana Makhmalbaf filha de Mosen Makhmalbaf que estava na sessão de cinema para um bate-papo após o filme. Por coincidência quando apresentaram o diretor e os filmes dele, eu percebi que o primeiro filme iraniano que assisti era desse diretor, meu primeiro filme iraniano foi o "Caminho de Kandahar" que eu amei por sinal!

Esse diretor já teve diversos filmes apresentados em São Paulo, garaças ao Leon Cakoff, o diretor disse estar muito triste por Cakoff não estar mais entre nós. Eu espero mesmo que os filmes iranianos continuem a serem exibidos nas salas de cinema de São Paulo, eles tem uma inteligência acima do normal. Além de diretor de filme é preciso ter uma genialidade excepcional para mostrar os problemas do país e fazer com que a gente se coloque na situação problema do Irã.

O Mosen fez uma brincadeira com a platéia para explicar como as coisas funcionam no Irã, ele pediu para os homens sentarem do lado esquerdo do cinema e as mulheres no lado direito, muitas pessoas da sala começaram a trocar de lugar. Eu estava no lugar errado e não me movi por um só segundo, fiquei só observando o pessoal. Daí o Mosen disse que não mudou de lugar, se fosse no Irã disse que seríamos presos e torturados. Ou seja, eu que fiquei muito bem acomodada na minha poltrona do cinema, seria levada a prisão...hehehe

A população iraniana é bem esclarecida e possui alto nível de escolaridade e não a tôa votaram contra o Ahmadinejad. O diretor ressaltou várias vezes que a população tem alta escolaridade do Irã e também não é a tôa que há fuga de cérebros no Irã. Achei o máximo isso, porque muita gente tende a achar que países como Irã ou Brasil as pessoas não tem escolaridade ou então não são esclarecidas, se duvidar nos países em desenvolvimento somos muito mais esclarecidos que nos países desenvolvidos porque conhecemos os problemas sociais de perto. Eu tenho sempre a impressão que as pessoas dos países desenvolvidos, a mídia principalmente, pensam que só eles sabem pensar, só eles são inteligentes. Basta ver como os países ditos desenvolvidos não conseguem resolver a crise econômica deles.

Enfim, fiquei encantada de presenciar a aula de Irã que o Mosen deu para quem assistiu o filme na sexta-feira a noite, acabou mais de meia noite. Acho que eu não sou uma pessoa normal, ver filme iraniano numa sexta-feira a noite...hehehe Mas eu adoro os filmes iranianos, é um fato, não é de agora, faz 10 anos que comecei a apreciar filmes iranianos.

Só para terminar, o diretor perguntou a platéia: Vocês acham que se o ex-presidente Lula ou a atual presidente Dilma assistissem esse documentário eles apoiariam o governo do Irã? Obviamente não, eu não fazia idéia da gravidade do problema. Eu sou absolutamente contra o governo iraniano, não é legítimo e não representa o povo iraniano. O Ahmadinejad é um tirano horrível e que eu espero que em algum momento da História ele seja julgado na Corte Penal Internacional pelas atrocidades que ele fez e continua fazendo no país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário