segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Crescimento urbano!

Eu gosto muito de cidades e todos os fenômenos urbanos ligados a ela, ano passado eu coloquei um dado sobre as cidades mais ricas e esse ano vou colocar aqui uma análise sobre crescimento urbano.

Vamos primeiro diferenciar crescimento urbano de urbanização. Crescimento urbano é a expansão física de uma cidade, ou seja, aumento em área de uma cidade. Urbanização é o rápido crescimento da população urbana em relação ao crescimento da população rural de uma área, estado ou país.


O City Mayor montou um ranking com 300 cidades no mundo com as projeções baseadas no crescimento urbano de 2006 a 2020. Olhando a tabela das 300 cidades, observei que 147 cidades, ou seja, praticamente metade delas são cidades localizadas no Brasil, China, Índia e Estados Unidos. Só esses quatro países concentram as maiores taxa de crescimento urbano do mundo! Faz sentido que do ponto de vista do crescimento em área de uma cidade ocorrer em países grandes. Isso não significa que os países pequenos não cresçam, mas o número de cidades é infinitamente menor.

Das 300 cidades que mais crescem há 37 cidades na Índia com uma taxa de crescimento urbano média de 2,79% em 14 anos. Na China há simplesmente 74 cidades classificadas com crescimento rápido, uma média de 1,58% em 14 anos. Apesar de ter uma maior variação, a China é o país com o maior número de cidades com acelerado crescimento urbano do mundo.

Os Estados Unidos tem 20 cidades com crescimento médio de 1,54% em 14 anos. Eu gostei de saber que as cidades americanas ainda crescem, com crise ou sem crise eles pelo menos tem cidades em crescimento...o mesmo não se pode dizer das cidades européias. Dentre 300 cidades que mais crescem há apenas 4 cidades européias quase no final da lista: New Castle, Dublin, Helsinki e Estocolomo em último lugar!

No Brasil há 16 cidades classificadas com alto crescimento urbano, uma média de 2,03%. A cidade brasileira que mais cresce por incrível que possa parecer é Brasília, a capital do nosso país. Meus amigos adoram jogar na minha cara que eu não conheço Brasília, a capital do meu país...hehe Ano que vem eu vou conhecer Brasília de qualquer maneira, não vou mais adiar, ainda mais agora que descobri que é a cidade que mais cresce!

Mas, o mais legal foi descobrir que em segundo lugar a cidade brasileira que mais cresce é Manaus, pare se ter uma idéia, essa cidade tem um crescimento maior que 70 cidades chinesas e 22 cidades indianas e maior que as cidades americanas! Manaus cresce mais que Belém, por isso que deve ter sido escolhida como sede da copa...hehehe

Manaus é uma das minhas cidades favoritas, no meu ranking, depois de São Paulo, é a cidade que eu mais gosto. As cidades vizinhas a Manaus também crescem absurdamente. Eu sempre fico na casa da minha amiga que mora de frente para rio negro onde tem a balsa que liga Manaus à cidade de Iranduba. Em 2009 a ponte havia começado e agora já está praticamente terminada. É a metrópole regional crescendo e ligando-se às cidades vizinhas! Quem sabe dentro de alguns anos Manaus se torne uma metrópole nacional....quem viver verá! hehehe

Manaus ser a segunda cidade que mais cresce faz muito sentido mesmo, talvez é a única cidade que eu posso afirmar que acompanhei de perto as transformações em anos distintos, toda vez eu fico surpresa com essa cidade. Sinto que terei que voltar a Manaus para averiguar as mudanças e acompanhar esse crescimento de perto...hehehe

Outro dado interessante é que das 16 cidades brasileiras que mais crescem, 9 não são cidades litorâneas, ou seja, ficam no continente mesmo, mais propício para que 0 crescimento urbano ocorra de modo radial.

Uma cidade litorânea tem um limitação óbvia, não vai expandir para o mar, o sentido é em direção ao continente, mas se esbarrar em morros, ou pára de crescer ou surgem as favelas, como no Rio de Janeiro. Portanto no Rio de Janeiro há duas barreiras físicas, uma que é o mar e outra é o relevo da cidade. O crescimento do Rio é bem parecido com o da cidade de New Castle e Dublin. Mesmo assim, é a segunda maior cidade do Brasil e é classificada como metrópole global.


Das 16 cidades brasileiras que mais crescem, 10 cidades serão sedes da Copa do Mundo, ou seja, essas cidades vão crescer mesmo, por livre espontânea pressão do evento mundial.

Só Cuiabá e Natal, que serão sedes da Copa, não estão no ranking do city mayor, o que me permite afirmar que Manaus é muito mais importante que Natal meu querido amigo Marcelo! Esse meu amigo ama Natal e eu amo Manaus e sempre discutimos qual cidade é melhor, obviamente Manaus é muito melhor! Mas em janeiro vou conhecer Natal e já fazer minhas análises das sedes da copa e postar minhas impressões no blog...hehe

Para terminar eu não poderia deixar de falar da quinta maior cidade do mundo, da terceira maior cidade da América, da maior cidade da América do Sul e a principal cidade e locomotiva do Brasil...a cidade de São Paulo! hehehe

Não são todas as metrópoles globais que podem se dar a esse privilégio de ainda crescer, a figura mostra a expansão da mancha urbana da cidade, isso porque eu não coloquei a região metropolitana que são as cidades vizinhas a São Paulo. Mas já dá pra ter uma idéia do crescimento de São Paulo.

Essa cidade também é uma das que eu posso dizer que acompanhei de perto o crescimento apesar de morar na primeira área da mancha urbana da cidade. Quando vou para os extremos de São Paulo é assustador ver como a cidade continua crescendo, os empreendimentos não param de surgir, parece que não tem fim!

Enfim, espero que tenham gostado dessa análise de crescimento urbano!

Nenhum comentário:

Postar um comentário